Segurança Pública
Ministério Público realiza inspeção na Penitenciária Feminina Júlia Maranhão
O Ministério Público da Paraíba realizou, na última segunda-feira (14/03), uma inspeção geral nas instalações da Penitenciária de Reeducação Feminina Maria Júlia Maranhão, situada no Bairro de Mangabeira, em João Pessoa.
A vistoria foi conduzida pelo 17º promotor de Justiça de João Pessoa, Ricardo Medeiros, que atua na tutela coletiva do sistema prisional e direitos humanos. Ele inspecionou todas as áreas da unidade prisional, como o berçário, as cozinhas, o parlatório, as áreas destinadas ao atendimento social e médico, e ainda o ateliê onde funciona o Projeto “Castelo de Bonecas”, no qual as reeducandas confeccionam bonecas artesanais para venda.
O promotor Ricardo Medeiros informou que as condições gerais da unidade prisional se revelaram satisfatórias, especialmente considerando que a unidade é referência na questão da ressocialização das custodiadas pelo Projeto Castelo de Bonecas.
A inspeção se destinará à instrução de dois procedimentos administrativos, um deles alusivo ao acompanhamento de instituições prisionais em todo o estado (002.2020.000455), e o outro específico das necessidades de estabelecimento prisional feminino (001.2020.011454).