CIÊNCIA & TECNOLOGIA
SEO para blog: como otimizar o conteúdo para mecanismos de pesquisa
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A otimização do mecanismo de pesquisa (SEO) é incrivelmente importante para os profissionais de marketing. Quando você otimiza suas páginas da Web, incluindo também estratégias de SEO para blog, está tornando seu site mais visível para quem está procurando palavras-chave associadas à sua marca, produto ou serviço por meio de mecanismos de pesquisa como o Google.Otimize o desempenho do seu site e gere mais tráfego e leads com nosso guia
Mas ela pode ser uma tática bem complicada de dominar com as frequentes atualizações de algoritmo do Google.
Como você sabe o que é importante e o que não é? Quais são as práticas recomendadas de SEO para o blog de hoje e o que é considerado antiquado? Como você pode manter tudo em ordem?
Essa confusão é um problema comum enfrentado por profissionais de inbound marketing. Por isso mesmo, trouxemos este artigo que mostra como otimizar seus posts de blog para as palavras-chave relevantes para você, além de algumas outras táticas de otimização.
A lista não cobre todas as táticas de SEO que existem. Ao contrário, essas dicas têm a finalidade de iniciar no aprimoramento do SEO para seu blog em particular.
15 passos para otimizar o SEO para blog
- Concentre-se em uma ou duas palavras-chave de cauda longa
- Inclua essas palavras-chave em partes específicas do seu post
- Seu blog deve ser otimizado para dispositivos móveis
- Otimize a metadescrição
- Otimize suas imagens
- Não use muitas marcas de tópicos similares
- Use estruturas de URL que ajudem seus visitantes
- Crie links internos quando possível
- Use o Search Console do Google
- Use agrupamentos de tópicos
- Observe os primeiros resultados da busca antes de escrever seu conteúdo
- Delete conteúdo que está levando seu site para baixo
- Atualize seu conteúdo
- Escreva para se posicionar com Featured Snippets
- Incorpore outros tipos de mídia otimizada
Confira, a seguir, os pontos de atenção para melhorar a visibilidade do seu blog nos mecanismos de busca!
1 – Concentre-se em uma ou duas palavras-chave de cauda longa
Otimizar seus posts de blog para palavras-chave não significa incorporar tantas palavras-chave nos posts quanto possível. Na verdade, isso vai acabar prejudicando o seu SEO porque os mecanismos de pesquisa vão pensar que você está abusando das palavras-chave (ou seja, incluindo-as tanto quanto possível com o único propósito de subir na classificação da pesquisa orgânica).
Mas isso não é legal com os mecanismos de pesquisa nem proporciona uma experiência de leitura muito boa. Em vez disso, você deve usar palavras-chave em seu conteúdo de maneira que não pareça artificial ou forçado.
Uma boa regra é se concentrar em uma ou duas palavras-chave por post do blog. Isso ajudará a mantê-lo concentrado em uma meta para seu post. Embora você possa usar mais de uma palavra-chave em um único post, mantenha o foco do post estreito o suficiente para permitir que você invista seu tempo realmente otimizando apenas uma ou duas palavras-chave.
O uso de palavras-chave de cauda longa pode ser mais eficiente para esse fim, pois visitantes do site que pesquisam termos de cauda longa, frequentemente, serão mais qualificados. Em outras palavras, você trará o tipo certo de tráfego (visitantes que convertem) usando palavras-chave de cauda longa.
2 – Inclua essas palavras-chave em partes específicas do seu post
Agora que você tem uma ou duas palavras-chave, é hora de incorporá-las em seu post do blog. Há quatro locais essenciais onde você deve tentar incluir suas palavras-chave: título, cabeçalhos e corpo, URL e metadescrição.
Título
O título do seu post será a primeira etapa para um mecanismo de pesquisa e um leitor determinarem a relevância de seu conteúdo; portanto, incluir uma palavra-chave aqui é vital.
Faça a inclusão dentro dos primeiros 65 caracteres do seu título, que é mais ou menos onde o Google faz o corte nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa (SERPs). Tecnicamente, o Google mede por largura de pixel, não por contagem de caracteres e, recentemente, aumentou a largura dos pixels para resultados de pesquisa orgânica de cerca de 500 para cerca de 600 pixels, o que dá mais ou menos 65 caracteres.
Quando você tem um título extenso, é uma boa ideia colocar sua palavra-chave no começo, já que ele pode ter o fim cortado nas SERPs, o que pode prejudicar a relevância percebida do post. No exemplo abaixo, tínhamos um título longo com mais de 65 caracteres, então já começamos com a palavra-chave que estávamos usando para obter uma boa classificação: “SEO na página”.
Cabeçalhos e corpo
Mencione sua palavra-chave em uma cadência normal em todo o corpo do post e nos cabeçalhos. Isso significa incluir suas palavras-chave no texto, mas apenas de maneira natural e favorável ao leitor. Não exagere para não correr o risco de ser penalizado por abuso de palavras-chave.
Antes de começar a escrever um novo post, você, provavelmente, pensará em como incorporar suas palavras-chave no post do blog. Essa é uma ideia inteligente, mas não deve ser seu único foco nem mesmo seu foco principal.
Sempre que você cria conteúdo, seu foco deve ser o que interessa ao seu público, não quantas vezes você pode incluir uma palavra-chave ou uma frase de palavra-chave nesse conteúdo. Concentre-se em ser útil e responder a qualquer pergunta que seu cliente possa ter feito para chegar ao seu post. Faça isso e acabará fazendo uma otimização natural para palavras-chave importantes de qualquer maneira.
URL
Os mecanismos de pesquisa também examinam sua URL para descobrir sobre o que é o seu post, e isso é uma das primeiras coisas que eles rastreiam em uma página. Você tem uma enorme oportunidade de otimizar suas URLs em cada post que publica, pois cada um deles reside em sua própria e exclusiva URL. Assim, inclua suas palavras-chave nela.
No exemplo abaixo, criamos a URL usando a palavra-chave de cauda longa que estávamos tentando para obter uma boa classificação: “melhores campanhas de e-mail marketing”.
Metadescrição
A metadescrição tem como objetivo fornecer informações aos mecanismos de pesquisa e aos leitores sobre o conteúdo do seu post de blog. Assim, use seu termo de cauda longa para que o Google e o público saibam com clareza qual é o conteúdo do post. Ao mesmo tempo, lembre-se de que o texto é muito importante para as taxas de cliques: quanto mais envolvente, melhor.
3 – Otimize seu blog para dispositivos móveis
Já faz algum tempo desde que o Google revelou que mais pessoas usam o mecanismo de pesquisa em seus celulares do que em computadores. E para todas essas valiosas consultas de pesquisa feitas em celulares, o Google exibe os resultados otimizados para dispositivos móveis primeiro. Esse é mais um exemplo de como o Google favorece fortemente os sites otimizados para esses aparelhos, o que é verdade desde que o algoritmo foi atualizado, em abril de 2015.
Embora um design responsivo e sites otimizados para dispositivos móveis sempre tenham sido importantes para a experiência do usuário, eles também estão se tornando cada vez mais importantes para o SEO. Então, se você não tem se concentrado em melhorar sua experiência para eles, é melhor priorizar isso agora, ou suas classificações nas pesquisas podem ser prejudicadas.
Na plataforma da HubSpot, todo conteúdo criado é automaticamente responsivo para dispositivos móveis.
Se o seu site usar um design responsivo, as páginas do seu blog terão apenas uma URL em vez de duas diferentes, para desktop e celular, respectivamente. Isso ajuda o SEO para blog, pois qualquer link de inbound que retornar ao seu site não ficará dividido entre as URLs separadas. Qualquer benefício do SEO obtido com esses links será centralizado, ajudando o Google a reconhecer mais facilmente o valor do seu post e classificá-lo corretamente.
Lembre-se de que o que os mecanismos de pesquisa valorizam está sempre mudando. Você pode acompanhar essas mudanças assinando o blog oficial do Google.
4 – Otimize a metadescrição
Para relembrar, a metadescrição é o texto adicional que aparece nas SERPs e permite aos leitores saber do que trata o link. A metadescrição dá aos usuários da pesquisa as informações de que eles precisam para determinar se o seu conteúdo é o que eles estão procurando e, por fim, os ajuda a decidir se vão clicar ou não.
Além de ser de fácil leitura (atraente e relevante), sua metadescrição deverá incluir a palavra-chave de cauda longa com a qual você está tentando obter uma boa classificação, pois, se você estiver fazendo o blog corretamente, essa palavra-chave será representativa do conteúdo do seu post.
No exemplo acima, pesquisamos “CRM de vendas”. O termo está em negrito na metadescrição, ajudando os leitores a fazer a conexão entre o termo de pesquisa e o resultado, e o texto explicativo chama a atenção e atrai cliques.
Observação: hoje em dia, não é garantido que sua metadescrição seja sempre incluída nas SERPs como era antes. Cada vez mais o Google extrai outras partes do seu post que incluam as palavras-chave pesquisadas, presumivelmente para dar aos usuários um contexto ideal sobre como o resultado corresponde à sua consulta específica.
Embora não haja muito o que fazer para influenciar o texto que é extraído, continue a otimizar seu post para facilitar a leitura (veja exemplo a seguir). Ao criar um conteúdo fácil de ler com a inclusão natural de palavras-chave, será mais fácil para o Google provar a relevância do seu post nas SERPs para você.
5 – Otimize suas imagens
Posts de blog não devem conter apenas texto. Você também deve incluir imagens que ajudem a explicar seu conteúdo. Porém, os mecanismos de pesquisa não procuram apenas imagens. Em vez disso, eles procuram imagens com texto alternativo.
Como os mecanismos de pesquisa não podem “ver” as imagens da mesma forma que os humanos, o texto alternativo informa sobre o que é a imagem, o que contribui para que ela seja encontrada na pesquisa.
O texto alternativo também ajuda a proporcionar uma melhor experiência do usuário, pois será exibido dentro do contêiner da imagem quando esta não puder ser encontrada ou exibida e também poderá melhorar a acessibilidade para pessoas com deficiência visual que estejam usando leitores de tela.
Tecnicamente, o texto alternativo é um atributo que pode ser adicionado a uma marca de imagem em HTML. Veja como pode ser uma marca de imagem completa (negrito adicionado para ênfase):
alt=”descrição-imagem” title=”dica de ferramenta da imagem”>
Adicionar palavras-chave ao seu texto alternativo pode parecer uma coisa pequena e que não vai afetar suas classificações de pesquisa tanto quanto outras coisas nesta lista. Mas vale o minuto extra que você investe para mudar o nome de “IMG23940” para algo preciso e descritivo como “filhotes-brincando-no-cesto”:
Clientes da HubSpot: o Painel de SEO reconhecerá se você otimizou ou não suas imagens. Embora esses elementos não sejam tão importantes quanto outras otimizações, eles ainda são necessários (além de serem fáceis de adicionar).
6 – Não use muitas tags similares
As tags podem ajudar a organizar o conteúdo do seu blog, mas, se você exagerar, podem ser prejudiciais. Se tiver muitas marcas similares, há chances de ser penalizado pelos mecanismos de pesquisa por ter conteúdo duplicado.
Pense nisso desta maneira: quando você cria uma tag, cria também uma nova página do site onde o conteúdo dessas tags aparecerá. Se usar muitas tags similares para o mesmo conteúdo, os mecanismos de pesquisa perceberão isso como se você estivesse mostrando várias vezes o conteúdo em seu site. Por exemplo, tags como “blogging”, “blog” e “posts de blog” são muito similares entre si para serem usadas no mesmo post.
Se estiver preocupado com a possibilidade de seus posts do blog atuais terem muitas tags similares, elimine o excesso. Escolha cerca de 15 a 25 que você considera importantes para o seu blog e que não sejam muito parecidas entre si. Então, marque seus posts apenas com essas palavras-chave. Assim, você não terá de se preocupar com conteúdo duplicado.
7 – Use estruturas de URL que ajudem seus visitantes
A estrutura de URL de suas páginas da Web (que são diferentes das URLs específicas dos seus posts) deve facilitar a compreensão da estrutura do seu site e do conteúdo que os visitantes estão prestes a ver. Os mecanismos de pesquisa favorecem as URLs de páginas da Web que facilitam para que eles e os visitantes do site entendam o conteúdo da página.
Essa diferenciação é incorporada nas respectivas estruturas de URL dos blogs da HubSpot. Se você decidir ir para a seção de Marketing a partir dessa página principal, será levado para a URL http://blog.hubspot.com/marketing. Se quiser ler a seção de Vendas, basta mudar onde diz “marketing” na URL para “sales”: http://blog.hubspot.com/sales. Essa estrutura de URL ajuda a entender que “/marketing” e “/sales” são seções menores dentro do blog maior.
E se houver um artigo específico que quisermos ler? Talvez “Como pesquisar por palavra-chave: um guia para iniciantes”? Sua estrutura de URL http://blog.hubspot.com/marketing/how-to-do-keyword-research-ht mostra que esse é um artigo da seção de Marketing do blog.
Dessa forma, a estrutura de URL age como um sistema de categorização para os leitores, permitindo que saibam onde estão no site e como acessar novas páginas do site. Os mecanismos de pesquisa apreciam isso, pois os ajuda a identificar exatamente quais informações as pessoas que pesquisam acessarão em diferentes partes do seu blog ou site.
Obtenha mais práticas recomendadas para estrutura de URL da Moz aqui.
8 – Crie links internos quando possível
Links de inbound em seus artigos ajudam a mostrar aos mecanismos de pesquisa a validade ou relevância do seu conteúdo. O mesmo vale para links internos para outras páginas no seu site. Se você escreveu sobre um tópico que é mencionado em outro post do blog, e-book ou página da Web, é uma prática recomendada criar um link para essa página.
Além de seus links internos ajudarem a manter os visitantes em seu site, eles também expõem suas outras páginas relevantes e com autoridade aos mecanismos de pesquisa.
Clientes da HubSpot: o Painel de SEO sugere automaticamente os links para outros recursos internos no seu site. Pense nisso como uma solução para o seu SEO, ao mesmo tempo em que ajuda seus visitantes a obter mais informações do seu conteúdo.
Se você está procurando mais links internos para adicionar ao seu post, mas não sabe ao certo quais seriam relevantes, clique em “Explore alguns links internos que você pode usar neste post” para obter uma lista de recomendações.
9 – Use o Search Console do Google
O Search Console gratuito do Google contém uma seção chamada Relatório de Search Analytics. Esse relatório ajuda você a analisar os cliques da Pesquisa Google e é útil para determinar quais palavras-chave as pessoas estão usando para encontrar o conteúdo do seu blog. Saiba como usá-lo consultando a página de suporte oficial do Google aqui.
Se estiver interessado em otimizar seus posts do blog mais antigos de melhor desempenho para tráfego e leads como temos feito desde 2015, essa ferramenta ajudará a identificar o que está mais acessível.
Muitos profissionais de marketing de conteúdo enfrentam dificuldades para otimizar seus posts de blog para pesquisas. A verdade é que seus posts não vão começar a aparecer nas melhores classificações imediatamente. Leva tempo para criar uma autoridade de pesquisa.
No entanto, quando você publica posts de blog com frequência e os otimiza consistentemente para pesquisa, mantendo uma experiência de fácil leitura, é recompensado na forma de tráfego e leads no longo prazo.
Neste artigo, você confere outras ferramentas de SEO para a sua estratégia.
10 – Use agrupamentos de tópicos
Da maneira como a maioria dos blogs é estruturada atualmente (incluindo nossos próprios blogs, até bem recentemente), blogueiros e SEOs têm trabalhado para criar posts individuais que apareçam nas classificações para palavras-chave específicas.
O resultado é desorganizado, e é difícil para o usuário encontrar as informações exatas de que precisa. Tem como consequência também suas próprias URLs competindo umas com as outras nas classificações dos mecanismos de pesquisa quando você produz vários posts sobre tópicos semelhantes. Veja como era nossa arquitetura de blog usando este antigo manual:
Agora, para obter uma classificação na pesquisa e responder melhor aos novos tipos de consultas que os usuários estão enviando, a solução será usar o modelo de agrupamento de tópicos. Escolha os tópicos gerais para os quais deseja ser classificado e crie conteúdo com base em palavras-chave específicas relacionadas a esse tópico, todas vinculadas entre si, para criar uma autoridade mais ampla para o mecanismo de pesquisa.
Usando esse modelo, a nossa infraestrutura de blog está assim agora, com tópicos específicos cercados por posts de blog relacionados ao tópico, conectados a outras URLs no agrupamento por meio de hiperlinks:
Esse modelo usa uma arquitetura de site mais deliberada para organizar e vincular URLs, com o objetivo de ajudar mais páginas do seu site a aparecer na classificação do Google, além de ajudar os usuários a encontrar informações no seu site com mais facilidade. Essa arquitetura consiste em três componentes: conteúdo pilar, conteúdo do cluster e hiperlinks:
11 – Observe os primeiros resultados da busca antes de escrever seu conteúdo
Antes de iniciar uma pauta de conteúdo para o seu blog, faça uma busca sobre o tema na internet e observe quais os principais resultados encontrados.
Com um guia de SEO em mãos, como estas dicas, você poderá analisar e reconhecer os conteúdos que foram elaborados com mais qualidade e entender quais são seus destaques e pontos a melhorar. Assim, você garante mais possibilidades para o seu conteúdo, respondendo a outras perguntas sobre o tema ou oferecendo respostas mais completas.
Uma boa opção é analisar os conteúdos com melhores posições na pesquisa por palavras-chave e também aqueles que foram produzidos pelos seus concorrentes e se perguntar: o que falta aqui? O que ainda não foi respondido? Como eu posso acrescentar algo valioso ao tópico? E, talvez, o mais importante: como posso responder essa dúvida de um jeito mais simples e prático?
12 – Delete conteúdo que está levando seu site para baixo
Essa dica é um exercício de desapego da quantidade e foco na qualidade. A verdade é que, se você tem um blog há alguns anos, muitos dos posts estarão desatualizados ou já não fazem mais sentido para a sua estratégia e o contexto atual do mercado. Nesse caso, o melhor a se fazer é deletá-los, otimizando ainda mais a estrutura do seu blog.
Posts duplicados, URLs muito parecidas ou mesmo posts com temáticas muito próximas podem ser excluídos para dar espaço para um único conteúdo, sem que ambos precisem disputar pela palavra-chave, por exemplo. Afinal, você não quer ser sua própria concorrência em SEO; o objetivo é ter um bom posicionamento em relação a outros sites.
13 – Atualize seu conteúdo
Conteúdos não são imortais e precisam ser atualizados constantemente para manter um bom posicionamento na SERP. Por isso, a sua estratégia de SEO deve contar com a análise do desempenho dos posts e pesquisa de concorrentes sobre os temas abordados. Essa estratégia garante que o conteúdo seja adaptado conforme mudanças e adaptações desse tema e mantenha um bom posicionamento, já que continuará sendo relevante para o usuário.
14 – Escreva para se posicionar com Featured Snippets
Os featured snippets são uma ótima forma de conseguir se posicionar bem na SERP, afinal, estamos falando da primeira posição do Google após os anúncios, também conhecida como posição zero, já que aparecem como caixas de resposta antes do primeiro resultado da página.
Usar snippets de forma estratégica permite que o Google reconheça as respostas e disponibilize para o usuário de uma forma prática e fácil, lendo a resposta antes de fazer qualquer clique.
15 – Incorpore outros tipos de mídia otimizada
Explore conteúdos para além das imagens, incluindo também vídeos, podcasts, infográficos e outros materiais de mídia, já que podem ser mais convidativos ao usuário por conta da interatividade. Você deve ter reparado que fizemos isso neste post, por exemplo.
Criar vídeos rápidos e didáticos pode ser uma boa forma de responder à pergunta do usuário e ainda fazê-lo permanecer mais tempo na página, o que vai aumentar a duração média da sessão.
Agora que você conferiu todas as dicas para melhorar o SEO para blog, que tal avaliar o seu site e descobrir o que pode ser melhorado com a ferramenta Website Grader da HubSpot?
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