CIÊNCIA & TECNOLOGIA
Google libera primeira versão beta do Android 13 para o público
A primeira versão beta do Android 13 foi liberada pelo Google nesta terça-feira (26). Finalizado o período experimental voltado para desenvolvedores, o novo sistema operacional alcançou um estágio de polimento necessário para embarcar celulares compatíveis de membros do Android Beta Program — este aberto para o público geral.
As novidades contidas no Android 13 Beta 1 são basicamente as mesmas que foram antecipadas nas prévias para desenvolvedores: ajustes sutis em interface, suporte para áudio bluetooth Low Energy (LE), mais privacidade na seleção de fotos da galeria, permissão opcional para o envio de notificações e mais.
Embora esteja disponível para mais pessoas, o Android 13 ainda está em estágio preliminar de desenvolvimento e é possível que boa parte das novidades previstas ainda não estejam disponíveis — ao menos, não sem alguma gambiarra. O foco neste momento é construir o sistema com base no feedback da comunidade, então ainda há muita coisa pendente no sistema.
Quais celulares são compatíveis com o Android 13 Beta 1?
Atualmente, o Google distribui o Android 13 Beta 1 para os seguintes modelos:
A instalação pode ser feita com a imagem do sistema em 64 bits ou via Android Emulator, componente do Android Studio. No caso de desenvolvedores que experimentam a última prévia para desenvolvedores, o Android 13 Beta 1 será entregue de forma automática (via OTA). O pacote é identificado pelo código TPB1.220310.029 e é acompanhado pelo pacote de segurança de abril de 2022.
No caso dos participantes do programa de testes Android 12 QPR3, a instalação também pode ser feita de forma facilitada: primeiro, é necessário sair do programa de testes atual e se inscrever a versão correspondente ao Android 13. Daí, uma atualização será detectada pelo aparelho.
Cronograma do Android 13
Com o início da fase beta do Android 13, o Google avança mais um estágio para o lançamento do novo sistema. A liberação da primeira beta aconteceu um tanto atrasada, já que a segunda atualização está prevista para maio — possivelmente, pouco depois da apresentação formal do SO durante o Google I/O.
O Android 13 ainda não tem data exata de lançamento, mas se tudo correr bem, a Gigante das Pesquisas deve liberar o sistema entre setembro e outubro deste ano.
Fonte: Mishaal Rahman