Connect with us

Internacional

Eleição de Le Pen na França seria suicídio, diz ex-presidente do Parlamento europeu

Marine Le Pen comandava um agrupamento de partidos de direita radical de diversos países

Ex-presidente do Parlamento Europeu, o alemão Martin Schulz, 66, tem más lembranças de um ritual que precisava cumprir todas as quartas-feiras, quando se reunia com os líderes de blocos políticos na Casa. Isso porque uma figura constante nos encontros era a francesa Marine Le Pen, que comandava um agrupamento de partidos de direita radical de diversos países

Hoje, ela é pela terceira vez candidata a presidente da França, com chance real de chegar ao segundo turno e reduzindo a vantagem do presidente Emmanuel Macron nas pesquisas. O primeiro turno será disputado neste domingo (10).

Uma vitória de Le Pen, diz Schulz, seria um desastre para a União Europeia. “É uma ameaça, e a questão em aberto é a margem de manobra. Se ela tentasse levar a França a sair da União Europeia, seria uma forma de suicídio. Destruiria a UE e também destruiria a França”, afirma.

Um dos principais líderes da esquerda alemã, Schulz preside a Fundação Friedrich Ebert, ligada ao SPD, partido do premiê Olaf Scholz. Em São Paulo para participar de um evento com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) -a quem espera ver vitorioso na eleição-, ele falou à Folha de S.Paulo na última terça (5).

O político foi eurodeputado por 23 anos e chegou a liderar o partido Social-Democrata, condição na qual enfrentou a então primeira-ministra Angela Merkel na eleição geral de 2017; sua legenda na ocasião ficou num distante segundo lugar, com 20,5% dos votos.

Na entrevista ele elogia a resposta que a Alemanha e a UE estão dando à guerra na Ucrânia e diz serem injustas as acusações de que o país protegeu o russo Vladimir Putin nos últimos anos, em razão de relações econômicas e energéticas.

Ex-vendedor de livros e militante de esquerda desde a juventude, Schulz ostenta no currículo ter sido comparado a um “guarda de campo de concentração nazista” pelo então primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi em um debate no Parlamento Europeu em 2003, episódio que causou protestos no bloco.

Mesmo assim, diz que a atual ultradireita é mais perigosa que a de duas décadas atrás.

PERGUNTA – Como o sr. vê a possibilidade de vitória de Lula e qual seria o impacto para as relações entre Brasil e Alemanha?

MARTIN SCHULZ – É óbvio que o atual presidente do Brasil não partilha de forma alguma de nossa visão sobre as relações internacionais. Sua filosofia é de uma estratégia unilateral, completamente diferente do que o novo governo alemão está trabalhando.

PERGUNTA – No caso do acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul, há a possibilidade de incorporar temas como a agenda do clima, por exemplo?

MS – O acordo com o Mercosul é um dos mais importantes para as relações econômicas e internacionais da União Europeia. Uma precondição é saber se o conteúdo é realmente compatível com as necessidades de nosso tempo. Há uma questão ecológica no pós-COP [conferência do clima].

E um segundo elemento é saber se multinacionais vindas da Europa consideram esse acordo uma ferramenta para se tornarem mais competitivas, porque seus investimentos na América Latina, por exemplo, ou no Brasil levariam a padrões menores para o meio ambiente, a reduzir salários e diminuir direitos de sindicatos. Nesse caso, você nunca terá uma maioria no Parlamento Europeu para isso, ou em alguns dos países-membros. Portanto, não estou certo nesse momento de que estamos tão adiantados como deveríamos para que seja imediatamente ratificado.

P. – O sr. diria que uma reeleição de Bolsonaro dificultaria mais esse processo?

MS – Meu receio é que a imagem do Brasil durante o mandato do presidente Bolsonaro tenha sofrido muito. Se vejo nossa estratégia na Europa contra a Covid e as de Bolsonaro, são completamente incompatíveis. A atuação dele não contribui para a cooperação com outras partes do mundo, mas isso está ligado à livre escolha de uma nação.

P. – Como o sr. avalia a resposta da UE à invasão russa da Ucrânia?

MS – E especificamente da Alemanha, que sempre foi considerada um dos países mais próximos da Rússia e de Putin? Esse é um debate em todo o mundo, e me surpreende. Se eu declaro que os traídos são os culpados, então absolvo a traição. Até o último minuto a diplomacia internacional –não apenas a alemã, mas também a americana, francesa, britânica, italiana– tentou evitar esses passos militares. Eu estive em Moscou em novembro e encontrei o ministro [das Relações Exteriores Serguei] Lavrov, que me disse: “Me dê uma razão pela qual devemos invadir aquele país”. E agora temos um debate de que aquelas pessoas que foram traídas pelos russos são as responsáveis pela guerra. É um debate estranho.

Há muitas críticas à maneira como o gasoduto Nord Stream 2 foi negociado, de que teria sido algo muito favorável a Putin.

P. – Como o sr. vê a relação do ex-premiê Gerhard Schröder com a Rússia [O político é membro do conselho de administração da Rosneft e da Gazprom]? Não é algo constrangedor para seu partido?

MS – Quando eu era criança, nos anos 1960, a maior notícia era que a Mannesmann, uma grande empresa de aço, vendeu canos para a União Soviética mandar gás para a Alemanha. O comércio de gás entre a Alemanha e a Rússia tem 60 anos. Sempre foi algo sério para ambos os lados.

Agora Putin está quebrando todas as regras. Por que Schröder se tornou diretor do Nord Stream 2?

Essa é uma empresa que inclui alemães, holandeses e russos. Os russos com 51%, os europeus com 49%, mas o presidente do conselho era europeu. E foi Angela Merkel que sugeriu o nome de Schröder, já que era quem tinha naquele momento a melhor relação com Putin. Depois, ele se tornou diretor da [petrolífera russa] Rosneft. Eu pedi a ele para desistir da ideia, isso foi público.

Outro ponto é que até 30 anos atrás metade de nosso país pertencia ao Império Soviético. Os campos de concentração em 1945 foram liberados pelo Exército Vermelho. Mas esses fatos não mudam minha opinião sobre Putin. Não há uma única justificativa para essa guerra. É preciso apoiar a Ucrânia, aumentar o gasto com defesa, como Scholz fez, e fortalecer a estratégia da Otan.

P. – O sr. acha que tudo o que poderia ser feito está sendo feito para ajudar a Ucrânia ou há algo a mais?

MS – Tudo está sendo feito. Também divido o ponto de vista de quem diz que, se realmente queremos ajudar os ucranianos de forma eficiente, não vamos publicar a estratégia na Folha de S.Paulo, no [alemão] Der Spiegel ou no [francês] Le Monde. Há coisas acontecendo. Os russos não estão publicando a sua estratégia. Por que faríamos o mesmo? Seria inocente.

P. – Estamos a dias do primeiro turno da eleição francesa. Uma vitória de Marine Le Pen representaria uma ameaça existencial para a União Europeia?

MS – Sim. Eu a conheço bem. Foi líder de grupo no Parlamento Europeu e eu tinha de coordenar esse grupo a cada quarta-feira, tempos terríveis para mim. É uma ameaça, e a questão em aberto é a margem de manobra. Se ela tentasse levar a França a sair da União Europeia, seria uma forma de suicídio. Destruiria a UE e também destruiria a França.

P. – A extrema direita está mais forte agora ou no tempo que o sr. esteve no Parlamento Europeu?

MS – São mais fortes hoje. Olhem o seu presidente [Bolsonaro], que foi eleito com os mesmos instrumentos que [Donald] Trump [nos EUA], [Viktor] Orbán [na Hungria] ou [Recep] Erdogan [na Turquia]. Todos têm a mesma estratégia: pôr em questão a legitimidade dos seus opositores com instrumentos da internet e tentar deslegitimar instituições e sobretudo a justiça independente. E está funcionando.

Vamos ser honestos, os movimentos de esquerda até hoje não conseguiram desenvolver uma resposta coerente e global para isso. Mas há uma esperança. Todos esses partidos são muito nacionalistas, e mais cedo ou mais tarde seus interesses se tornam incompatíveis com os dos aliados regionais. A Hungria, por exemplo, foi muito próxima da Polônia. Agora, a Polônia convida os refugiados da Ucrânia e a Hungria negocia com Putin. A amizade acabou. Os interesses internacionalistas da esquerda são maiores.

P. – A esquerda brasileira deve se posicionar mais claramente sobre a guerra na Ucrânia?

MS – Compreendo que seja mais difícil para um país do Brics se afastar da Rússia do que outros países. Mas notei que até o presidente Bolsonaro votou a favor de resolução da ONU [na Assembleia-Geral] contra a Rússia, então acredito que o movimento de esquerda no Brasil vai certamente, completamente, condenar qualquer ação militar contra um país soberano.

P. – Alemães são conhecidos por construir coalizões políticas, como a atual. O que vocês podem ensinar aos outros nesse momento de polarização extremada?

MS – O sistema parlamentar brasileiro é muito particular. O nosso tem premiês fortes, mas muito vinculados a uma maioria parlamentar. É a primeira vez que liberais, verdes e vermelhos se juntam. Questões econômicas e ambientais são difíceis, mas um elemento muito importante. O sinal de que um partido de direita está se juntando à coalizão é um sinal de que os alemães querem ver partidos respeitando a Constituição. A mensagem é: na Alemanha o governo mostrou respeito pelas instituições nacionais e internacionais.

Raio-x

Martin Schulz, 66 Nascido em Eschweiler, cursou até o ensino médio e na juventude foi vendedor de livros e trabalhou numa editora. Na carreira política, foi eurodeputado (1994-2017), líder do grupo de centro-esquerda no Parlamento Europeu (2004-12), presidente do Parlamento Europeu (2012-17) e líder do partido SPD (2017-18). É presidente da Fundação Friedrich Ebert desde 2020.

Fonte: FolhaPress

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Politíca28 minutos ago

Operação livre arbítrio: PF investiga influência de facção criminosa no pleito municipal de João Pessoa

Internacional1 hora ago

Como menores de idade viram “sabotadores” na Rússia

Internacional1 hora ago

Líderes mundiais pedem cessar-fogo após morte de Sinwar

Internacional1 hora ago

Coreia do Norte enviará 12 mil soldados para Ucrânia

Internacional1 hora ago

Putin descarta ir ao Brasil para cúpula do G20

Internacional1 hora ago

Tempestades atingem França e deixam centenas de desabrigados

Internacional1 hora ago

Biden diz que morte de líder do Hamas favorece cessar-fogo

Internacional1 hora ago

Hamas confirma morte de líder e promete manter reféns

Internacional1 hora ago

Em meio a ataques, força da ONU se diz determinada a cumprir mandato no Líbano

Internacional1 hora ago

Comissão da ONU pede ação coletiva pelo fim da ocupação israelense nos territórios palestinos

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 horas ago

Governo da Paraíba incentiva cultivo do algodão orgânico e beneficia mais de 300 famílias agricultoras

Nacional2 dias ago

Lula volta a prometer isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil

Judiciário2 dias ago

Novas regras de férias e feriados para trabalhadores em 2025 

Judiciário2 dias ago

Resposta decisiva sobre trabalho intermediado por aplicativos deverá vir do STF

Internacional2 dias ago

EUA dão 30 dias para Israel ampliar acesso de ajuda a Gaza

Internacional2 dias ago

Ataques israelenses em alvos civis fazem colapsar serviços essenciais no Líbano

ESTADO2 dias ago

Paraíba recebe autorização para implantar novas estações de rádio comunitária

ESTADO2 dias ago

Maus-tratos e risco à saúde: CRMV-PB faz alerta sobre uso de animais na brincadeira do ‘cabelo maluco’

Politíca2 dias ago

ALPB concede cidadania paraibana ao sensei Hayashi Kawamura

Judiciário2 dias ago

Harrison Targino anuncia advogada Janny Milanês como candidata a vice-presidente da OAB-PB

CIDADE2 dias ago

TCE-PB e Secretaria de Educação promovem seminário sobre alfabetização para orientar prefeitos eleitos e reeleitos

Politíca2 dias ago

Projeto de Jutay cria programa para ensinar a estudantes economia e finanças e estimular empreendedorismo

Judiciário2 dias ago

STF confirma decreto que restabeleceu alíquotas do PIS/Pasep e da Cofins

CIDADE2 dias ago

Colegiado do TCE aprova contas da Câmara de Puxinanã e mantém suspensão de concurso público

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

Publicações orientam como coletar sementes e produzir mudas de árvores do Cerrado

CIDADE2 dias ago

Judiciário2 dias ago

OAB-PB estreia programa da TV Câmara hoje (17/10)

ENTRETENIMENTO2 dias ago

‘Operação Borboleta’: programa Espaço Cultural recebe cineasta Silvio Toledo

Educação & Cultura2 dias ago

Ensino de Libras a alunos ouvintes poderá se tornar obrigatório

Esporte2 dias ago

Comissão de Esporte analisa vínculo trabalhista para árbitros

ECONOMIA10 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA9 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional9 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO10 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional10 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE10 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA10 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde10 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional10 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

ENTRETENIMENTO7 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

Educação & Cultura10 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional3 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional10 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA10 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional10 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO9 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário5 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO10 meses ago

HORTÊNSIAS

ENTRETENIMENTO8 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO11 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

Esporte5 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO5 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

ENTRETENIMENTO11 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO10 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO4 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

Nacional3 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

ECONOMIA4 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Internacional7 meses ago

China

ENTRETENIMENTO1 mês ago

Assistam ao filme – Um Anjo em Nossas Vidas 

Judiciário6 dias ago

Em série de vídeos, ativistas explicam conceitos ligados à luta por direitos

ENTRETENIMENTO1 semana ago

FLORES COMESTÍVEIS

Internacional1 semana ago

REINO UNIDO PARA DE PRODUZIR ENERGIA COM CARVÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

CARROS ELÉTRICOS AJUDAM A PRESERVAR O MEIO AMBIENTE?

ECONOMIA1 semana ago

GOVERNO SANCIONA LEI DO COMBUSTÍVEL DO FUTURO

Educação & Cultura1 semana ago

A CARTA QUe EINSTEIN CHAMOU DE ‘GRANDE ERRO’

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 semana ago

PESQUISADORES ESTUDAM CAROÇO DE AÇAÍ PARA CRIAR CARVÃO VEGETAL

Saúde2 semanas ago

ARRITMIA CARDÍACA MATA 320 MIL BRASILEIROS POR ANO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TIPOS DE ORA-PRO-NÓBIS

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

DESEMPREGO ALCANÇA MENOR ÍNDICE EM 12 ANOS

Educação & Cultura2 semanas ago

UMA BREVE HISTÓRIA DO PLANETA

Nacional2 semanas ago

OS IMPACTOS AO MEIO AMBIENTE

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

TURISTAS FAZEM CAMINHADA ESPACIAL HISTÓRICA COM A POLARIS DAWN

Saúde1 mês ago

COMO O AUMENTO DA TEMPERATURA AFETA O NOSSO CORPO?

Educação & Cultura1 mês ago

COLÉGIO AGRÍCOLA CRIA UM SISTEMA PARA PRODUÇÃO DE TILÁPIA

ENTRETENIMENTO1 mês ago

COMO ESCOLHER O CANE CORSO PERFEITO: GUARDA E COMPANHIA

Nacional1 mês ago

PRESERVAÇÃO DA AMAZÔNIA É FUNDAMENTAL PARA O EQUILÍBRIO CLIMÁTICO DO PLANETA

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 mês ago

O QUE SERÁ DA AGRICULTURA SEM OS JOVENS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

ANATEL ENDURECE REGRAS PARA O TELEMARKETING

Internacional1 mês ago

MAIOR GELEIRA DOS ALPES ITALIANOS DOLOMITAS PODE DESAPARECER ATÉ 2040

ENTRETENIMENTO1 mês ago

RECEITA: TORTA DE ABÓBORA COM CACHAÇA

Internacional1 mês ago

5 MOMENTOS-CHAVE DO DEBATE ENTRE KAMALA E TRUMP

Nacional1 mês ago

REGIÃO DA CHAPADA DOS VEADEIROS É ATINGIDA POR “FOGO SUBTERRÂNEO”

ENTRETENIMENTO1 mês ago

Assistam ao filme – Um Anjo em Nossas Vidas 

Judiciário1 mês ago

QUAL É A IMPORTÂNCIA E A FUNÇÃO DO STF?

Saúde2 meses ago

COISAS QUE NINGUÉM TE FALA SOBRE A HÉRNIA DE DISCO

ECONOMIA2 meses ago

ANEEL ANUNCIA BANDEIRA VERMELHA EM SETEMBRO

Segurança Pública2 meses ago

O QUE ESTÁ POR TRÁS DOS INCÊNDIOS CRIMINOSOS EM SP?

ENTRETENIMENTO2 meses ago

RESOLVA AS FOLHAS AMARELADAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 meses ago

FUNGOS QUE COMEM PLÁSTICO

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br