CIÊNCIA & TECNOLOGIA
WhatsApp permite reagir com qualquer emoji no aplicativo beta
O WhatsApp começou a liberar o uso de qualquer emoji como reação às mensagens para testadores. O objetivo é expandir o popular recurso que reduz a quantidade de texto em chats individuais e grupos. A novidade está disponível nas versões beta 22.14.0.71 no iOS e 2.22.15.6 no Android.
Para saber se você já tem acesso, é só procurar por um novo ícone de soma (+) ao lado das reações padrão. Se o botão estiver lá, você terá acesso à biblioteca inteira de emojis, assim poderá escolher qualquer coisa para interagir com os textos, áudios, fotos, documentos e vídeos enviados pela plataforma.
Na biblioteca, a interface é a mesma usada para mandar emojis no chat: você terá todas as categorias ou poderá usar a ferramenta de lupa para procurar algo específico. É possível reagir com somente um emoji personalizado a cada mensagem, provavelmente para evitar spam de reações.
O formato é interessante porque mantém as reações atuais e mais usadas, mas também abre possibilidades para outras interações úteis. Nem sempre os seis emojis existentes expressam o que você deseja, portanto a adição é bem-vinda.
Reagir com qualquer emoji no WhatsApp
A possibilidade estava em desenvolvimento há algum tempo, sendo a atualização mais recente ocorrida há duas semanas. O recurso atual funciona exatamente como nos prints do começo de junho, logo dá para presumir ser o mesmo formato.
Caso a atualização ainda não tenha chegado para você, é possível visitar a loja de aplicativos para checar o update para o WhatsApp. Se mesmo assim não houver nada, o jeito é aguardar mais um pouco até sua conta ser contemplada.
Ainda não há informações oficiais sobre quando o recurso será lançado para o aplicativo estável do WhatsApp. Se os testes correrem sem problemas, é possível que isso ocorra em algumas semanas.
As reações com emoji chegaram ao WhatsApp oficialmente no dia 5 de maio de 2022. A adição faz parte de um pacotão de novidades voltado para o recurso de Comunidades e também contou com a liberação de envios de arquivos com até 2 GB de tamanho e a possibilidade de criar grupos com até 512 participantes.