CIÊNCIA & TECNOLOGIA
SEO off page: o que é e como fazer
Pensando em como seria bom ver seu site nas primeiras posições do Google sem ter que investir em anúncios? Saiba que o SEO off page pode encurtar o caminho rumo ao topo, mesmo em uma disputa acirrada.
Confira quais são as ações e as estratégias de link building que ajudam a aumentar sua autoridade e a melhorar sua visibilidade nos mecanismos de busca. Continue a leitura!
O que é SEO?
A prática de SEO (Search Engine Optimization) se caracteriza pelo uso de técnicas e estratégias que deixam os sites mais agradáveis para os usuários e visíveis para os mecanismos de busca do Google.
Portanto, quanto mais o conteúdo reunir elementos identificáveis e que chamem a atenção dos robôs, maiores as chances de você aparecer nas primeiras posições do resultado por meio do tráfego orgânico. Sonho de todo mundo, não é mesmo?
O SEO off page é um conjunto de ações externas — que acontecem fora do seu domínio — e melhoram a autoridade do seu site. Dessa forma, é possível aumentar as chances de ranquear em uma posição mais elevada.
Durante o processo de busca do Google, os robôs consideram a interação do seu site com outros domínios como um sinal de relevância. Ou seja, se a sua página é citada ou recomendada por outros com frequência, via link, há boas chances de ser notada pelo buscador.
Quais são as diferenças entre SEO off page e SEO on page?
As estratégias de SEO podem ser aplicadas dentro e fora do seu domínio, denominadas de SEO On Page e SEO off page. No caso do SEO on page, as ações acontecem no próprio site.
Elas envolvem o uso de palavras-chave, legibilidade, desempenho do site (SEO técnico) e padronização de intertítulos, assim como o SEO title, entre outros fatores que tornam o site mais atrativo para os usuários e visível para o Google. Já o SEO off page envolve o ambiente externo e a relação do seu site com outros domínios.
O SEO off page pode ser afetado por fatores como: número, variedade e qualidade de backlinks, nicho de atuação, autoridade dos domínios e utilização de textos âncora com palavras-chave estratégicas, importantes para o bom ranqueamento.
Quando vários sites com um domínio de autoridade maior que o seu destacam links direcionados para a sua página, os mecanismos de busca entendem que o seu conteúdo tem valor e você também ganha mais autoridade. Contudo, é importante que essas interações proporcionem uma referência positiva, não sendo recomendado se unir a domínios tóxicos que podem prejudicar sua imagem.
Os robôs do Google também veem com bons olhos o uso de um texto-âncora, já que, dessa forma, eles conseguem identificar o assunto tratado na página em que o link está indicado e indexá-la para aquele tema. Junto aos backlinks, essa técnica traz coerência e relevância para o site.
Como fazer o SEO off page na prática?
Agora que você entendeu o conceito, é hora de pensar nas estratégias para colocar tudo em prática. Com o objetivo de ajudar você nessa tarefa, nós relacionamos algumas táticas essenciais para gerar resultados. Confira esses exemplos de SEO off page.
Crie conteúdo compartilhável
Para construir backlinks de valor é preciso ter material relevante, tipo aquele que a gente tem vontade de compartilhar, sabe? Mas não é só isso, ele também precisa estar redondinho em relação às boas práticas do SEO on page, para otimizar o desempenho nos mecanismos de busca e garantir uma boa posição nas páginas de resultados.
O assunto dos links é outro ponto a se observar, pois ele precisa se relacionar com o conteúdo. Criar um texto incrível falando sobre marketing digital e colocar um link para um texto que fale sobre a germinação dos grãos de soja na produção do tofu não é um exemplo de SEO off page. Combinado?
Outra coisa importante é facilitar a vida de quem está disposto a compartilhar a informação. Por isso, sempre deixe disponível e bem visível as formas de o leitor concluir essa ação. Sabe aqueles ícones de aplicativos como LinkedIn, Instagram ou WhatsApp? Funcionam muito bem para aumentar o tráfego.
Faça uso de guest posts
Você pode procurar parcerias com outros sites usando o recurso de guest post. A ideia dessa estratégia é encontrar blogs em que você possa publicar conteúdo próprio no domínio do outro. Com isso, seu site ganha visibilidade e fortalece o link building.
Da mesma forma, você pode convidar alguém para escrever no seu blog , assim, os dois ganham espaço para divulgar os respectivos sites.
Uma ressalva importante: prefira parceiros que são relevantes e têm conexão com o seu nicho. O ideal é usar o recurso de forma moderada, pois essa prática pode ser mal vista pelos mecanismos de busca. Quanto mais natural a conexão parecer, melhor será o resultado.
Aproveite as redes sociais
É quase impossível falar em estratégias de marketing digital e deixar as redes sociais de fora. Além de constituírem um excelente canal para a comunicação com seu público, elas ajudam a divulgar seu site e aumentar o tráfego orgânico.
Um bom exemplo é usar os stories do Instagram para realizar enquetes com assuntos que serão abordados no site, gerando engajamento. Depois, é só aproveitar para deixar o link na bio. Esse recurso também pode ser usado em parceria com outros perfis.
Participe de fóruns com perguntas e respostas
Apesar de os links postados dessa forma não serem considerados pelos robôs de busca, a tática ajuda a dar visibilidade para seu perfil e pode atrair novos visitantes. Ainda mais se for um assunto que interesse o seu público ou tiver relevância com os seus conteúdos.
Para que essa estratégia funcione é importante que sua contribuição seja genuína e agregue valor aos participantes. Afinal, você quer que seu site seja visto como autoridade no assunto, não é mesmo?
O SEO off page não é um milagre, mas um recurso que, se bem trabalhado, trará visibilidade para a sua marca, com bons resultados para o seu negócio. Então, por que não dedicar um tempo a ele?
Que tal começar agora mesmo aumentando seus conhecimentos sobre o assunto? Confira nosso Guia do SEO.
Fonte: Hubspot