Connect with us

Internacional

Análise desmente “cadáveres em movimento” nas ruas de Bucha

Governo russo e perfis pró-Russia em redes sociais afirmam que imagens de corpos espalhados pelas ruas da cidade ucraniana foram encenadas. Checagens da DW e do “NYT” desmentem as alegações

Desde o final de semana, circulam diversas imagens terríveis do que restou em Bucha, nos arredores de Kiev, após a retirada das tropas russas. Uma rua repleta de corpos pelo chão. As vítimas não usam uniformes militares. Algumas estão amarradas. Após a divulgação de vídeos pelas Forças Armadas da Ucrânia nos dias1 de abril e2 de abril, jornalistas de veículos internacionais também estiveram na região e noticiaram sobre os mortos.

Soldados russos são acusados de fuzilarem civis. O presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, falou em “genocídio”; o chanceler federal da Alemanha, Olaf Scholz, condenou “os crimes das forças de segurança da Rússia”, e o secretário-geral da ONU, António Guterres, se disse “profundamente chocado”.

Ao mesmo tempo circula nas redes sociais, impulsionada pela Rússia, uma acusação monstruosa: de que as cenas de Bucha não passam de uma encenação.

O Ministério da Defesa da Rússia escreveu no Telegram que os vídeos são uma “produção encenada e provocação”. A embaixada russa em Berlim seguiu a alegação e disse considerar as imagens de Bucha “mais uma encenação do regime de Kiev para a imprensa ocidental”. A porta-voz do Ministério do Exterior russo, Maria Zakharova, chegou a dizer que sabe que os Estados Unidos e a Otan supostamente encomendaram os vídeos para colocar a culpa em Moscou.

Não há provas de encenação

As instituições russas, no entanto, não fornecem provas para essas alegações. Perfis pró-Rússia propagam a narrativa nas redes sociais de que tudo não passa de uma grande mentira: atores teriam sido posicionados nas ruas para parecerem corpos. A prova estaria num dos vídeos que mostram os mortos numa rua em Bucha.

As alegações: um usuário de uma rede social afirma que um dos corpos do lado direito do vídeo teria movimentado o braço. Outro pergunta sarcástico se um cadáver pode mexer a mão e outro se levantar. “O que está sendo encenado aqui?”, acrescenta.

De acordo com a checagem de fatos da DW, essa alegação é falsa.

No vídeo citado, não dá para ver um corpo levantando o braço ou um dos cadáveres se levantando de repente. A DW verificou as duas alegações e localizou a área onde as imagens foram gravadas: a rua Yablunska, em Bucha. Alguns edifícios aparecem em imagens do Google Street View feitas em 2015, e outros foram construídos aparentemente depois. O comboio que gravou o vídeo ia na direção nordeste.

Screenshot de vídeo que mostraria corpos se mexendo em Bucha

A primeira alegação seria de que um dos corpos à direita do vídeo teria mexido a mão. Realmente parece que há algo que se move à medida que a imagem se aproxima do corpo, porém, não se trata de uma mão. Análises de imagem feitas pela DW mostram que se trata de uma gota de chuva no para-brisa do carro de onde está sendo feita a gravação. Essa gota se move para cima devido ao vento contrário, dando a impressão de um movimento. Uma outra versão do vídeo, filmada em melhor qualidade, mostra claramente que se trata de uma gota de chuva e não de um movimento de mão.

O legista forense digital Dirk Labudde, professor da Faculdade de Mittweida, analisou as imagens para a DW. Após separar os frames do vídeo, o especialista constatou que se trata “de um artefato no para-brisa do veículo de onde está sendo feita a filmagem que aparece em todos os frames” e que “numa análise detalhada não foi identificado movimento de uma pessoa”.

Curvatura do retrovisor sugere movimento

A outra alegação seria de um corpo que se levanta após a passagem do carro de onde está sendo feita a filmagem. O movimento teria aparecido no espelho retrovisor do veículo. Aqui mais uma vez se trata de uma falsa interpretação. A análise feita pela DW mostra que o corpo continua deitado no lugar onde estava.

A combinação do movimento do carro com a mudança de direção da câmera para a frente explica essa falsa interpretação. O espelho retrovisor possui uma curvatura que aumenta o campo de visão. A reprodução do vídeo em velocidade menor mostra que o corpo permanece na mesma posição até mesmo na imagem gravada no retrovisor. Essa também é a conclusão de Labudde.

“Uma alteração na imagem no espelho pode ser percebida devido à mudança de perspectiva da câmera, da curvatura desigual do retrovisor e da distorção do reflexo gerada por isso. Essa alteração dá a impressão de que o corpo que aparece no retrovisor se move. Essa alteração, porém, é coerente com os pontos imóveis ao redor do corpo. Isso indica que não houve nenhum movimento real desse corpo enquanto a câmera estava gravando”, explica o especialista.

Corpos estariam nas ruas desde março

Uma investigação do jornal americano The New York Times, com base em imagens de satélites feitas pela empresa Maxar, revelou ainda que os corpos estão desde 19 de março nas ruas de Bucha, e em alguns dos casos, como na rua Yablunska, eles aparecem nas imagens desde 11 de março.

O antes e depois comparando as imagens de satélite de 19 de março e o vídeo de 2 de abril mostra que os corpos estão na mesma posição. Isso rebate claramente a alegação da Rússia de que os corpos apareceram nas ruas depois da retirada das tropas russas em 30 de março.

Essa não é a primeira vez desde a invasão da Ucrânia que a Rússia nega acusações de supostos crimes de guerra e alega que provas para tais atos seriam falsas.

Moscou também classificou as imagens do ataque a uma maternidade em Mariupol como encenação. O ataque e suas consequências para a população civil foram documentados em detalhes desde então. Já o governo russo não forneceu nenhuma prova para a alegada encenação do ataque.

A destruição nas cidades da Ucrânia

Em meio à rejeição de rendição ucraniana em Mariupol, no sudeste do país, Rússia ataca também a capital Kiev.

Foto: Daniel Ceng Shou-Yi/ZUMA/picture alliance

A imagem mostra um carro e uma série de prédios destruídos em decorrência de ataques russos. O céu azul ao fundo contrasta com as cores acinzentadas dos escombros. À direita, um policial ucraniano, que veste um uniforme preto, passa ao lado do veículo.

Igreja atingida

Objetos religiosos em parte destruídos em um prédio da igreja ortodoxa danificado por bombardeios pesados Tchernihiv, na Ucrânia, em 6 de abril de 2022.Foto: Serhii Nuzhnenko/REUTERS

Igreja ortodoxa destruída em Tchernihiv

Corpos pelas ruas e valas comuns

A retirada das tropas russas das cercanias de Kiev vai revelando imagens atrozes. No subúrbio de Bucha, pelo menos 280 residentes fuzilados jazem em valas comuns. Além disso, invasores teriam deixado armadilhas explosivas para trás. Autoridades internacionais exigem investigação de eventuais crimes de guerra.Foto: Zohra Bensemra/REUTERS

Ukraine | Russland-Ukraine Krieg | Ukrainische Soldaten in Bucha

Fragilidade do vidro

Vidros de janelas estilhaçados em prédio de apartamentos em Irpin, na Ucrânia, neste dia 31 de março de 2022.Foto: Zohra Bensemra/REUTERS

Ukraine Krieg | Zerstörung in Irpin

Só ruínas do mercado

Restou apenas a estrutura do mercado central de Chernihiv, destruído por um bombardeio em 30 de março de 2022.Foto: Vladislav Savenok/AP/picture alliance

Ruínas do mercado central de Chernihiv

Escombros na periferia de Kiev

Um jornalista caminha em meio a escombros de casas e prédios após um ataque russo em Byshiv, na periferia de Kiev, capital da Ucrânia, em 27 de março.Foto: Rodrigo Abd/AP Photo/picture alliance

Ukraine-Krieg | Angriff in Byshiv am Stadtrand von Kiew

Destruição por toda parte

Fileira de ônibus queimados colocados pelos defensores do Batalhão Azov ucraniano para impedir o avanço das forças russas na cidade portuária de Mariupol neste dia 23 de março.Foto: Maximilian Clarke/SOPA Images via ZUMA Press/picture alliance

Ukraine | Angriff auf Mariupol

Tanque destruído

Um tanque destruído provavelmente pertencente às forças da pró-Rússia entre os escombros no norte da Mariupol em ruínas. A batalha entre as forças pró-russas e as forças de defesa ucranianas lideradas pelo batalhão Azov continua na cidade portuária de Mariupol também neste dia 23 de março.Foto: Maximilian Clarke/SOPA Images via ZUMA Press/picture alliance

Tanque destruído

Centro comercial destruído

Um centro comercial no bairro de Podilskyi, no noroeste de Kiev, foi completamente destruído por um ataque russo em 21 de março, 26º dia da invasão da Ucrânia. Autoridades informaram que ao menos oito pessoas morreram em decorrência do bombardeio.Foto: Daniel Ceng Shou-Yi/ZUMA/picture alliance

A imagem mostra um carro e uma série de prédios destruídos em decorrência de ataques russos. O céu azul ao fundo contrasta com as cores acinzentadas dos escombros. À direita, um policial ucraniano, que veste um uniforme preto, passa ao lado do veículo.

Vista da destruição

Homem remove uma cortina em uma escola danificada entre outros edifícios residenciais em Kiev, Ucrânia, em 18 de março. Forças russas intensificaram ataques a cidades ucranianas, com novos lançamentos de mísseis e bombardeios nas proximidades da capital, Kiev.Foto: Rodrigo Abd/AP Photo/picture alliance

Camas de crianças diante de janela destruída

Fogo na noite

Um depósito queima após ser atingido por um bombardeio de artilharia no norte da cidade de Kiev em 17 de março, quando as operações militares russas no país entraram em seu 22º dia.Foto: Narciso Contreras/AA/picture alliance

Fogo em prédio

Pertences para trás

Mulher e criança saem às pressas de prédio residencial bombardeado por militares russos em Kiev, em foto divulgada em 16 de março.Foto: State Emergency Service of Ukraine/Handout/REUTERS

Mulher e criança saem às pressas de prédio residencial bombardeado por militares russos em Kiev, em foto divulgada em 16 de março.

Em chamas

Bombeiros tentam em 15 de março controlar incêndio em prédio de apartamentos em Kiev danificado por bombardeio russo.Foto: State Emergency Service of Ukraine/REUTERS

Bombeiros tentam em 15 de março controlar incêndio em prédio de apartamentos em Kiev danificado por bombardeio russo.

Memória de um lar

Morador de Kiev observa em 14 de março edifício residencial atingido por bombardeio russo.Foto: SOPA Images/ZUMAPRESS/picture alliance

Morador de Kiev observa em 14 de março edifício residencial atingido por bombardeio russo.

Cidade sob cerco

Mulher caminha em 13 de março em frente a edifícios residenciais atingidos por bombardeios na cidade litorânea de Mariupol, no sudeste da Ucrânia, que está cercada por militares russos e enfrenta falta de luz, mantimentos e remédios.Foto: Evgeniy Maloletka/AP Photo/picture alliance

Mulher caminha em 13 de março frente a edifícios residenciais atingidos por bombardeios na cidade litorânea de Mariupol, no sudeste da Ucrânia, que está cercada por militares russos e enfrenta falta de luz, mantimentos e remédios.

Viagem interrompida

Imagem de 12 de março mostra um carro alvejado por balas ou estilhaços de bomba, abandonado em rua na cidade de Irpin, ao norte de Kiev, ao lado de boneca.Foto: Sergei Supinsky/AFP/Getty Images

Imagem de 12 de março mostra um carro alvejado por balas ou estilhaços de bomba, abandonado em rua na cidade de Irpin, ao norte de Kiev, ao lado de boneca.

Culto adiado

Soldado ucraniano tira foto em 10 de março de igreja danificada por ataque russo na cidade litorânea de Mariupol.Foto: Evgeniy Maloletka/AP/dpa/picture alliance

Soldado ucraniano tira foto em 10 de março de igreja danificada por ataque russo na cidade litorânea de Mariupol.

Duas vidas a menos

Grávida ferida é resgatada em 9 de março uma maternidade atingida por bombardeio russo na cidade litorânea de Mariupol. Cinco dias depois, o governo ucraniano informou que a mulher e o bebê morreram. Ela tinha ferimentos graves na pélvis e no quadril.Foto: Evgeniy Maloletka/AP/picture alliance

Grávida ferida é resgatada em 9 de março uma maternidade atingida por bombardeio russo na cidade litorânea de Mariupol. Cinco dias depois, o governo ucraniano informou que a mulher e o bebê morreram. Ela tinha ferimentos graves na pélvis e no quadril.

Restos de uma casa

Homem caminha em 8 de março em frente a casa destruída por bombardeio russo na vila de Sopino, na região de Donetsk, controlada por separatistas, no leste da Ucrânia.Foto: Alexey Kudenko/SNA/Imago

Homem caminha em 8 de março em frente a casa destruída por bombardeio russo na vila de Sopino, na região de Donetsk, controlada por separatistas, no leste da Ucrânia.

Destruição em Borodyanka

Casas queimam após serem atingidas por bombardeios na cidade de Borodyanka, perto de Kiev, Ucrânia, em 2 de março. Tropas russas entraram na Ucrânia em 24 de fevereiro, levando o presidente do país a declarar lei marcial e desencadeando uma série de severas sanções econômicas impostas por países ocidentais à Rússia.Foto: Alisa Yakubovych/EPA-EFE

Prédios queimando em Borodyanka

Prédios civis atingidos

Prédio residencial destruído pelos recentes bombardeios, enquanto a invasão russa da Ucrânia continua, na cidade de Irpin, nas proximidades de Kiev, em 2 de março.Foto: Serhii Nuzhnenko/REUTERS

Prédio residencial destruído em Irpin, na Ucrânia

Em busca de algo para salvar

Mulheres inspecionam destroços dentro de um apartamento de um edifício residencial que os moradores locais disseram ter sido danificado pelos recentes bombardeios, na cidade de Gorlovka, controlada pelos separatistas na região de Donetsk, Ucrânia, em 2 de março.Foto: Alexander Ermochenko/REUTERS

Mulheres procuram coisas dentro de um prédio destruído

Prédio da polícia destruído em Kharkiv

Delegacia regional de polícia em Kharkiv ficou completamente destruída após um ataque com mísseis russos em 2 de março.Foto: Ukraine State Emergency Service/AA/picture alliance

Prédio destruído por míssil, ainda com fogo em algumas partes

Ruínas após ataque a Kharkiv

Entrada de um prédio completamente destruída após o bombardeio pelas forças russas, na Praça da Constituição, em Kharkiv, segunda maior cidade da Ucrânia, em 2 de março.Foto: Sergey Bobok/AFP

Praça de Kharkiv destruída por bombardeio

Fuga de Kiev

Pessoas em um trem de evacuação de Kiev para Lviv, na estação central de trem da capital ucraniana, em 1º de março.Foto: Umit Bektas/Reuters

Pessoas à meia-luz em uma estação ferroviária

Destruição após explosão

Um membro do exército ucraniano caminha perto de um prédio após uma explosão, em meio à invasão russa da Ucrânia, em Kiev, Ucrânia, em 1º de março.Foto: Carlos Barria/Reuters

Soldado caminhando em direção a fogo em prédio

Zelenski fala à imprensa global

O presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, fala a repórteres durante uma entrevista com a agência de notícias Reuters, em Kiev, em 1º de março.Foto: Umit Bektas/Reuters

Presidente Zelenski fala à imprensa

Veículos destruídos

Um homem caminha entre veículos militares russos destruídos em Bucha, próximo a Kiev, em 1º de março.Foto: Serhii Nuzhnenko/AP/picture alliance

Homem empurra bicicleta entre destroços de tanques russos

Prefeitura de Kharkiv em ruínas

Um membro do Serviço de Emergência da Ucrânia olha para o edifício da prefeitura após bombardeio na praça central de Kharkiv, em 1º de março.Foto: Pavel Dorogoy/AP/picture alliance

Homem olha para prédio em ruínas

Fonte: DW

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

ECONOMIA5 horas ago

Câmara aprova dedução de salário-maternidade para pequenas empresas

ECONOMIA5 horas ago

Governo prorroga por mais 6 meses prazo para brasileiros sacarem valores esquecidos em bancos

ECONOMIA5 horas ago

Abono salarial PIS/Pasep deve ter aumento em 2025

Politíca5 horas ago

Candidatos e partidos pagaram R$ 357 milhões por serviços de advogados nas eleições

Judiciário5 horas ago

STF: maioria vota por repercussão geral em caso de cannabis em farmácias de manipulação

Judiciário5 horas ago

Dino suspende norma que iguala idade de aposentadoria de homens e mulheres policiais

Politíca5 horas ago

Operação En Passant:

Judiciário5 horas ago

STF decide incluir o termo ‘parturiente’ na Declaração de Nascidos Vivos do SUS

Nacional5 horas ago

Câmara aprova PL que permite às prefeituras fiscalizar serviços de distribuição de energia

Politíca5 horas ago

Marcelo Queiroga elogia gestão de Cartaxo e espera contar com os votos dos eleitores do PT

ESTADO5 horas ago

Mais de 669,1 mil famílias da Paraíba recebem o Bolsa Família em outubro

Politíca5 horas ago

Raíssa Lacerda é afastada da função pública por determinação da Justiça Eleitoral

Educação & Cultura5 horas ago

Estudantes da ECIT Anísio Leão, de Campina Grande, estão na final nacional da Olimpíada de Empreendedorismo

CONCURSO E EMPREGO5 horas ago

Residência médica oferta 25 oportunidades em Campina Grande

Esporte5 horas ago

Um mês para Meia Maratona de João Pessoa, considerada a mais rápida do Brasil

Judiciário5 horas ago

STJ alerta sobre tentativas de golpe com emails falsos em nome do tribunal

AGRICULTURA & PECUÁRIA6 horas ago

Produção de laranja tangerina chama atenção de agricultores familiares em Matinhas

Saúde6 horas ago

Canabidiol se torna aliado de pacientes em tratamentos oncológicos

ESTADO6 horas ago

Cartão Alimentação: atualização prossegue nas cidades de Assunção, Tenório, Guarabira e Pirpirituba

ENTRETENIMENTO6 horas ago

‘De Repente na Estrada’ leva os poetas André Santos (PE) e Helânio Moreira (RN) ao município de Pilar

Nacional6 horas ago

Silvio Almeida é alvo de duas novas denúncias, diz Casa Civil

Esporte6 horas ago

Corrida pela Vida acontece neste domingo em Patos com apoio da Funasa Saúde

Segurança Pública6 horas ago

Comissão aprova proposta para reforçar controle sobre saidões de presos

Educação & Cultura6 horas ago

Entra em vigor lei com regras para mais transparência e controle social no ensino

Educação & Cultura6 horas ago

Projeto prevê formação específica para educadores de alunos autistas

AGRICULTURA & PECUÁRIA6 horas ago

Comissão aprova política nacional para aumentar rebanho bovino de pequenos produtores

AGRICULTURA & PECUÁRIA6 horas ago

Comissão aprova projeto que destina parte dos recursos de loterias para o crédito rural

AGRICULTURA & PECUÁRIA6 horas ago

Governo estabelece parâmetros para Contrato de Opção de arroz

AGRICULTURA & PECUÁRIA6 horas ago

Primeira estimativa para safra de grãos 2024/25 indica produção de 322,47 milhões de toneladas

Segurança Pública6 horas ago

PF deflagra operação na Prefeitura de Cabedelo e desmascara esquema brutal de aliciamento de eleitores nas eleições

ECONOMIA10 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA9 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional9 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO10 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional10 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE10 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA10 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde10 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional10 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

ENTRETENIMENTO7 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

Educação & Cultura10 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional3 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional10 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA10 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional10 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO9 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário5 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO10 meses ago

HORTÊNSIAS

ENTRETENIMENTO8 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO11 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

Esporte5 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO5 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

ENTRETENIMENTO11 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO10 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO4 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

Nacional3 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

ECONOMIA4 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Internacional7 meses ago

China

ENTRETENIMENTO1 mês ago

Assistam ao filme – Um Anjo em Nossas Vidas 

Judiciário7 dias ago

Em série de vídeos, ativistas explicam conceitos ligados à luta por direitos

ENTRETENIMENTO1 semana ago

FLORES COMESTÍVEIS

Internacional1 semana ago

REINO UNIDO PARA DE PRODUZIR ENERGIA COM CARVÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

CARROS ELÉTRICOS AJUDAM A PRESERVAR O MEIO AMBIENTE?

ECONOMIA1 semana ago

GOVERNO SANCIONA LEI DO COMBUSTÍVEL DO FUTURO

Educação & Cultura1 semana ago

A CARTA QUe EINSTEIN CHAMOU DE ‘GRANDE ERRO’

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 semana ago

PESQUISADORES ESTUDAM CAROÇO DE AÇAÍ PARA CRIAR CARVÃO VEGETAL

Saúde2 semanas ago

ARRITMIA CARDÍACA MATA 320 MIL BRASILEIROS POR ANO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TIPOS DE ORA-PRO-NÓBIS

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

DESEMPREGO ALCANÇA MENOR ÍNDICE EM 12 ANOS

Educação & Cultura2 semanas ago

UMA BREVE HISTÓRIA DO PLANETA

Nacional2 semanas ago

OS IMPACTOS AO MEIO AMBIENTE

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

TURISTAS FAZEM CAMINHADA ESPACIAL HISTÓRICA COM A POLARIS DAWN

Saúde1 mês ago

COMO O AUMENTO DA TEMPERATURA AFETA O NOSSO CORPO?

Educação & Cultura1 mês ago

COLÉGIO AGRÍCOLA CRIA UM SISTEMA PARA PRODUÇÃO DE TILÁPIA

ENTRETENIMENTO1 mês ago

COMO ESCOLHER O CANE CORSO PERFEITO: GUARDA E COMPANHIA

Nacional1 mês ago

PRESERVAÇÃO DA AMAZÔNIA É FUNDAMENTAL PARA O EQUILÍBRIO CLIMÁTICO DO PLANETA

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 mês ago

O QUE SERÁ DA AGRICULTURA SEM OS JOVENS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

ANATEL ENDURECE REGRAS PARA O TELEMARKETING

Internacional1 mês ago

MAIOR GELEIRA DOS ALPES ITALIANOS DOLOMITAS PODE DESAPARECER ATÉ 2040

ENTRETENIMENTO1 mês ago

RECEITA: TORTA DE ABÓBORA COM CACHAÇA

Internacional1 mês ago

5 MOMENTOS-CHAVE DO DEBATE ENTRE KAMALA E TRUMP

Nacional1 mês ago

REGIÃO DA CHAPADA DOS VEADEIROS É ATINGIDA POR “FOGO SUBTERRÂNEO”

ENTRETENIMENTO1 mês ago

Assistam ao filme – Um Anjo em Nossas Vidas 

Judiciário1 mês ago

QUAL É A IMPORTÂNCIA E A FUNÇÃO DO STF?

Saúde2 meses ago

COISAS QUE NINGUÉM TE FALA SOBRE A HÉRNIA DE DISCO

ECONOMIA2 meses ago

ANEEL ANUNCIA BANDEIRA VERMELHA EM SETEMBRO

Segurança Pública2 meses ago

O QUE ESTÁ POR TRÁS DOS INCÊNDIOS CRIMINOSOS EM SP?

ENTRETENIMENTO2 meses ago

RESOLVA AS FOLHAS AMARELADAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 meses ago

FUNGOS QUE COMEM PLÁSTICO

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br