CIÊNCIA & TECNOLOGIA
Entenda o que é Marketplace, como funciona e suas vantagens
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Não podemos negar que a pandemia impulsionou o crescimento do e-commerce. Nesse contexto, é importante entender o que é marketplace, pois o setor é responsável por uma parcela considerável das vendas feitas pela internet.[Baixe agora] Modelo de plano de vendas
Para você ter uma ideia do sucesso, basta olhar os números. De acordo com um levantamento feito pela NielsenIQ, no primeiro semestre de 2020, os marketplaces foram responsáveis por 78% do faturamento do comércio eletrônico.
E mais: enquanto as vendas no e-commerce subiram 41% no período, o marketplace teve uma alta de 52%. Isto é, a ascensão dos shoppings virtuais está em um ritmo ainda mais acelerado que o total do e-commerce.
Interessou-se pelo assunto e quer aproveitar o sucesso dos marketplaces para aumentar as suas vendas? Então, continue a leitura!
O que é um marketplace?
Marketplace é uma espécie de shopping virtual que reúne diversos vendedores em uma única plataforma. A administradora do marketplace fornece toda a infraestrutura tecnológica e intermedeia as conexões entre consumidores e lojistas. Em contrapartida, os vendedores pagam mensalidades ou um percentual das vendas para a plataforma.
Se você pensar em como funciona um shopping físico, por exemplo, fica ainda mais fácil entender o conceito. Afinal de contas, são várias lojas em um mesmo lugar e os consumidores podem ficar horas passeando pelo espaço.
Essa reunião de lojistas melhora a experiência do cliente, pois permite fazer comparações de forma prática. É possível comprar várias coisas em apenas um lugar. Aliás, isso também acontece em feiras de rua, mercados e até em centros comerciais.
No marketplace a lógica é a mesma. A diferença é que não existe um espaço físico para reunir os lojistas: as transações são feitas por uma plataforma de e-commerce na internet.
Qual é a diferença entre marketplace e e-commerce?
O e-commerce é um comércio eletrônico que vende produtos ou serviços pela internet. Nesse contexto, a marca é responsável pela operação de ponta a ponta — mesmo quando há a contratação de serviços terceirizados.
Ou seja, a empresa faz toda a gestão de produtos, estoque, logística, gateway e soluções de pagamento, marketing, relacionamento, inbound commerce, entre outros.
Já o marketplace não deixa de ser um e-commerce, porém, são várias lojas dentro da mesma plataforma. Nesse caso, o administrador do marketplace concede a estrutura tecnológica para outros vendedores, mas não é responsável pelo controle de estoque, nem envio dos pedidos.
Então, o marketplace é um espaço virtual onde outros varejistas também podem anunciar seus produtos e vender.
Como funciona o marketplace?
Para o consumidor, o marketplace funciona como um e-commerce qualquer. Ele entra em uma página na internet, efetua a compra, faz o pagamento, rastreia o pedido e recebe a mercadoria em casa conforme combinado.
No entanto, tem um detalhe que o permite identificar um negócio feito dentro de um marketplace: os dizeres “vendido e entregue por ….”. Na prática, isso significa que o item é vendido por uma loja parceira.
Aliás, parceria é a palavra que resume a relação entre vendedores e administradores de marketplace, que é um modelo de negócios colaborativo. O dono da plataforma fornece toda a infraestrutura tecnológica como desenvolvimento da página, layout, certificado SSL, segurança de dados, soluções de pagamento, entre outros. Já os lojistas entram com os produtos, pagando à administradora uma mensalidade ou comissão pelas vendas.
Quais são as vantagens do marketplace?
Como os shoppings virtuais atraem públicos diversos, vender nas plataformas é uma forma de aumentar as possibilidades de negócios. A seguir, vamos explicar melhor quais são os principais benefícios da plataforma de vendas.
Baixo custo
O lojista não precisa investir no desenvolvimento de uma plataforma própria, nem como segurança digital, meios de pagamento, marketing, entre outros. Todos esses recursos ficam por conta do marketplace.
Nesse caso, o custo inicial para vender pela internet é mais baixo. Alguns marketplaces ainda oferecem benefícios aos sellers, como a diluição dos custos logísticos. Dessa forma, é possível garantir fretes mais competitivos e atrair consumidores.
Grande visibilidade
Quem decide começar um e-commerce do zero tem um longo trabalho de branding para conquistar a confiança do cliente e ganhar relevância no mercado. Por outro lado, os marketplaces já estão consolidados e recebem um alto volume de acessos de clientes.
Ao vender nesses sites, portanto, é possível aproveitar o alto tráfego e a autoridade da página para dar visibilidade aos seus produtos.
Alto volume de vendas
Com toda essa visibilidade aliada à confiança que os consumidores já têm nessas plataformas, você aumenta as possibilidades de fazer negócios. O resultado pode ser visto no aumento das vendas online e no faturamento da empresa.
Quais as desvantagens de um marketplace?
Como nem tudo são flores, apesar de vantajoso, os marketplaces também têm seus contras. Veja quais são os principais inconvenientes de vender nesses espaços.
Dependência das plataformas
Não podemos negar que ter uma plataforma de vendas pronta para uso sem precisar gastar nada tem lá as suas vantagens. Mas já pensou se o marketplace encerra as atividades de uma hora para outra? Ou se a plataforma enfrenta uma crise de credibilidade, muda as políticas de vendas, entre outros fatores que podem atrapalhar a atuação da sua empresa?
Nesse sentido, você fica sem espaço para vender seus produtos, não é mesmo? Sendo assim, essa dependência do modelo representa alguns riscos ao negócio. É por isso que, além de anunciar nesses locais, é importante diversificar os canais de vendas.
Grande concorrência
Vendedores do mundo inteiro querem aproveitar a visibilidade dos marketplaces para anunciar seus produtos. É por isso que a concorrência é bem alta.
Se você fizer a pesquisa de um item qualquer vai entender melhor. Perceba que aparecerão vários resultados para a mesma mercadoria e, muitas vezes, com valores bem similares. Nesse caso, saem em vantagem quem oferece o preço mais baixo e tem boas avaliações.
Menor margem de lucro
Para garantir preços competitivos — inclusive do frete —, muitas vezes é necessário reduzir a margem de lucro. Além disso, existem os custos com taxas, mensalidade e comissões que reduzem ainda mais o valor que entra para o caixa do vendedor.
Personalizações não disponíveis
Cada marketplace tem uma identidade visual própria que não pode ser alterada. Logo, de modo geral, você não pode incluir o seu logotipo, nem personalizar a página com as cores da sua marca.
Aliás, essa limitação não diz respeito apenas ao layout. As regras sobre formas de pagamento, campanhas de marketing, usabilidade são ditadas pela administrador. Então, nem sempre é possível controlar esses fatores.
Marca menos relevante
Na hora de recomendar um e-commerce para amigos e familiares, os consumidores sempre vão citar a marca do marketplace, não da sua empresa. E como a plataforma não permite personalização, é um desafio fortalecer a identidade de marca e gerar um bom reconhecimento no mercado.
Como você pôde perceber, existem prós e contras em vender em marketplaces. Então, é importante colocar os fatores na balança antes de começar a anunciar seus produtos nessas plataformas, combinado?
Qual é a rentabilidade de um marketplace?
A título de esclarecimento, rentabilidade é um indicador-chave que mostra o percentual de retorno sobre um investimento. Quem aplica dinheiro no mercado financeiro sabe muito bem o que esse índice representa. Se você investe R$ 1.000,00 e, no fim do prazo de um ano resgata R$ 1.100, por exemplo, significa que teve uma rentabilidade de 10%.
Agora, quando o assunto é marketplace, não é possível falar em um número universal de rentabilidade. Isso depende de uma série de fatores, como nicho de mercado que atua, valor do ticket médio e a taxa de conversão.
Geralmente, marketplaces com maior rentabilidade costumam cobrar comissões mais altas dos sellers. Sendo assim, é bom pensar nesse aspecto na hora de montar o seu e-commerce ou escolher uma plataforma para anunciar seus produtos.
Como vender em marketplace?
Chegou a hora de aprender, na prática, a lucrar com as vendas em marketplaces. No entanto, antes de tudo, nós sugerimos que você faça um plano de negócios e analise a viabilidade desse projeto.
Quem já está há muitos anos no mercado e tem uma marca consolidada, por exemplo, pode se beneficiar mais se criar seu próprio marketplace em vez de atuar na plataforma de terceiros, concorda?
Por outro lado, lojas recém-criadas e com baixo volume de vendas aproveitam mais as vantagens de atuar em plataformas já renomadas. De toda forma, nada impede que você atue nas duas frentes: abrir um e-commerce próprio e anunciar em marketplaces. Tudo depende dos objetivos do seu plano de vendas.
Dito isto, a seguir, vamos mostrar um passo a passo para vender em marketplaces. Confira!
Verifique se a sua empresa obedece aos requisitos mínimos
São poucos os marketplaces que permitem a atuação de pessoas físicas como sellers (vendedores). No entanto, como estamos falando de negócios, a formalização é um passo importante. Isso dá mais credibilidade ao vendedor e profissionaliza o negócio.
Sendo assim, ter um CNPJ ativo e sem restrições é um pré-requisito. Ao formalizar o negócio, é possível emitir notas fiscais e manter a empresa em dia com as obrigações tributárias. Muitos marketplaces exigem também que o sele tenha uma conta-corrente vinculada ao CNPJ para o recebimento das vendas.
Apesar dessas orientações básicas, vale lembrar que cada plataforma tem suas próprias regras. Então, lembre-se de conferir as diretrizes de cada uma delas.
Escolha uma plataforma
Em primeiro lugar, a escolha da plataforma ideal não deve ser baseada apenas em volume de acessos. O importante mesmo é marcar presença em canais mais relevantes para o seu nicho de mercado.
Não faz sentido uma loja de móveis e eletrodomésticos anunciar em marketplaces de beleza, não é mesmo? É por isso que vale a pena fazer um estudo de mercado para identificar as plataformas preferenciais da sua buyer persona.
E opções não faltam porque existem diversos marketplaces por aí. Entre os mais conhecidos, estão:
- Mercado Livre;
- B2W (Americanas, Submarino e Shoptime);
- Via Varejo (Casas Bahia, Extra e Ponto Frio);
- Magazine Luiza;
- Amazon;
- Elo7;
- Netshoes;
- Dafiti;
- MadeiraMadeira.
Invista em ferramentas de integração
Cadastrar os produtos manualmente nas plataformas de marketplace é bem trabalhoso. E o pior: essa gestão fragmentada pode gerar erros, perda de vendas e até prejuízos em termos de reputação.
Logo, invista em ferramentas especializadas. Com elas, as informações são integradas com ERP da empresa para gerenciar os canais de venda em apenas um lugar. Assim, é possível otimizar a gestão de estoque, fazer uma boa gestão de clientes, controlar melhor as vendas e por aí vai.
Ofereça um bom atendimento ao cliente
Lembra que falamos sobre a dificuldade de gerar reconhecimento de marca com as vendas em marketplaces? Pois bem, apesar de não ser uma tarefa fácil, existem meios para encantar o consumidor e se diferenciar em meio a concorrência tão alta.
E um desses diferenciais é o atendimento ao cliente. Sendo assim, esteja à disposição dos consumidores para esclarecer dúvidas, interaja no campo de perguntas e mostre que você se importa. Essa é uma forma de gerar aproximação e conquistar a confiança do seu público.
Promova seus produtos
Os marketplaces já fazem investimentos em marketing para atrair visitantes para a página. No entanto, é interessante fazer a sua parte para atrair tráfego para a sua página de produto. Dessa forma, você aumenta as chances de converter.
Vale promover seus produtos nas redes sociais da marca, investir em e-mail para e-commerce, newsletter, marketing de conteúdo, entre outras. São diversas as estratégias para ganhar destaque e aumentar a relevância da sua empresa nesses ambientes.
Além do mais, não adianta cadastrar os produtos de qualquer jeito e esperar a magia acontecer, viu? É importante ter um cuidado extra com a descrição dos itens e com as imagens. Uma boa dica para fazer apresentações mais detalhadas é ficar de olho nas avaliações e monitorar o campo de perguntas para identificar as principais dúvidas dos consumidores.
Por fim, entender o que é marketplace é o primeiro passo para ter sucesso com as vendas na internet. No entanto, lembre-se de colocar os prós e contras na balança para se certificar de que a estratégia é a ideal para o seu negócio. Outro ponto importante é escolher as plataformas de forma estratégica para aumentar as chances de sucesso.
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