CIÊNCIA & TECNOLOGIA
Entenda como utilizar as redes sociais de áudio na sua estratégia de marketing
Não há dúvidas de que a presença nas redes sociais é algo indispensável em qualquer estratégia de marketing atualmente. Além de atraírem milhões de usuários todos os dias, elas são capazes de segmentar o público-alvo e aumentar suas interações com aqueles que têm mais chances de fazer negócio com você.
Apesar de os serviços mais tradicionais, como Facebook e Instagram, serem os mais lembrados nessa hora, existe um outro segmento que vem ganhando força nos últimos anos. Estamos falando das redes sociais de áudio, você já ouviu falar delas?
[Baixe agora] O relatório de tendências das redes sociais para 2022Ao longo deste post, vamos explicar o que é uma rede social de áudio e como elas podem representar o diferencial da sua estratégia marketing. Confira!
O que são redes sociais de áudio?
Ao navegar por suas redes sociais, você certamente já está acostumado a visualizar imagens, vídeos e também textos em seu feed de atualizações. Mas e se, ao em vez disso, você participasse de uma rede voltada para o compartilhamento de mensagens faladas e gravadas?
É exatamente esse o conceito das redes sociais de áudio, que vêm ganhando espaço e chamando a atenção de muitas pessoas. Isso faz com que elas se tornem também estratégicas para as campanhas de marketing, que podem aproveitar tanto esse pico de interesse quanto as próprias oportunidades que o modelo da plataforma proporciona.
Na prática, seu funcionamento é semelhante ao das demais redes, com a personalização de perfis e postagens dos amigos sendo exibidas em uma timeline. A diferença mesmo fica na forma de produzir esses posts, que é muito semelhante ao envio de mensagens gravadas pelo WhatsApp, por exemplo.
Outra possibilidade interessante é a de criar salas virtuais para falar diretamente com seu público ao vivo, como em uma conferência. Assim, outros usuários podem se juntar como ouvintes e até contribuir com as discussões sobre o tema debatido.
O que é o Clubhouse?
Lançado em março de 2020, o Clubhouse é considerado como uma das principais plataformas quando falamos em redes sociais de áudio. No entanto, foi apenas no início do ano seguinte que ele entrou em evidência, sobretudo graças ao interesse demonstrado por grandes nomes da tecnologia e do entretenimento, como Mark Zuckerberg, Elon Musk, Oprah Winfrey e Ashton Kutcher.
Para se ter uma ideia, dados mostram que o aplicativo foi instalado mais de 10 milhões de vezes apenas em fevereiro de 2021. Além disso, as buscas por mais informações sobre o serviços aumentaram em 4.900% nesse mesmo período.
Vale destacar que, até maio do último ano, o Clubhouse estava disponível apenas para usuários do sistema operacional da Apple. Com o lançamento da versão para Android, seu alcance aumentou consideravelmente, com o incremento de cerca de 10 milhões de usuários após a iniciativa.
Outra questão importante é que, em um primeiro momento, apenas pessoas que recebessem um convite de algum usuário podiam se cadastrar na plataforma. Com o fim dessa restrição, que servia como um controle para os desenvolvedores, a popularidade do Clubhouse disparou, justificando sua posição como uma das redes sociais mais inovadoras dos últimos anos.
Como funciona o Clubhouse?
Para viabilizar sua proposta diferenciada em relação a outras redes, a rede social de áudio Clubhouse tem um funcionamento que foca nas interações por mensagens faladas. Uma das suas principais funcionalidades é a criação de salas em grupo, que são chamados de clubes.
O objetivo desses espaços é juntar pessoas com um mesmo interesse em um tema específico para trocarem informações ao vivo. Os clubes podem ser privados, em que é preciso informar a senha definida pelo criador, ou públicos, em que quem quiser pode se juntar à conversa a qualquer momento.
Existem ainda os eventos, que permitem aos usuários definirem dia e horário para o início de um encontro, para que ninguém deixe de participar. Já o feed do Clubhouse é constantemente atualizado com as novas publicações de seus contatos e também exibe indicações de acordo com o perfil e os interesses de cada pessoa.
Como utilizar redes sociais de áudio na sua estratégia de marketing?
Já faz tempo que as empresas perceberam que as redes sociais são ambientes extremamente produtivos para o desenvolvimento de estratégias de marketing efetivas. Elas permitem uma conexão direta com uma audiência qualificada de forma simples e com custos reduzidos.
Essas interações são responsáveis por fazer com que as pessoas conheçam melhor a sua marca e ajudam a gerar empatia por ela. Afinal, conversas por áudio se tornam mais pessoais e podem trazer o público mais para perto do negócio.
Ao passo que isso acontece, a empresa tem também a possibilidade de conhecer seus consumidores mais a fundo. Esse é um fator que faz toda a diferença na hora de definir quais ações de marketing trarão os melhores resultados de acordo com o segmento de atuação e os objetivos da campanha.
Uma empresa pode utilizar as redes sociais de áudio, como o Clubhouse, também para realizar eventos para esclarecer detalhes sobre novos produtos. Para aumentar o alcance nesse ambiente, a equipe de marketing ainda pode realizar promoções ou oferecer condições diferenciadas para aqueles que seguem seu perfil na rede social nova.
Desde que o Clubhouse deixou de ser uma rede social que precisa de convite, ela se tornou uma grande oportunidade para uma empresa expandir seus negócios. Como uma relação mais humanizada entre empresas e consumidores, sua marca certamente estará entre as mais lembradas dentro do seu mercado.
Como o áudio é utilizado em outras redes?
Apesar de o Clubhouse ser um dos expoentes entre as redes sociais de áudio, outras plataformas que já conhecemos também dispõem de recursos para promover as interações por áudio.
O Twitter, por exemplo, conta com o Spaces, que tem funcionalidades parecidas com as que vimos e também pode ser uma alternativa para as campanhas de marketing. Algo semelhante também acontece atualmente no Instagram, onde as lives podem contar com até três convidados conversando por voz simultaneamente.
Em plataformas como o YouTube e Spotify, são principalmente os podcasts que têm cumprido o papel de aproximar empresas e audiência por meio de experiência de áudio. Até mesmo no WhatsApp as mensagens faladas podem ajudar sua empresa a se tornar um referência em boa comunicação em suas estratégias de marketing.
Agora que você já conhece as possibilidades que as redes sociais de áudio oferecem, que tal continuar conosco para ficar por dentro das melhores estratégias de marketing em redes sociais?
Fonte: hubspot