CIÊNCIA & TECNOLOGIA
Empresa brasileira desenvolve tecnologia exclusiva para uso de gás em caminhões
Transportadoras de todo o mundo estão buscando formas de reduzir o consumo de combustível, custos e emissões de poluentes. Essas transportadoras tem buscado empresas que ofereçam tecnologias práticas, de fácil implementação e com custo reduzido, mas que entreguem os resultados esperados.
Pensando nisso, Federico Prestipino, o Fredy, desenvolveu um conceito exclusivo de conversão de caminhões a diesel em modelos híbridos, que podem funcionar com uma mistura de gás e diesel, ou exclusivamente com diesel, em locais que não tenham disponibilidade de gás natural veicular ou biometano.
Dessa tecnologia nasceu a Fegás, empresa catarinense instalada às margens da BR-101, em Palhoça, que realiza a instalação de kits que podem oferecer um ganho de autonomia de até 500 quilômetros, dependendo do tipo da operação do veículo.
Como o gás é injetado em conjunto com o diesel, obtém-se uma redução no consumo de diesel, com consequente redução da emissão de poluentes. Graças aos benefícios e custo reduzido da instalação dos kits nos caminhões, a empresa tem fechado grandes contratos, com empresas de transporte de todo o país, e, em pouco mais de dois anos, já comercializou mais de 250 instalações.
Com a tecnologia exclusiva desenvolvida pela Fegás, o caminhão não sofre modificações em componentes como motor, parte elétrica ou eletrônica. Todo o sistema de injeção de gás é feito pela turbina, o que também facilita e reduz custos das manutenções preventivas e corretivas do sistema.
“Nosso sistema trabalha com uma porcentagem de gás e uma porcentagem de diesel, proporcionando um aumento de autonomia para o diesel de quase 50%. Esse sistema de injeção permite que, quando acabar o GNV, o caminhão possa rodar exclusivamente com diesel”, disse Fredy, em entrevista ao Blog do Caminhoneiro.
Além do ganho de autonomia e no consumo médio de diesel, que também pode gerar uma economia de 50%, o sistema desenvolvido pela Fegás pode proporcionar um aumento de torque para o motor, entre 20% a 25%.
De acordo com a empresa, mais uma vantagem da utilização do sistema é a redução da necessidade de manutenções, como a troca de óleo.
“Também tem o benefício do óleo lubrificante. O óleo tem uma durabilidade maior, já que o motor trabalha mais frio, garantindo uma operação mais tranquila”, destaca Fredy.
A empresa realiza a instalação do sistema em qualquer tipo de caminhão, grandes ou pequenos, também sem exigência de ano de fabricação. O que varia é que, dependendo da idade da frota, o rendimento poderá ser um pouco menor.
Todas as peças e componentes do sistema desenvolvido pela Fegás são certificados pelo Inmetro, o que garante segurança aos transportadores. A instalação do sistema pode ser feita na lateral do chassi, no lugar do segundo tanque de diesel, ou atrás da cabine. Na lateral do chassi, são instalados quatro cilindros, e atrás da cabine podem ser instalados seis cilindros maiores.
“Com quatro cilindros, o gás é consumido em torno de 500 quilômetros. Com seis cilindros, a autonomia do gás é de 700 a 800 quilômetros. Mas isso depende muito do tipo da operação do caminhão”, destacou Fredy.
A empresa também tem uma equipe destacada para realização de atendimento pós-venda em qualquer local do país. Em lugares mais próximos, a equipe se desloca com um veículo próprio, mas, em caso do atendimento ser em outras regiões do país, se necessário, o deslocamento do pessoal e ferramentas é feito de avião.
O preço médio de instalação do sistema é de R$ 32 mil, que varia conforme a quantidade de cilindros e tipo de instalação. O pagamento do investimento se dá em cerca de sete meses, graças a redução de custos do transporte.
Crescimento da demanda
Graças ao excelente desempenho em vendas do sistema, a empresa está investindo em capacitação de pessoal, e, em 60 dias, irá dobrar a capacidade de produção, podendo produzir até 500 kits por ano.
“Estamos capacitando pessoas, correndo atrás de novas tecnologias, e sempre correndo atrás de entregar mais qualidade e segurança para os novos clientes”, destacou o empresário.
Além do investimento na matriz da empresa, em Palhoça-SC, a expectativa é de abertura de uma nova unidade, a primeira filial da Fegás, no estado de São Paulo, como forma de ampliar o atendimento a transportadoras da região Sudeste, e também oferecer um serviço de pós-venda ainda mais ágil.
Fonte: Blog do Caminhoneiro