Segurança Pública
Guarda Civil Metropolitana promove nova capacitação para uso de motocicletas no apoio à segurança
Uma das equipes da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb) passou pela primeira fase da capacitação de alinhamento e reciclagem para estarem aptos a realizar o trabalho junto ao Grupo Tático Motorizado (GTM). As atividades práticas dos motociclistas foram desenvolvidas na área do estacionamento do Centro de Convenções de João Pessoa e vias circunvizinhas no início do curso, nos dias 18 e 19 deste mês.
O GTM realiza rondas preventivas. É um trabalho de prontidão, com pronta resposta também às solicitações de urgência. O grupo, que estava desativado há mais de um ano, agora volta a atuar na segurança da Capital.
“A retomada do Grupo Tático Motorizado vem sendo tratada com a rapidez que o serviço precisava para voltar a colaborar com a segurança da nossa Capital, mas também com o cuidado em reciclar esses servidores, para que estejam capacitados na área de atuação, que atualmente realizam rondas de policiamento preventivo na cidade com foco na orla”, disse João Almeida, secretário de Segurança Urbana e Cidadania.
A capacitação foi realizada pelo instrutor Sérgio Luna, que tem 22 anos de experiência com atividades de Motopoliciamento e Escolta Batedor, atuando na formação de condutores de veículos leves e motociclistas na Polícia Rodoviária Federal (PRF).
“O aperfeiçoamento das atividades em motopoliciamento é desenvolvido em duas fases que abrangem conhecimentos teóricos e práticos, alguns dos temas abordados são: Embarque e desembarque da motocicleta; Maneabilidade da motocicleta em baixas e médias velocidades; Técnicas de aceleração e frenagem; Resolução de pequenas panes mecânicas e/ou elétricas; Deslocamentos (administrativos e operacionais) em Grupos, dentre outras atitudes que desenvolvam a condução segura de motocicletas”, concluiu o instrutor Sérgio Luna.
Participaram da primeira fase da reciclagem oito guardas que estão atuando no Grupo Tático Motorizado e ao decorrer deste mês ainda seguem em continuidade com a capacitação.
“Um curso muito importante, pois nos capacita para trabalhar melhor, nos dando mais condições de agir sobre a moto em caso de urgência, nos dar mais conhecimento, como transpor um obstáculo, usar a agilidade da moto ao nosso favor, mas com o cuidado necessário”, destacou o guarda civil Juciano Gomes, que é inspetor GTM.