CIÊNCIA & TECNOLOGIA
Qual é o melhor CMS para site? Aprenda a identificar o que atende às suas necessidades!
Desde que a Internet se estabeleceu como um importante canal de negócios, a criação de sites se tornou um requisito para as empresas que buscam se destacar. Se, há alguns anos, essa era uma tarefa relativamente complexa, hoje, existem ferramentas que facilitam o trabalho de quem administra qualquer tipo de página.
Estamos falando dos CMS (Content Management Systems): sistemas versáteis e poderosos que estão por trás da maioria dos sites, blogs e e-commerces no ar atualmente. Eles são capazes de integrar diversas funcionalidades que tornam os processos de desenvolvimento, manutenção e criação de conteúdo muito mais ágeis e intuitivos.
Otimize o desempenho do seu site e gere mais tráfego e leads com nosso guia
Diante de várias alternativas disponíveis, você saberia como escolher o melhor CMS para site? Neste post, mostramos o que você deve levar em consideração nessa análise. Confira!
Que funcionalidades um bom CMS deve ter?
A grande vantagem de utilizar um CMS é que ele pode reunir diversas funcionalidades em uma única plataforma. Embora esses recursos possam variar de acordo com o sistema utilizado, alguns deles são fundamentais em uma boa ferramenta.
Entre as funcionalidades mais importantes estão aquelas que permitem o gerenciamento de conteúdo dinâmico dentro de um site. Por meio delas, fica mais fácil armazenar informações e se comunicar com o seu banco de dados, de forma que a página esteja sempre atualizada com o material certo.
Os melhores CMS para site devem contar com uma ferramenta de criação de blogs, que é um espaço online fundamental para a divulgação de conteúdos e a geração de leads. Oferecer suporte a lojas virtuais também é um diferencial que faz uma plataforma ser bem-sucedida entre desenvolvedores e usuários.
De forma geral, espera-se que um gerenciador de conteúdo para sites conte com um painel de controle que facilite o acesso às ferramentas disponíveis. Essa é uma forma didática e objetiva de realizar intervenções na página, o que garante que até pessoas que não são especialistas em TI possam realizar várias dessas tarefas.
Quais são os CMSs mais usados no mercado?
Como já adiantamos, a oferta grande e bastante diversificada pode gerar dúvidas na hora de escolher o melhor CMS para site. Enquanto algumas plataformas são versáteis e podem ser utilizadas para diferentes projetos, há aquelas que são dedicadas a objetivos específicos.
A seguir, mostramos quais são as opções mais utilizadas atualmente e suas principais características.
WordPress
Provavelmente, o WordPress é a plataforma mais lembrada quando se fala em CMS. Ele tem uma grande comunidade ativa e é frequentemente atualizado — com a implementação de correções e melhorias.
A ferramenta se destaca pela grande biblioteca de plugins e de temas pré-prontos, que permitem a criação de sites modernos e com praticamente qualquer recurso existente.
Por ser um CMS PHP open source — ou seja, uma plataforma gratuita e de código aberto —, é preciso ter sempre atenção às eventuais vulnerabilidades de segurança que o WordPress pode apresentar.
Joomla
Considerado uma das principais alternativas ao WordPress, o Joomla é mais uma opção de CMS bastante robusto e flexível. De forma geral, ele é bem semelhante ao WordPress em funcionalidades, apesar de sua comunidade de usuários não ser tão grande.
Suas extensões e os templates disponíveis permitem que um site seja criado em pouco tempo, mesmo sem o domínio de conceitos de programação. O Joomla ainda tem um diferencial para projetos em grupo, já que permite a comunicação entre os membros pela própria plataforma.
Drupal
Com um funcionamento baseado em módulos, o Drupal é um CMS que permite um alto nível de customização para qualquer projeto. Ele é indicado para a construção de sites mais complexos e em larga escala.
Essas características fazem com que o Drupal seja uma das principais opções para a construção de páginas de órgãos governamentais, da área da saúde, organizações sem fins lucrativos e afins. Para começar a utilizar, basta acessar o site dos desenvolvedores e fazer o download do CMS.
Shopify
O Shopify é um CMS simples, voltado para a criação e o gerenciamento de lojas virtuais. Suas ferramentas facilitam a gestão do negócio e permitem o acesso a diversos canais de venda de forma prática.
A plataforma oferece a possibilidade de personalização da aparência da loja e todos os recursos são bastante intuitivos. Essa pode ser uma boa opção para quem busca um sistema dedicado ao e-commerce e com mais segurança em relação às alternativas de código aberto.
Qual CMS usar?
A escolha do melhor CMS para site depende diretamente das funcionalidades oferecidas e da facilidade de uso. É importante analisar a fundo de quais recursos a página vai precisar e quem serão os responsáveis por criar novos conteúdos e realizar as manutenções necessárias no sistema.
Além disso, é interessante procurar saber mais a respeito da experiência de mercado da empresa desenvolvedora da plataforma. Esse é um bom caminho para descobrir se o sistema será capaz de proporcionar as soluções que a sua página vai demandar e qual é o tipo de suporte oferecido no caso de problemas ou dúvidas.
Uma boa forma de fazer essa pesquisa é a partir do feedback de clientes que já utilizam o serviço. É possível encontrar esses relatos em redes sociais, fóruns específicos sobre o tema ou mesmo entrando em contato diretamente com seus utilizadores.
O que esperar do CMS Hubspot?
Os exemplos de CMS que vimos já têm seus pontos fortes e fracos bastante conhecidos entre os desenvolvedores e usuários, por isso, não é raro que muitos busquem alternativas a essas plataformas até encontrar o sistema ideal para utilizar em seus projetos.
O CMS HubSpot tem ganhado cada vez mais espaço no mercado de criação de sites e se destacando como um dos melhores CMS para criação de site. Nossa ferramenta conta com diferenciais que a colocam à frente das concorrentes, como:
- otimização de SEO;
- temas exclusivos e variados;
- editor simplificado;
- criação de conteúdo em diversos idiomas;
- relatórios;
- e muito mais.
Os sites criados por meio da ferramenta são totalmente responsivos, o que significa que podem ser visualizados tanto em computadores quanto em dispositivos móveis, melhorando a user experience. Além disso, ela tem integração total com o HubSpot CRM, que permite monitorar o tráfego e criar experiências únicas para os seus visitantes.
Com o editor de arrastar e soltar, qualquer pessoa pode atualizar e criar páginas sem conhecimento de códigos e sem precisar recorrer a desenvolvedores profissionais. Quando estiver em busca do melhor CMS para site, que tal conferir de perto as funcionalidades do sistema HubSpot?
Se você ainda não entendeu por que o seu site deve ter um CMS, continue conosco. Confira, neste outro artigo, como essa ferramenta é importante para os resultados dos seus negócios na Internet!
Fonte: Hubspot