CIÊNCIA & TECNOLOGIA
Como usar o Facebook para empresas: 30 dicas e truques
Nos últimos anos, algumas redes sociais despontaram no mercado e começaram a fazer muito sucesso entre pessoas de qualquer faixa etária, como o Instagram e o TikTok. Mas, embora alguns deixem um pouco o Facebook de lado, essa rede social ainda é a mais popular do mundo.[Baixe agora] Aprenda a criar uma estratégia de Marketing Digital para o Facebook
Mas como usar o Facebook de um jeito estratégico? Sabemos que aprender todas as nuances das diversas redes sociais pode ser complicado e demorado, especialmente considerando a frequência com que eles adicionam, removem e modificam recursos.
Só que a gente ajuda você a permanecer por dentro das atualizações. Reunimos uma lista de dicas úteis que os empresários e os profissionais de marketing podem usar pra aproveitar ao máximo o potencial dessa rede social. Vamos começar?
Como usar o Facebook?
- Crie uma página comercial, não um perfil pessoal
- Reivindique a URL encurtada da sua página
- Adicione uma ótima foto de capa
- Adicione uma foto de perfil reconhecível
- Otimize a sua seção “Sobre”, especialmente quanto à sua visualização
- Conquiste o selo “Responde rapidamente às mensagens”
- Adicione marcos
- Escolha um botão de call to action
- Crie abas de página personalizadas
- Priorize qualidade em vez de quantidade
- Poste nos melhores horários para o seu público
- Poste conteúdos relevantes no seu blog
- Verifique se as meta descriptions dos posts do seu blog estão completas
- Remova links do texto do seu post
- Poste um conteúdo visual mais interessante
- Verifique se as suas imagens estão formatadas corretamente
- Poste vídeos, especialmente aqueles ao vivo
- Use o Facebook Insights
- Agende posts com antecedência
- Adicione botões de mídias sociais do Facebook ao seu blog e site
- Faça a inscrição no blog oficial do Facebook para receber os comunicados futuros
- Escolha a ferramenta de publicidade certa
- Use o Audience Insights para conhecer o seu público
- Teste várias versões de um único anúncio
- Use o marketplace do Facebook
- Faça ofertas
- Crie uma audiência personalizada a partir da sua lista de e-mails
- Crie um grupo de discussão
- Use GIFs e emojis nas interações com o público
- Marque outras páginas e pessoas
1. Crie uma página comercial, não um perfil pessoal
Pra saber como usar o Facebook, devemos começar pelo início: você precisa criar uma página comercial, e não um perfil pessoal pra representar a sua marca.
As páginas parecem perfis pessoais, mas incluem ferramentas exclusivas pra empresas, marcas e organizações. Além disso, os fãs podem curtir a página pra ver as atualizações nos feeds de notícias, o que não é possível em um perfil pessoal.
Isso maximizará o potencial comercial dessa rede social pra você e, na verdade, respeita os Termos de Serviço do Facebook, que impedem o uso de uma conta pessoal pra representar outra coisa além de uma pessoa, como uma empresa.
Se você já criou um perfil para o seu negócio, converta-o pra uma página comercial. Mas, se não sabe como realizar esse processo, pode aprender facilmente aqui. Depois que criar a página da sua empresa, é só configurá-la corretamente. E esse processo também é muito simples, basta acessar este link e seguir todas as instruções.
2. Reivindique a URL encurtada da sua página
Assim que você tiver criado a sua página comercial, receberá aleatoriamente um número e uma URL, do tipo: facebook.com/pages/yourbusiness/123456789. Porém, pra que a sua página seja mais compartilhável e fácil de ser encontrada pelos usuários, vale criar uma URL encurtada e reconhecível, como http://www.facebook.com/HubspotBR.
Pra isso, você só precisa fazer login no Facebook, acessar este link e seguir todas as instruções fornecidas.
3. Adicione uma ótima foto de capa
O design do Facebook permite incluir uma foto de capa de 851 x 315 pixels no alto da sua página comercial. Mas, pra atrair a atenção de novos visitantes, é importante otimizar essa imagem, combinado?
Dessa forma, você consegue incentivar os usuários a explorar a sua página e conhecer melhor a sua marca. Além disso, não se esqueça de otimizá-la pra garantir uma boa experiência em dispositivos móveis. Isso tudo levando em consideração as Diretrizes de página do Facebook, ok?
Algumas práticas recomendadas pra boas fotos de capa do Facebook são:
- combinar a foto do perfil com a da capa;
- alinhar os elementos à direita;
- chamar atenção para os botões à direita;
- verificar se o tamanho está correto.
4. Adicione uma foto de perfil reconhecível
Não tem como falar sobre como usar o Facebook sem destacar a importância da escolha de uma foto de perfil que seja facilmente reconhecida pelos visitantes. Uma dica interessante é utilizar o logotipo da sua empresa ou uma foto sua, se você for o único empresário responsável pelo negócio.
Ser reconhecível é importante pra que a sua empresa seja encontrada e curtida, especialmente na pesquisa do Facebook. Afinal, a sua foto de perfil fica no alto da sua página, além de ser a imagem em miniatura exibida ao lado de todas as suas atualizações. Portanto, escolha com cuidado, certo?
Ao escolher uma foto, é importante saber que o Facebook exige que as dimensões da imagem sejam de 180 pixels por 180 pixels, embora a imagem seja exibida em 160 pixels por 160 pixels em computadores de área de trabalho.
5. Otimize sua seção “Sobre”, especialmente quanto à sua visualização
A seção “Sobre” é um dos primeiros lugares que as pessoas procuram quando chegarem a uma página. Ela fica localizada no lado esquerdo, abaixo da imagem de perfil. Os visitantes também podem acessá-la clicando na aba “Sobre” no alto da página.
Como ela é muito importante pra chamar a atenção dos usuários, você deve otimizá-la com um texto descritivo resumido. Dessa forma, é possível dar aos visitantes uma noção de como é sua página e sua empresa antes de decidirem curtir ou não.
Fonte: hubspot