AGRICULTURA & PECUÁRIA
Pesquisadores realizam experimento para melhorias no plantio de palma forrageira
O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) participou de um experimento que utiliza a palma forrageira e tem se mostrado uma esperança para produtores rurais que vivem no semiárido, já que a planta é uma opção de suporte nutricional do rebanho em tempos de longa estiagem.
O estudo visa fortalecer a produção da palma forrageiro, que tem se tornado uma opção de alimentos para bovinos, ovinos e caprinos. Tovar ressalta que apesar de estar na fase embrionária, o projeto poderá ser um grande aliado dos produtores, que terão uma garantia de manutenção dos rebanhos nos períodos de seca.
“Essa é uma iniciativa que irá garantir a modernização do meio rural que tem a palma forrageira como aliada na nutrição dos rebanhos durante as secas, que castigam tantos municípios paraibanos. Sou um entusiasta desse projeto e tenho feito o que está ao meu alcance para que ele avance”, pontuou o parlamentar.
Tovar tem estimulado o andamento de pesquisas com a palma forrageira e recentemente esteve na Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) tratando do tema. Ele conseguiu, juntamente com o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), que o órgão destinasse recursos para o melhoramento genético do volumoso.
O ensaio ocorreu na Fazenda Carnaúba e contou com apoio do Engenho Miriri, que cedeu uma máquina de R$ 2 milhões para a realização dos testes, do Insa Instituto Nacional do Semiárido(INSA), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e do Laboremos – empresa responsável por desenvolver sistemas de mecanização agrícola.