Connect with us

CIÊNCIA & TECNOLOGIA

Os 10 experimentos científicos mais macabros da história

Na história da ciência, muitas descobertas foram feitas de forma aleatória, como a do antibiótico penicilina, em 1928. Outros aprendizados foram fruto de um árduo trabalho de pesquisa, como a teoria da Evolução das Espécies. Em paralelo, alguns experimentos, infelizmente, entraram para os livros por serem macabros e não respeitaram nenhum código de ético ou de conduta, como o laboratório de Mengele ou a Unidade 731, ambos da Segunda Guerra Mundial.

Por causa destes experimentos científicos que extrapolam os limites do que é aceitável, muitos pesquisadores já foram retratados, na literatura, no cinema e nas séries de TV, como loucos e até psicopatas. Talvez, um dos mais icônicos seja o romance de terror gótico Frankenstein, escrito pela britânica Mary Shelley.

Inúmeros experimentos macabros já foram realizados em nome da ciência

Embora inúmeros exemplos possam ser citados na ficção, a vida real também tem os seus cientistas malucos e, em muitos casos, criminosos. Em seus atos e experimentos, os limites entre a ética e a autonomia humana são borrados ou mesmo apagados.

A seguir, confira os 10 dos piores e mais macabros experimentos feitos em seres humanos na história.

Experimentos nazistas

Muito provavelmente, os experimentos feitos pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial sejam os mais conhecidos entre as pesquisas macabras da história. No laboratório do médico Josef Mengele em Auschwitz, uma infinidade de atrocidades foram cometidas. Por exemplo, os prisioneiros judeus — e de outros grupos perseguidos, incluindo crianças — eram usados para testar tratamentos contra doenças infecciosas e potenciais armas químicas. Entre os absurdos promovidos, chegou-se a injetar tinta nos olhos de gêmeos para entender se era possível alterar a pigmentação da íris. O médico também costurou irmãos na tentativa de criar siameses artificiais.

Unidade 731

Unidade 731 era usada como “centro de estudo” para a guerra química, envolvendo o Japão e China

Entre os anos de 1930 e 1940, o Exército Imperial Japonês realizava experimentos em civis, vindos principalmente da China, dentro da Unidade 731. Os testes eram liderados pelo general Shiro Ishii e, dependendo dos objetivos do mandante, pessoas eram expostas a diferentes agentes infecciosos, como cólera e antraz. Era um laboratório, com fins obscuros, que alimentava o conflito e ataques da Segunda Guerra Mundial. Carregando a peste, pulgas eram lançadas em cidades chinesas, com o objetivo de matar inocentes nesta guerra biológica, promovida a partir de ideais cultivados na unidade.

Experimentos em escravos

O norte-americano Marion Sims é conhecido como o pai da ginecologia moderna e responsável por desenvolver o tratamento para a fístula vesicovaginal, mas as suas formas de testar novos procedimentos fogem completamente da ética. O médico realizou cirurgias experimentais em escravas, privadas de liberdade de escolha. Os procedimentos eram feitos sem anestesia e o caso de Anarcha Westcott é um dos mais conhecidos, já que passou por 30 cirurgias do tipo.

Sífilis até a morte

Nos EUA, pesquisadores acompanhavam a evolução da sífilis, sem disponibilizar de tratamentos para os doentes

Ainda nos Estados Unidos, o Serviço de Saúde Pública (USPHS) iniciou, em 1932, um polêmico experimento que consistia em acompanhar os efeitos da sífilis não tratada na saúde de homens negros. No total, foram acompanhados 399 homens doentes, no estado do Alabama. Nem quando a penicilina se tornou o principal modelo de tratamento, os pacientes tiveram acesso a ela. Quando a história dos testes foi vazada pela imprensa em 1972 é que o estudo de Tuskegee foi interrompido.

Mais experimentos sobre sífilis

Em 1946, o governo dos EUA liderou um novo estudo sobre a sífilis, mas desta vez os “voluntários” eram crianças órfãs e criminosos da Guatemala, que não tiveram direito de escolher a inclusão no estudo. Cerca de 1,5 mil pessoas foram intencionalmente expostas a infecções sexualmente transmissível (ISTs), como sífilis, gonorreia e cancro mole. O objetivo foi testar a eficácia da penicilina no tratamento, até então uma recém-descoberta da medicina.

Estudo de anatomia e assassinato de inocentes

Pessoas inocentes foram mortas para o estudo de anatomia na Escócia

Para “facilitar” o estudo de anatomia em Edimburgo, na Escócia, a dupla William Hare e William Burke sufocava inúmeros inocentes e vendia os corpos ao anatomista Robert Knox, entre os anos de 1827 e 1828. Na época, somente poderiam ser dissecados criminosos que foram executados, mas esta foi uma maneira — muito questionável — de tentarem viabilizar uma série de estudos do tipo.

Forçando a gagueira em órfãos

Nos EUA, fonoaudiólogos da Universidade de Iowa queriam comprovar a hipótese de que a gagueira era um comportamento aprendido. Em 1939, o grupo de pesquisadores selecionou crianças órfãs do estado de Ohio e tentaram induzir a condição, através de reforços negativos. Por exemplo, só poderiam falar se tivessem a certeza de que não iriam gaguejar. Como esperado, os testes fracassaram, mas geraram inúmeros complexos e pertubações nos menores.

Edição genética de bebês

Pesquisador editou pela primeira vez o genoma humano de bebês, sem saber as consequências do seu ato

Em 2018, o cientista chinês He Jiankui anunciou ter criado os primeiros bebês humanos editados geneticamente em laboratório. A experiência culminou no nascimento das gêmeas Lula e Nana, e a promessa de que seriam imunes ao HIV. Este é o mais recente entre os experimentos macabros e, até o momento, não sabe quais serão as implicações para as crianças e nem se ainda estão vivas. Isso porque a ciência desconhece o impacto da edição genética em humanos. Após a polêmica, o pesquisador chegou a ser preso. Hoje, já foi liberado.

Separando trigêmeos

Na década de 1960, o psiquiatra Peter Neubauer planejou estudar como o ambiente afeta a formação de indivíduos e, para isso, resolveu separar crianças trigêmeas no momento de seus respectivos nascimentos. Durante o experimento, elas nunca souberam da existência dos irmãos, até que um dia, dois deles se encontraram em uma universidade norte-americana. Nesse momento, o escandaloso estudo foi descoberto e o terceiro irmão apareceu, após ler uma notícia sobre o caso na imprensa.

“Brincando” de polícia e ladrão

Experimento criou uma falsa prisão e deixou voluntários se torturarem

Em 1971, o psicólogo Philip Zimbardo propôs um estudo para compreender o comportamento humano, que ficou mundialmente conhecido como o experimento da Prisão de Stanford. Durante a pesquisa, foi montada uma prisão provisória e estudantes universitários foram recrutados para serem do grupo da polícia ou dos ladrões (prisioneiros). Em seis dias, os guardas se tornaram abusivos e os prisioneiros histéricos, o que levou ao fim precoce do estudo. Pode parecer curioso, mas a atividade ultrapassou inúmeros limites éticos e chegou a permitir que voluntários torturassem uns aos outros.

Observação final: a lista de experimentos macabros não foi feita em ordem crescente de horror, já que os estudos envolvem diferentes níveis de crueldade e as vítimas não precisam ter seus sofrimentos elencados, mesmo que a maioria já esteja morta. Inclusive, podemos apostar que pelo menos outras dezenas de estudos poderiam ser incluídos nesta pequena seleção.

Fonte: LiveScienceUniversidade de Tuskegee e The Guardian 

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Saúde4 minutos ago

Veja os sinais e tratamento para a Clinomania

ENTRETENIMENTO16 minutos ago

Novo filme de férias imperdível é a melhor adaptação de livro de todos os tempos

ENTRETENIMENTO47 minutos ago

Veja os lançamentos do cinema em dezembro de 2024

CIÊNCIA & TECNOLOGIA56 minutos ago

Instagram lança recurso para compartilhar localização

CONCURSO E EMPREGO58 minutos ago

Empreendedores se inscrevem para programa ‘Eu Posso’ que oferece créditos de até R$ 15 mil

Educação & Cultura1 hora ago

Final do ano: como celebrar conquistas e engajar as famílias na Educação Infantil

Educação & Cultura1 hora ago

Alunos da Rede Municipal lançam livros com histórias infantis nesta quarta-feira

CONCURSO E EMPREGO1 hora ago

UFPB oferta 150 vagas para especialização gratuita em Gestão Pública na modalidade EaD

CONCURSO E EMPREGO1 hora ago

Prefeito em exercício celebra sucesso de parceria com Senac em projeto que está gerando emprego e aprendizado

Educação & Cultura1 hora ago

Livro sobre patrimônios de João Pessoa tem alunos da rede municipal como autores

Educação & Cultura1 hora ago

Pesquisa da UFPB na área de Materiais é uma das vencedoras de premiação da SBPMat

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 hora ago

Qualifica João Pessoa lança novos cursos online e gratuitos durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Educação & Cultura1 hora ago

Cícero Lucena trata da liberação de recursos do Governo Federal para João Pessoa na área da Educação

CIDADE2 horas ago

 Mais de meio milhão de piscinas olímpicas de esgoto sem tratamento serão despejadas no Nordeste até o final do ano

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 horas ago

Pesquisa desenvolve amora-preta mais doce e de alto potencial de lucro

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 horas ago

Projeto que amplia recursos para o seguro rural é aprovado

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 horas ago

Café: Restrição na oferta sustenta preços

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 horas ago

Projeção de déficit global de açúcar faz cotações subirem quase 2% no mercado internacional

Esporte2 horas ago

Flamengo e Fortaleza empatam e ficam distantes do título do Brasileirão

Esporte2 horas ago

Susto no UFC! Chinesa é levada às pressas para o hospital e revive casos chocantes após nocautes; relembre

Esporte2 horas ago

F1 fecha acordo e Cadillac se torna 11ª equipe do grid em 2026

Esporte2 horas ago

1º X1 de Mountain Bike do Congo reúne atletas e encanta público com inovação no ciclismo paraibano

Esporte2 horas ago

KTM entrará em autoadministração em meio a dificuldades financeiras

Esporte2 horas ago

Seleção feminina realiza primeiro treino com todas as convocadas

Esporte3 horas ago

Tabela do Paraibano 2025 é divulgada, mas aguarda decisão do CSP de jogar ou não

Esporte3 horas ago

Del Potro conta tudo sobre o fim da carreira: operou oito vezes o joelho e pondera colocar prótese

Saúde3 horas ago

Quais são as bactérias mais perigosas do mundo?

ECONOMIA3 horas ago

O Bolsa Família precisa mudar?

Segurança Pública3 horas ago

Operação da PF investiga vendas de sentenças judiciais

Internacional3 horas ago

Trump ameaça impor pesadas tarifas a México, Canadá e China

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Judiciário7 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 horas ago

COMO FUNCIONARÁ O PAGAMENTO VIA PIX PELO WHATSAPP

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 horas ago

STARTUP UTILIZA TECNOLOGIA DE SOM PARA FAZER OBJETOS LEVITAREM

ECONOMIA3 horas ago

ECONOMIA CIRCULAR

ENTRETENIMENTO3 horas ago

QUAIS AVES VISITAM UM AÇUDE NO PANTANAL?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 horas ago

BRASILEIROS MOSTRAM APOIO CRESCENTE AOS BIOCOMBUSTÍVEIS

Saúde1 semana ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde1 semana ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura1 semana ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura2 semanas ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde2 semanas ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

O que é CLT?

Saúde2 semanas ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional2 semanas ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura2 semanas ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde2 semanas ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA2 semanas ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde2 semanas ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br