ENTRETENIMENTO
O dia em que Nossa Senhora alertou sobre os horrores do século XX
Conheça a inspiradora história de Nossa Senhora do Bom Sucesso
Nossa Senhora do Bom Sucesso é um título mariano venerado há quase cinco séculos e muito amada na Espanha, Filipinas e Equador, onde a Virgem apareceu.
Espanha
O culto de Nossa Senhora do Bom Sucesso nasceu na Espanha graças a dois religiosos a quem a Virgem apareceu: Gabriel de Fontanet e seu irmão Guillermo de Rigosa. Eles se perderam no caminho a Roma e, milagrosamente, o encontraram novamente depois de que se depararam com uma estátua da Virgem Maria sorrindo e segurando o Menino Jesus.
Os religiosos contaram o que aconteceu ao Papa Borghese, que chamou a imagem de Nossa Senhora do Bom Sucesso por causa do final feliz da viagem.
Gabriel de Fontanet levou a estátua primeiro para Valência e depois para Madri, onde atualmente está na igreja do Hospital Militar.
Irmandade Nossa Senhora do Bom Sucesso Sagunto
Filipinas
Na Catedral de San Andrés, localizada na cidade de Parañaque, nas Filipinas, há uma imagem de Nossa Senhora do Bom Sucesso que os agostinianos trouxeram da Espanha em 1625.
Esta imagem foi coroada em 2000 como padroeira da cidade, juntamente com Santo André Apóstolo.
Equador
A devoção a Nossa Senhora do Bom Sucesso em Quito tornou-se muito popular com as aparições à Madre Mariana Francisca de Jesús Torres. As visões aconteceram entre os anos de 1582 e 1634.
Os testemunhos das visões foram recolhidos por Dom Luis E. Cadena y Almeida, postulador da causa de beatificação da freira.
Mariana Francisca de Jesús Torres nasceu em Biscaia (Espanha), e depois de fazer a Primeira Comunhão, com apenas 9 anos, teve sua primeira visão. A Bem-Aventurada Virgem Maria ordenou-lhe que entrasse na ordem religiosa da Imaculada Conceição.
Em 2 de fevereiro de 1594, enquanto Madre Mariana estava em oração no coro alto do convento, a Virgem lhe apareceu e disse:
“Eu sou Maria do Bom Sucesso, a Rainha do Céu e da Terra… Como sua Mãe, carrego no braço esquerdo o Menino Jesus, para que juntos possamos deter a mão da Justiça Divina tão pronta para punir este mundo infeliz e criminoso. Na minha mão direita, carrego a cruz que você vê, pois desejo governar este convento como Abadessa e Mãe… Satanás vai começar a tentar destruir esta obra de Deus… mas ele não terá sucesso porque eu sou a Rainha das Vitórias e a Mãe do Bom Sucesso – e é sob esta invocação que desejo ser conhecida através do tempo…”
A Santa Virgem Maria colocou o Menino Jesus nos braços de Madre Mariana.
O alerta sobre o século XX
A partir daquele momento, Nossa Senhora do Bom Sucesso apareceu várias vezes a Madre Mariana. Pediu-lhe para mandar fazer uma estátua em sua homenagem e alertou sobre acontecimentos no século 20 (pragas, fomes, heresias, blasfêmias, grandes guerras)…
As previsões feitas por Nossa Senhora à Irmã Mariana foram terríveis:
“Haverá uma guerra assustadora, em que correrá o sangue de moradores e outros, de sacerdotes seculares e regulares e também de religiosos”.
Mas, diante de tanto terror, Nossa Senhora fez um anúncio de esperança:
“…então minha hora chega, em que eu, de maneira surpreendente, destronarei o orgulhoso Satanás, colocando-o sob meus pés e acorrentando-o no abismo infernal; finalmente deixando a Igreja e a Pátria livres de sua cruel tirania”.
Em 8 de dezembro de 1634, Madre Mariana relata uma nova aparição da Virgem com o Menino juntamente com os três arcanjos, que anunciam o fim de sua vida mortal.
Em 8 de agosto de 1986 foi aberta a causa de beatificação de Madre Mariana.