CIÊNCIA & TECNOLOGIA
Revolução dos bichos? Cientistas querem criar app para fazer porcos “falarem”
Pesquisadores da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, desenvolveram um algoritmo capaz de interpretar o grunhido de porcos. O sistema consegue “traduzir” o estado emocional dos animais, analisando os diferentes sons emitidos por eles desde o nascimento até a morte.
Segundo os cientistas, a expressão vocal de diversos tipos de emoções pode fornecer um meio não invasivo e confiável para avaliar os sentimentos dos bichos, ajudando a melhorar o bem-estar deles enquanto estão confinados e fornecendo aos criadores uma forma de aprimorar os cuidados com o rebanho.
“Com este estudo, demonstramos que os sons dos animais proporcionam uma grande visão de suas emoções. Também provamos que um algoritmo pode ser usado para decodificar e entender os sentimentos dos porcos, o que é um passo importante para melhorar sua qualidade de vida”, explica a professora de biologia Elodie Briefer, autora principal do estudo.
Alegria e tristeza
Para elaborar algo equivalente a um dicionário de emoções e grunhidos, os pesquisadores gravaram 7.414 sons emitidos por 411 porcos. Esse sistema decodifica, por exemplo, se um animal está experimentando uma sensação positiva ou negativa, analisando também suas atitudes e linguagem corporal.
Longe de ser A Revolução dos Bichos, como escreveu George Orwell em 1945 — com porcos insatisfeitos com a dominação, liderando um levante contra o dono da fazenda — o algoritmo criado pela equipe da professora Elodie mapeia e interpreta reações emocionais com base no tipo de som vocalizado pelos animais.
“Ao analisar os grunhidos, percebemos que os animais tiveram emoções positivas ao amamentar, reunir-se com a família, interagir com companheiros de ninhada ou correr livremente. Já as emoções negativas vieram de situações envolvendo isolamento social, brigas, castração e espera pelo abate”, acrescenta Briefer.
Tradutor de grunhidos
Durante o experimento, os pesquisadores coletaram sons de alta frequência, como gritos e guinchos, em situações consideradas negativas e desconfortáveis para os animais. Ao mesmo tempo, vocalizações de baixa frequência, como os grunhidos, foram observadas enquanto os porcos vivenciavam emoções tanto positivas quanto negativas.
Com uma análise ainda mais completa dos arquivos de som, os cientistas encontraram um novo padrão vocal, revelando o que os porcos experimentaram em determinadas situações com mais detalhes. Em um contexto positivo, por exemplo, os grunhidos são muito mais curtos, com pequenas variações de amplitude. Ao treinar o algoritmo para reconhecer essas nuances entre os sons, os pesquisadores conseguiram classificar as emoções com 92% de acerto.
“Treinamos o algoritmo para decodificar os grunhidos dos porcos. Agora, precisamos de alguém que queira desenvolver um aplicativo para que os agricultores possam usar esse sistema para entender melhor o que acontece com seu rebanho, minimizando o estresse e incentivando emoções positivas”, prevê a professora Elodie Briefer.
Fonte: University of Copenhagen