CIÊNCIA & TECNOLOGIA
Spam por SMS: saiba como bloquear propagandas e identificar golpes
O spam é aquela mensagem enviada sem o consentimento do destinatário
Se você tem um celular, provavelmente já recebeu pelo menos um spam via SMS. O spam é aquela mensagem enviada sem o consentimento do destinatário. Na maioria das vezes, trata-se de propaganda de produtos ou serviços, mas também pode ser usado para aplicar golpes, os chamados “smishing”.
O termo é usado para caracterizar o “phishing” por SMS, que é quando criminosos enviam mensagens fraudulentas buscando induzir o dono do celular a clicar em um link malicioso.
Para especialistas da área, dois tipos de golpe têm se tornado comuns no Brasil: as mensagens que chegam ao destinatário como sendo de seu banco alertando que algo de errado foi detectado, como o bloqueio de um cartão ou um problema em sua conta, e as que trazem uma oferta de emprego com salários altos. Em ambos os casos, a pessoa é induzida a clicar em um link ou até entrar em contato com os criminosos.
Casos desse tipo de golpe vêm aumentando nos últimos anos. Segundo Luis Corrons, pesquisador adjunto sênior da Avast, uma comparação entre os dados obtidos na Pesquisa de Phishing feita pela empresa com seus usuários no Brasil em 2020 e 2021 provam esse aumento.
“A pesquisa revelou que 69% dos brasileiros relataram ter encontrado um ataque de smishing em 2021, um aumento em comparação com os 56% que relataram o mesmo em 2020”, diz Corrons.
Além disso, ele aponta que a pesquisa também mostrou que 57% dos entrevistados responderam que foram vítimas de um ataque de phishing por SMS em 2021. Já em 2020, 39% tinham sofrido esse tipo de golpe.
Com esse aumento, os especialistas alertam sobre como evitar cair nessa armadilha.
“Esses golpes são bastante sofisticados, mas precisam da autorização da vítima, o que acontece apenas quando ela clica no link. Então a recomendação é que o consumidor nunca clique no link. Se a mensagem for do seu banco, por exemplo, entre em contato, vá até o site oficial, ao aplicativo e verifique se a mensagem é verdadeira. Mas também é bom alertar que não se deve ligar no número indicado na mensagem porque ele pode levar a uma central falsa”, afirma Marco Antônio Araújo Junior, advogado e professor de direito do consumidor na era digital.
O cruzamento de informações também é aconselhado por Guilherme Klafke, pesquisador do Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação da FGV Direito SP.
“As pessoas devem pensar que a regra é sempre duvidar. A confiança é que deve ser a exceção. Se a mensagem traz um link de uma promoção incrível, um cupom que dá direito a um desconto muito grande, você deve procurar se aquilo está de fato acontecendo, se a loja está mesmo fazendo aquela promoção. É fácil de verificar”, diz Klafke.
Aos consumidores que já caíram no golpe, a recomendação é realizar imediatamente um boletim de ocorrência.
“Hoje em dia, a maior parte dos estados do país tem delegacias específicas para crimes praticados no ambiente digital. Então, é importante o registro de uma ocorrência policial para salvaguardar os seus direitos porque, caso aconteça alguma coisa com seus dados, você terá o registro de uma ocorrência provando que você caiu em um golpe. E também para que a polícia possa investigar e chegar até os criminosos”, pontua Araújo.
Propagandas por SMS
Para quem está cansado de receber spams por SMS com propagandas e ofertas de serviços das mais variadas empresas, saiba que é possível bloquear o recebimento desse tipo de mensagem.
Segundo uma resolução da Anatel, “o consumidor tem direito ao não recebimento de mensagens de cunho publicitário em sua estação móvel, salvo consentimento prévio, livre e expresso”. Assim, existem algumas formas de acabar com esse incômodo.