Connect with us

Internacional

Como funciona o processo de adesão à União Europeia?

Após ser invadida pela Rússia, a Ucrânia solicitou formalmente sua entrada na UE. Mas Macron e Scholz alertaram que não haverá “atalhos” e que a adesão pode levar décadas. Entenda o processo

Quando o presidente francês, Emmanuel Macron, advertiu recentemente que um processo de adesão da Ucrânia ou de outros países à União Europeia (UE) poderia levar décadas, ele deve ter pensado no exemplo da Turquia. O país é candidato desde 1999, e a decisão de fazê-lo foi tomada por razões políticas pelo então chanceler federal alemão, Helmut Kohl.

Desde então, vários capítulos das negociações de adesão foram abertos ao longo dos anos − mas as relações com o cada vez mais autocrático presidente Recep Tayyip Erdogan acabaram esfriando.

À medida que as violações dos direitos humanos em Ancara se tornaram mais flagrantes e os desenvolvimentos políticos cada vez mais antidemocráticos, a UE finalmente suspendeu as negociações. É possível que Macron tivesse essa história em mente como um sinal de advertência.

Nesta quinta-feira (19/05), foi a vez de o chanceler federal alemão, Olaf Scholz, afirmar que não haverá regras especiais para permitir uma rápida adesão da Ucrânia ao bloco europeu, que foi solicitada formalmente após o país ser invadido pela Rússia. No Parlamento alemão, Scholz disse que Macron tem razão quando ressalta que o processo de adesão à UE não é uma questão de meses ou alguns anos.  

Para ser justo com candidatos de longa data dos Bálcãs Ocidentais, não deve haver “atalhos” para entrar na UE, disse. Por isso, a União Europeia quer se concentrar em apoiar a Ucrânia “rápida e pragmaticamente”, afirmou, citando um fundo bilionário de solidariedade proposto pela Comissão Europeia para a reconstrução do país após o fim da guerra de agressão russa

Os critérios de Copenhague

O primeiro passo no processo de adesão é o status de país candidato. Para isso, devem ser atendidos os chamados critérios de Copenhague, decididos na cúpula de 1993 na capital dinamarquesa. De acordo com esses critérios, um país deve ter um governo democrático estável e reconhecer o Estado de direito e suas liberdades e instituições.

Em última análise, no entanto, é também uma decisão política, ou seja, se os demais membros da UE acreditam que um novo país se encaixa na família europeia e pode ser útil para o bloco por razões geoestratégicas ou econômicas.

Volodimir Zelenski
Presidente Volodimir Zelenski pediu urgência no processo de adesão da Ucrânia à UE

É evidente que a Turquia não pode se tornar oficialmente um país candidato em seu estado político atual. Mas também é claro que não se pode descartar retrocessos democráticos durante o processo de adesão à UE. Eles se tornam ainda mais prováveis quanto mais longo for esse caminho.

Por outro lado, mesmo a adesão não impede desenvolvimentos antidemocráticos, como mostra o exemplo da Hungria.

Os primeiros passos

As negociações formais podem começar assim que um país estiver disposto e for capaz de reconhecer, aplicar e implementar a legislação da UE. Nesse âmbito, deve realizar reformas judiciais, administrativas, econômicas e de outras estruturas políticas para cumprir os critérios de adesão, ou padrões da UE. O início das negociações deve ser acordado por unanimidade pelo Conselho Europeu, formado pelos líderes de cada país do bloco.

Em um primeiro passo, a Comissão Europeia analisa a situação das instituições do país candidato e propõe uma estrutura de negociação dividida em capítulos individuais. Se os Estados-membros da UE aceitarem essa parte do procedimento, podem começar as negociações sobre as seções individuais.

Ursula von der Leyern, Michel, Erdogan, Cavusoglu
Negociações da Turquia com a UE estão paralisadas: na foto, a presidente da Comissão Europeia, o presidente do Conselho Europeu, o presidente turco e seu ministro das Relações Exteriores

Desde a última revisão do procedimento, no ano passado, as áreas de negociação estão divididas em seis grupos temáticos: fundamentos; mercado interno; competitividade e crescimento justo; questões ecológicas; recursos, agricultura e coesão; e relações externas. Esses grupos são então divididos em 35 subcategorias. Dessa forma, todas as áreas de um Estado são examinadas para ver até que ponto elas atendem aos requisitos da União Europeia.

Quando são encontradas deficiências, os negociadores da UE propõem reformas com “benchmarks”, marcos de referência para uma implementação gradual. Por exemplo, se nem todas as crianças têm acesso à educação, o país candidato deve reformar o sistema de ensino. Se a política interfere muito na nomeação de juízes, são impostas reformas no sistema judiciário para garantir sua independência. O país candidato, por sua vez, é obrigado a implementar as recomendações de Bruxelas, o que pode levar anos, dependendo do caso.

Se o candidato acredita que já reformou o suficiente, a área relevante é revisada novamente pela UE. Se, entretanto, um país candidato se recusar a implementar as reformas prescritas, o processo de adesão fica travado. No caso de retrocessos democráticos claros, como na Turquia, o processo pode ser congelado completamente.

Adesões apesar de problemas

Um tratado de adesão é aceito quando todos os capítulos são encerrados e aprovados pelos governos no Conselho Europeu. Só depois é elaborado um tratado de adesão, que deve ser aprovado pela Comissão e pelo Parlamento Europeu e, finalmente, de forma unânime pelo Conselho Europeu. A adesão estará finalmente concluída quando o próprio país candidato eliminar também os obstáculos internos à ratificação.

Entre 2004 e 2007, 12 países, da Estônia à Bulgária, tornaram-se membros da UE, numa adesão em massa dos países do Leste Europeu. Tratou-se claramente de uma decisão política, que ignorou de forma generosa diversas deficiências entre os novos membros.

Fogos de artifício com castelo ao fundo
Festa em Bratislava em 2004, na entrada da Eslováquia no bloco europeu

Verificou-se, por exemplo, que a mudança das estruturas comunistas na economia e na administração pública levou muito mais tempo do que se esperava. A Bulgária, por exemplo, continua profundamente afetada pela corrupção, e a Romênia ainda tem instituições disfuncionais.

Os países bálticos, por outro lado, tornaram-se modelo para os novos membros. O último país a entrar no bloco foi a Croácia, em 2013. Depois disso, o processo de adesões estagnou.

Fadiga de adesões

Desde então, muitos antigos membros da UE, como a França, a Holanda ou algumas nações escandinavas, estão claramente cansados de ampliações. A adesão custa muito dinheiro − 14 bilhões de euros estão reservados no orçamento da UE para auxílio de pré-adesão, e isso cria problemas políticos intermináveis.

Vários países dos Bálcãs Ocidentais continuam na lista de espera, lhes sendo repetidamente prometidos progressos no processo porque sua adesão parece estrategicamente importante, mas, na verdade, nada progride. Kosovo e Bósnia e Herzegovina são exemplos de países que ainda não estão preparados para o status de candidatos porque seus governos ameaçam seus vizinhos ou violam grosseiramente normas da UE.

Negociações de adesão malsucedidas também foram arrastadas ao longo de vários anos com a Sérvia e Montenegro, onde a Comissão Europeia tem se preocupado principalmente com o Estado de direito, seu critério mais importante.

Mais recentemente, foram abertas negociações com a Macedônia do Norte e a Albânia, embora o governo holandês esteja bloqueando seu progresso devido a dúvidas sobre a disposição do governo albanês de combater o crime organizado transfronteiriço. A Grécia bloqueou a Macedônia do Norte por anos devido à disputa sobre o nome do país, e agora a Bulgária está causando problemas por causa de uma disputa sobre o idioma.

Em vista da situação complicada em relação a países menores candidatos à adesão, não é surpresa que muitos membros da UE vejam com apreensão as ambições de filiação da Ucrânia. Antes da guerra atual, Kiev nem sequer foi capaz de cumprir os requisitos de reforma originados da relação de parceria com a UE, com problemas envolvendo corrupção e Estado de direito.

A invasão russa mudou a situação política, mas não o funcionamento interno do país, que primeiro precisará de um enorme programa de reconstrução. E quando se trata de admitir países que não estão politicamente preparados para isso, a UE certamente deve ser considerada gato escaldado desde a última grande ampliação, em meados dos anos 2000.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

CIDADE1 dia ago

Candidato Galego da Gavel se Envolve em Grave Caso de Agressão Física contra Eleitores em Pombal

Segurança Pública2 dias ago

Risco iminente para vigilantes em todo o Brasil: o tenso quotidiano de quem proporciona segurança a usuários de lotéricas, bancos, faz transportes de valores etc

Segurança Pública2 dias ago

Foguete revolucionário Brasileiro pode colocar Brasil na corrida espacial: Barreira do Inferno se prepara para lançamento do VS-30

Segurança Pública2 dias ago

Os 20 exércitos mais poderosos do mundo: Brasil está na lista de 2024?

Judiciário2 dias ago

OAB-PB realiza plantão para garantir o respeito às prerrogativas da advocacia nas eleições

Judiciário2 dias ago

STF começa a julgar legitimidade do Ministério Público para firmar acordos com entidades desportivas

Nacional2 dias ago

Fundo de campanha duplica recursos para candidaturas; doações individuais diminuem

Internacional2 dias ago

Evo Morales é investigado por estupro de adolescente

Internacional2 dias ago

EUA bombardeiam alvos houthi no Iêmen

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

Fórum debate sustentabilidade no planeta marcando Semana Mundial do Espaço

Internacional2 dias ago

Bombardeio em estrada dificulta fuga de libaneses para Síria

CIDADE2 dias ago

Eleições 2024: a invisibilidade dos servidores municipais na campanha

Judiciário2 dias ago

Eleições 2024: Qual o horário da votação e a que horas os resultados são divulgados?

Nacional2 dias ago

Acordo de Mariana deve ser assinado neste mês, mas ainda há termos em negociação

Nacional2 dias ago

PGR o arquivamento do inquérito contra Renan e Eduardo Braga por falta de provas

Internacional2 dias ago

Em Beirute, ansiedade e medo são onipresentes, diz coordenadora da ONU

Internacional2 dias ago

Conflito Israel-Líbano: O que é a resolução 1701 do Conselho de Segurança?

Internacional2 dias ago

Presidente de São Tomé e Príncipe aponta que países pobres são sacrificados pelo bem-estar dos mais ricos

Internacional2 dias ago

Presidente de Moçambique aponta atribuição de pensão a ex-guerrilheiros como o custo da paz

Educação & Cultura2 dias ago

Projeto proíbe discriminação de bolsistas em instituições de ensino privadas

Educação & Cultura2 dias ago

CE debate metas do novo Plano Nacional de Educação nesta segunda

Educação & Cultura2 dias ago

Comissão de Educação analisa política de preços para livros

ECONOMIA2 dias ago

Indicado para presidir o BC, Gabriel Galípolo será sabatinado nesta terça

CIDADE2 dias ago

Parceria que avança: Cícero Lucena e João Azevêdo inspecionam as obras de construção de quatro viadutos na Capital

CONCURSO E EMPREGO2 dias ago

Pedidos de demissão batem recorde no Brasil: por que isso está acontecendo?

CIDADE2 dias ago

Você sabia? Aplicativo que revolucionou o transporte público em João Pessoa foi solicitado pelo vereador Marmuthe na CMJP

ESTADO2 dias ago

Sete municípios da Paraíba terão tropas federais para reforçar segurança nas eleições

Judiciário2 dias ago

TCE bloqueia contas de três prefeituras e uma Câmara Municipal na Paraíba

Politíca2 dias ago

Justiça indefere candidatura de Hermerson e eleição em Bayeux será entre Domiciano Cabral, Tarcyanna e Glicério

Politíca2 dias ago

Pollyanna e Pedro arrastam multidão em Pombal: “Vamos mudar essa cidade e fazer a maior e melhor gestão”

AGRICULTURA & PECUÁRIA9 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

ECONOMIA9 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional9 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO9 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional9 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE9 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA9 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde9 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional9 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura9 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional3 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional9 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA9 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

ENTRETENIMENTO6 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

Nacional9 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO9 meses ago

HORTÊNSIAS

ENTRETENIMENTO9 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário5 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO7 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO10 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

CONCURSO E EMPREGO12 meses ago

Concurso da PMPB pode ser suspenso? Jurista avalia

Esporte4 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO4 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO10 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO10 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

Nacional3 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

ENTRETENIMENTO4 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ENTRETENIMENTO5 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Internacional7 meses ago

China

ECONOMIA3 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Saúde5 dias ago

ARRITMIA CARDÍACA MATA 320 MIL BRASILEIROS POR ANO

ENTRETENIMENTO5 dias ago

TIPOS DE ORA-PRO-NÓBIS

CONCURSO E EMPREGO5 dias ago

DESEMPREGO ALCANÇA MENOR ÍNDICE EM 12 ANOS

Educação & Cultura5 dias ago

UMA BREVE HISTÓRIA DO PLANETA

Nacional5 dias ago

OS IMPACTOS AO MEIO AMBIENTE

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

TURISTAS FAZEM CAMINHADA ESPACIAL HISTÓRICA COM A POLARIS DAWN

Saúde3 semanas ago

COMO O AUMENTO DA TEMPERATURA AFETA O NOSSO CORPO?

Educação & Cultura3 semanas ago

COLÉGIO AGRÍCOLA CRIA UM SISTEMA PARA PRODUÇÃO DE TILÁPIA

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

COMO ESCOLHER O CANE CORSO PERFEITO: GUARDA E COMPANHIA

Nacional3 semanas ago

PRESERVAÇÃO DA AMAZÔNIA É FUNDAMENTAL PARA O EQUILÍBRIO CLIMÁTICO DO PLANETA

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 semanas ago

O QUE SERÁ DA AGRICULTURA SEM OS JOVENS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

ANATEL ENDURECE REGRAS PARA O TELEMARKETING

Internacional3 semanas ago

MAIOR GELEIRA DOS ALPES ITALIANOS DOLOMITAS PODE DESAPARECER ATÉ 2040

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

RECEITA: TORTA DE ABÓBORA COM CACHAÇA

Internacional3 semanas ago

5 MOMENTOS-CHAVE DO DEBATE ENTRE KAMALA E TRUMP

Nacional3 semanas ago

REGIÃO DA CHAPADA DOS VEADEIROS É ATINGIDA POR “FOGO SUBTERRÂNEO”

ENTRETENIMENTO1 mês ago

Assistam ao filme – Um Anjo em Nossas Vidas 

Judiciário1 mês ago

QUAL É A IMPORTÂNCIA E A FUNÇÃO DO STF?

Saúde1 mês ago

COISAS QUE NINGUÉM TE FALA SOBRE A HÉRNIA DE DISCO

ECONOMIA1 mês ago

ANEEL ANUNCIA BANDEIRA VERMELHA EM SETEMBRO

Segurança Pública1 mês ago

O QUE ESTÁ POR TRÁS DOS INCÊNDIOS CRIMINOSOS EM SP?

ENTRETENIMENTO1 mês ago

RESOLVA AS FOLHAS AMARELADAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

FUNGOS QUE COMEM PLÁSTICO

CIDADE1 mês ago

CEARÁ PODE VIRAR LÍDER NA PRODUÇÃO DE HIDROGÊNIO VERDE

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

COMO INSTALAR PLACAS SOLARES DE FORMA SEGURA

Educação & Cultura1 mês ago

COMO A ELEVAÇÃO DO MAR AFETA O BRASIL? GEÓLOGO EXPLICA

ENTRETENIMENTO1 mês ago

RECEITA DO CHICO BALANCEADO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

ANATEL ANUNCIA FUNCIONALIDADES PARA EVITAR GOLPES

Saúde1 mês ago

É O FIM DOS HOMENS? CROMOSSOMO Y ESTÁ DESAPARECENDO

Saúde1 mês ago

PESQUISA REVELA DIETA QUE PODE TE FAZER VIVER MAIS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br