CIÊNCIA & TECNOLOGIA
Google Trends: o que é e como utilizar nas estratégias de marketing
O que você faz pra encontrar os termos e assuntos mais relevantes para os conteúdos que produz e para as suas campanhas de mídia paga na web? É bem provável que utilize ou já tenha utilizado o Google Trends em algum momento, certo?
Esse recurso do Google é um dos mais importantes e interessantes pra profissionais de marketing que desejam identificar oportunidades certas para as suas estratégias no meio digital.
Mas saiba que dá para extrair muito mais dessa ferramenta! Por isso, vamos explicar melhor sobre o funcionamento do Google Trends e de que maneira ele pode ajudar você a ter os melhores resultados com as suas ações de marketing digital. Confira!
O que é o Google Trends?
O Google Trends é uma ferramenta criada pelo Google em 2006 que permite ao usuário conhecer quais são as palavras-chave e os assuntos mais pesquisados pelas pessoas. A ideia é que, ao utilizá-lo, você possa ver o volume dos termos procurados ao longo do tempo.
A pesquisa pode ser refinada conforme alguns critérios, entre os quais estão a categoria (do entretenimento à política, por exemplo) e o tipo de busca, incluindo formatos variados, como imagens, notícias, vídeos e outros.
Tudo o que foi pesquisado de 2004 em diante está incluso na ferramenta, exceto termos com poucas buscas ou que tenham caracteres especiais.
De maneira geral, o Google Trends é uma ótima ferramenta de insights, sendo muito útil, por exemplo, para as estratégias de marketing digital, pois é possível direcionar melhor as ações de campanhas a fim de que elas correspondam às palavras-chave mais buscadas.
Está em dúvida se em determinada região do Brasil as pessoas usam mais ferramentas de marketing digital ou software de marketing digital? O Google Trends pode ajudar com essa resposta, por exemplo. Gostaria de saber se um influenciador é mais pesquisado do que outro para uma parceria? O Trends também pode ajudar nessa pesquisa.
Por que usar o Google Trends?
Essa ferramenta é muito útil para diversos profissionais, principalmente para aqueles que trabalham na área de marketing digital e por quem está em busca de novas extensões do Chrome para facilitar a sua rotina.
Isso porque ela ajuda na elaboração da estratégia mais adequada para a sua audiência. A seguir, apresentamos alguns motivos pra você utilizar o Google Trends. Acompanhe!
Ajuda a obter insights
Ao utilizar a ferramenta, você consegue saber quais são os assuntos mais pesquisados do momento, por exemplo. Com isso, pode produzir um conteúdo — tanto para blogs, YouTube ou outras redes sociais — mais alinhado aos interesses e realidade da sua persona.
Além disso, ao produzir um conteúdo relevante, aumentam as chances de a sua página ter um posicionamento melhor no Google, o que pode gerar maior visibilidade ao seu negócio.
Contribui para encontrar tendências
Em geral, as empresas que têm maior destaque no mercado são aquelas que investem em inovações tecnológicas e que acompanham as principais tendências da sua área de atuação.
Por isso, é muito importante que você esteja por dentro dos principais assuntos para não perder participação no mercado. Ao saber como usar o Google Trends, você pode acompanhar essas tendências e manter o seu negócio sempre atualizado.
Permite o comparativo dos termos de busca
Outro motivo para você utilizar essa ferramenta é a possibilidade de fazer o comparativo das palavras-chave. Você já ficou em dúvida se deveria utilizar um termo ou outro na sua estratégia de conteúdo?
Com o uso do Google Trends você não terá mais esse problema, pois ele oferece informações pra que você avalie qual é o termo mais popular entre os seus usuários e que faz mais sentido para o seu negócio.
Ajuda a aumentar vendas
Ao acompanhar as principais tendências de pesquisa no Google Trends, você consegue preparar o seu estoque pra não perder vendas e ainda aumentar a visibilidade da sua marca.
Imagine que você tenha uma loja de sapatos e que um dos produtos mais buscados do momento é bota de cano alto. Se você já tem esse item na sua loja, é possível adotar estratégias de SEO, por exemplo, para que a sua empresa apareça nos resultados de pesquisa dos usuários.
É uma ferramenta gratuita
Diferentemente de várias ferramentas disponíveis no mercado, o Google Trends é gratuito e não oferece custo algum aos usuários. Só esse já é um bom motivo de utilizar essa solução, concorda? Afinal, ela oferece diversas funcionalidades muito úteis para marcas e empresas.
Identifica sazonalidade
Ao analisar as informações disponibilizadas pelo Google Trends, você consegue identificar facilmente quais são os períodos sazonais. Com isso, é possível definir o orçamento necessário para as campanhas pagas, como as que você realiza no Google Adwords, bem como estabelecer a rotina de produção mais adequada.
Fornece inputs para a projeção de cenários
A análise de dados tem apresentado uma relevância cada vez maior em empresas de qualquer tamanho ou área de atuação. Aquelas que conseguem utilizar as informações disponíveis pra traçar diferentes cenários e tomar decisões estratégicas conseguem se destacar no mercado e alcançar melhores resultados.
Dessa forma, as informações fornecidas pelo Google Trends podem ser utilizadas como insumos de modelos matemáticos e estatísticos que apoiam a tomada de decisão nos negócios. Por isso, esse é mais um motivo de utilizar essa ferramenta na sua empresa.
Como o Google Trends funciona?
A lógica é bem simples, o Google faz o armazenamento de todos os dados e organiza as pesquisas feitas no buscador e em outras plataformas comandadas por ele, como o YouTube.
Durante esse processo, informações pessoais, buscas que pouquíssimas vezes são feitas pelos usuários e aquelas pesquisas realizadas pela mesma pessoa em um curto espaço de tempo são excluídas, tendo por objetivo oferecer uma visualização mais clara.
Portanto, quando você acessa a ferramenta e faz a sua busca por um determinado termo, um gráfico é criado com a variação do número de pesquisas feitas sobre o assunto ao longo do tempo, indicando qual é o interesse do público.
O eixo vertical indica o volume de busca; já o horizontal, o tempo nesse gráfico. Por isso, ao observar os altos e baixos da linha azul, você consegue entender como o interesse do público aumentou ou diminuiu em um certo período. Inclusive, com o recurso, é possível identificar se há um “boom” em determinadas buscas e quando isso acontece.
Como usar o Google Trends?
Você pode utilizar a ferramenta de três maneiras distintas. Acompanhe!
Pesquisas por termo
Se você quer saber o volume de busca de determinado termo, basta digitá-lo na barra de pesquisa do Google Trends, que o resultado referente aos últimos 12 meses será exibido na sua tela.
Para uma pesquisa mais refinada, você pode delimitar o país, a categoria, o período e a modalidade de busca na web, como YouTube, imagem, notícia etc.
Pesquisas do momento
Agora, se você quer saber quais são as pesquisas mais quentes do momento, a ferramenta também tem um recurso pra isso. Basta abrir o menu do Google Trends e selecionar a opção “Principais pesquisas”.
Você também pode visualizar os resultados de acordo com categorias específicas como esportes, tecnologia, ciência, entre outras.
Pesquisas do ano
A ferramenta também oferece um recurso muito interessante que é a exibição das principais pesquisas realizadas no ano. Para ver esse resultado, basta ir até o menu e selecionar a opção “Pesquisas do ano”.
Esses resultados também podem ser exibidos de acordo com diversas categorias como filmes, campeonatos, games, entre outras.
Quais são as principais funcionalidades do Google Trends e como usar?
O buscador oferece uma série de informações organizadas sobre assuntos diversos, principalmente sobre o comportamento dos usuários dentro dele. Confira, a seguir, algumas das funcionalidades e o que elas têm de mais interessante!
Identifica tendências
A ferramenta é um excelente recurso para identificar as principais tendências e a sazonalidade de cada uma. Por exemplo, se você buscar a palavra-chave “black friday”, há um aumento na procura em outubro e um pico em novembro, sendo este o mês que acontece o evento. Ou seja, é uma busca sazonal.
Faz a comparação de palavras
O comparativo de palavras é outra funcionalidade interessante pra quem deseja usar melhor a ferramenta do Google. Ele permite analisar como duas palavras sinônimas se comportam. Para quem faz anúncios, isso é superútil: você pode inserir aquela que melhor se encaixa nas buscas do seu público e impactá-lo de maneira mais direta.
Mostra a palavra certa
Pegando um gancho no tópico anterior, o Google Trends é ideal para os estrategistas que querem usar a palavra certa em suas ações. Você tem a chance de conferir os locais nos quais o termo em específico é usado, entender como as pessoas buscam o termo, ou seja, se elas procuram em conjunto com outras palavras, e assim por diante.
Permite o download das informações
Além de analisar todos os dados por meio da própria ferramenta, você também pode fazer o download pra acessá-los sempre que for necessário. Para isso, basta selecionar as opções definidas pra essa finalidade que as informações são baixadas automaticamente no seu dispositivo.
Fornece os resultados por tipo ou formato
Você conhece o Google imagens e outras categorias do buscador? Os resultados do Google Trends podem ser exibidos exatamente da mesma forma. Isso porque ele permite que você refine as suas pesquisas de acordo com a categoria desejada como imagens, vídeos, notícias etc.
Como os insights podem impactar sua estratégia de marketing?
Uma estratégia de marketing feita tanto nos meios offline quanto online precisa ser planejada pra poder gerar o impacto desejado, certo? Quando falamos do Google Trends, especificamente, é possível usar a ferramenta em diversas frentes do marketing digital. Vamos conhecer melhor algumas delas!
Produção de conteúdo
Segundo a pesquisa Content Trends, as empresas que adotam o marketing de conteúdo como estratégia conseguem ter em média 1,3 vezes mais visitas em seus sites, além de gerar cerca de 1,4 vezes mais leads. Mas, para obter esses resultados, não basta fazer um material de qualidade, é preciso muito mais.
É justamente aí que entram os insights obtidos a partir da ferramenta do Google. Quando você sabe aplicar as palavras-chave certas de acordo com o Google Trends, a efetividade do conteúdo se torna maior, como aparecer no topo das buscas — o que é essencial pra gerar interesse do público.
Ações em diversas frentes do meio digital
Saber como usar o Google Trends é bastante útil para diversos times do marketing, desde produtores de conteúdo até estrategistas, especialistas de SEO, growth e outros. A abrangência da ferramenta é grande, ajudando, inclusive, com a indicação de influenciadores ou pessoas pra possíveis parcerias.
Dessa forma, ela gera insights poderosos para as diversas frentes do negócio, sendo essencial às marcas que desejam uma estratégia robusta nos canais digitais, do conteúdo visual a uma publicidade paga para divulgação de um produto. Depois, você ainda pode conferir os resultados no Google Analytics, que faz a interpretação de dados e monitora o tráfego do seu site.
Atuação no momento certo
Outra vantagem do Google Trends é a possibilidade de analisar os picos de interesse do público sobre determinado assunto. Lembra quando falamos sobre a “black friday”? Isso permite antecipar e planejar campanhas, colocando no momento certo a sua estratégia em ação, e fazer o seu calendário editorial de maneira antecipada, evitando desperdícios de recursos e tempo.
Como analisar os resultados do Google Trends?
Não adianta nada ter o Google Trends se você não sabe como analisar as informações fornecidas, certo? Porém, para analisar os resultados da ferramenta, você não precisa ser nenhum especialista em matemática ou estatística. E nem precisa conhecer modelos numéricos muito sofisticados. Isso porque os valores exibidos podem ser interpretados facilmente.
Ao fazer uma pesquisa, é exibido um gráfico com uma pontuação de 0 a 100, que é uma referência para a popularidade da palavra-chave. Veja o que cada valor representa:
- 0 — significa que não existiam dados suficientes pra mensurar a popularidade do termo;
- 50 — representa que a palavra-chave tem metade da popularidade;
- 100 — corresponde ao valor máximo de popularidade do termo pesquisado.
Por meio da análise dos gráficos, você também consegue identificar termos que tiveram um aumento repentino nas buscas e outros que têm buscas mais recorrentes. A partir dessas informações, é possível identificar quais são as estratégias que devem ser utilizadas no seu negócio.
Como você pode perceber, ter ferramentas de marketing digital é o primeiro passo pra garantir uma estratégia eficaz e precisa. Além disso, conhecer o Google Trends e como usar essa ferramenta na sua estratégia faz toda a diferença. Afinal, existem diversos recursos a serem explorados e que são interessantes pra diferentes ações, do conteúdo às campanhas de mídia paga. Inclusive, essa é uma opção interessante para as mídias digitais.
Fonte: hubspot