ESTADO
Primeira-dama do Estado visita loja do artesanato paraibano no Manaíra Shopping e destaca pioneirismo da iniciativa
A primeira-dama do Estado e presidente de Honra do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), Ana Maria Lins, visitou, no fim da manhã desta quinta-feira (17), a loja do Museu do Artesanato Paraibano Janete Costa, no Manaíra Shopping, em João Pessoa. A instalação de uma loja do artesanato paraibano em um shopping center é inédita na Paraíba, resultado de uma parceria entre o Governo do Estado e o empreendimento.
A loja do Museu do Artesanato Paraibano fica localizada no segundo piso do Manaíra Shopping, ao lado do espaço gourmet. O funcionamento segue o do shopping: de segunda a sábado, das 10h às 22h; e, aos domingos, das 12h às 22h, pelo menos até o dia 3 de abril.
Durante a visita, Ana Maria Lins destacou a importância da iniciativa para fortalecer ainda mais o artesanato paraibano. “O artesanato paraibano agora tem uma loja exclusiva no maior shopping center do Estado, algo inédito por aqui. É um sonho realizado observar que as ações do Governo do Estado estejam levando o artesanato tão longe”, afirmou, agradecendo ao empresário Roberto Santiago por ter abraçado a ideia.
“Tudo começou lá em 2019. Em visita a Salvador, vi algo parecido e pensei: por que não levar e desenvolver essa ideia na Paraíba? Graças a Deus e a sensibilidade de parceiros como Roberto Santiago, estamos aqui”, comentou Ana Maria Lins.
A gestora do PAP, vinculado à Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), Marielza Rodriguez, também comemorou mais esta conquista do segmento. “Nunca houve uma loja do artesanato paraibano dentro de um shopping, em um local privilegiado como esse. Isso mostra o quanto é forte a corrente do bem do artesanato. Roberto Santiago, assim como nós, acredita que o artesanato deve ser divulgado, prestigiado, o que vem ao encontro das ações adotadas pelo Governo do Estado em prol deste segmento tão importante cultural e economicamente, como gosta de ressaltar o governador João Azevêdo”, disse.
A gerente de marketing do Manaíra Shopping, Roberta Barros, destacou a satisfação pela parceria. “É com muita emoção e determinação que temos apoiado esse projeto. Os artesãos daqui fazem um trabalho maravilhoso, e precisamos mostrar esse trabalho e incentivá-lo. Expor esses produtos aqui no Manaíra é uma forma de as pessoas conhecerem cada peça, cada artesão”, ressaltou.
Além da beleza das peças, outro grande atrativo é as pessoas verem como tudo é produzido. Nesta primeira semana, quem visitar a loja vai ter a oportunidade de apreciar a habilidade das rendeiras da renda renascença, uma tipologia símbolo do artesanato paraibano.
Iniciativa inédita – Ganhar um espaço dentro de um empreendimento comercial como o Manaíra Shopping, um dos dez maiores do País, parecia até há bem pouco tempo um sonho distante.
É o que relata com muita emoção a artesã de Monteiro, Marlene Leopoldino, na arte da renda renascença há mais de 40 anos. “É um sonho que se torna realidade para todas nós. É uma experiência totalmente nova, e vemos que as pessoas admiram o nosso trabalho, o que incentiva a gente a prosseguir ainda mais”, comentou.
A artesã Regina Gomes, de São Sebastião de Umbuzeiro, assim como Monteiro, município do Cariri paraibano que é berço da renda renascença, fala com orgulho da valorização que a tipologia tem ganhado nos últimos anos. “Nesses primeiros dias, percebemos o quanto as pessoas apreciam a renda renascença. Foi muito importante a parceria do Governo do Estado com esse shopping, porque mostrou que a renda renascença pode ir muito além do que a gente imaginava. Foram muitas consultorias para a gente evoluir, enfim, só temos a agradecer”, disse.
O diretor do Museu do Artesanato Paraibano Janete Costa, Fábio Morais, explicou que a decoração da loja foi feita de modo a sintetizar toda a riqueza do artesanato da Paraíba. “Estar no Manaíra Shopping é uma grande vitrine de divulgação para o artesanato paraibano, assim como uma grande oportunidade de mostrar a quem ainda não conhece a riqueza do acervo do Museu do Artesanato Paraibano Janete Costa, que fica na Praça da Independência, aqui na Capital. É o artesanato visto como conceito, algo de valor indiscutível”, acrescentou.
A parceria entre o Programa do Artesanato Paraibano e o Manaíra Shopping segue, pelo menos, até o dia 3 de abril.
Neste intervalo de tempo, é possível apreciar toda a riqueza cultural do artesanato paraibano em suas mais diversas tipologias: crochê, macramê, renda renascença, madeira, metal, entre outros.