Connect with us

Educação & Cultura

Rotação por estações: como dinamizar as formações usando essa metodologia ativa

Para incentivar os educadores a replicá-la com a turma, dê oportunidade para que conheçam na prática a potência desse trabalho

“Os educadores sempre demonstravam interesse em usar metodologias ativas com seus estudantes, mas tinham muita dificuldade em transformar a teoria em prática”, conta Ana Claudia Cossini Martins, formadora de professores na Secretaria Estadual de Educação de São Paulo em José Bonifácio, sobre o motivo que a levou a formar os docentes usando a mesma abordagem que eles vão desenvolver com suas turmas.

Essa é a homologia de processos, que permite aos professores experimentar na prática as potências e os possíveis percalços de uma forma de trabalho que posteriormente vão desenvolver com os estudantes. “A formação é mais bem sucedida se o que os docentes estão aprendendo dialoga diretamente com a realidade, com a prática e as dificuldades que estão vivendo”, explica Sônia Guaraldo, doutora em Educação e coordenadora de implementação do Instituto Gesto.

Proporcionar essa vivência é especialmente importante em relação às metodologias ativas, já que muitos professores não tiveram a oportunidade de experimentá-las na escola ou na graduação. Elas vêm ganhando cada vez mais espaço nas escolas dado o engajamento e a qualidade da aprendizagem que proporcionam. “As metodologias ativas promovem o envolvimento genuíno. Mobilizam o corpo, o intelecto, as emoções, a relação com o outro, os saberes anteriores, o interesse em aprender e trazem o sentido de tudo isso na vida real”, diz Sônia.

A rotação por estações é um modelo de ensino híbrido bastante dinâmico, inspirado nos cantos diversificados da Educação Infantil. Ela consiste em preparar diferentes estações de aprendizagem, ao menos uma delas com algum recurso tecnológico. Os estudantes, ou, no caso de uma formação, os professores, rotacionam pelas estações, realizando em cada uma delas alguma tarefa diferente. No todo, as atividades se complementam. Podem ser jogos, debates, resenhas, estudos de caso ou pequenas construções, por exemplo. Além de favorecer que se aprenda de modos diversos sobre um mesmo tema, essa prática também permite abordar vários assuntos em um mesmo encontro, de forma coletiva e colaborativa.

Na formação de professores, a rotação por estações em si pode ser objeto de estudo direto ou uma oportunidade formativa sobre outro tema. Os educadores podem, por exemplo, estudar e desenvolver diferentes instrumentos de avaliação ou planos de aula em cada estação. Os grupos, ao circularem, desenvolvem a atividade proposta e podem (ou não) acrescentar novas reflexões e contribuições às produções dos colegas. No final, terão aprendido como funciona a metodologia, os diferentes tipos de avaliação ou contribuído com os planos dos colegas e ainda podem utilizar os materiais que criaram com as turmas.

Para garantir a qualidade do trabalho, é necessário uma etapa anterior, de muito planejamento, e uma sistematização ao final. “Não o formador, mas os professores precisam dizer o que e como aprenderam, como se sentiram fazendo a atividade, por que foi importante e o que poderia ser melhor. Isso vai ajudá-los a abstrair e depois recontextualizar a prática com consciência ao aplicar com os estudantes”, afirma Sônia.

Adaptações para contextos com baixa conectividade

A rotação por estações pressupõe o uso de pelo menos um recurso tecnológico integrado à internet, o que apoia no letramento digital e na coleta de evidências de aprendizagem que serão divididas com o grupo e analisadas pelo formador. Também facilita compartilhar os materiais de estudo com o grupo, para que possam revisitá-los sempre que necessário. Mas é possível fazer adaptações simples em casos de pouca disponibilidade de tais recursos e ainda obter excelentes resultados. 

  • – Com computador, tablet ou celular, mas internet lenta: Reserve um tempo antes da atividade iniciar para deixar vídeos e outras páginas carregando. No lugar de plataformas de construção de infográfico ou mapas mentais, que podem exigir mais dados, aposte nos documentos colaborativos, que requerem pouca internet mas também permitem o compartilhamento de ideias e a construção conjunta.
  • – Com computador, tablet ou celular, mas sem acesso à internet: Se for possível, em outro ponto com acesso melhor à internet, baixe os vídeos, fotos, dados, textos e outros materiais e transfira para o aparelho por USB ou bluetooth. Use recursos do próprio aparelho já instalados, como o Word, PowerPoint ou Excel.

– Sem dispositivos tecnológicos: É possível transcrever trechos dos vídeos, imprimir os materiais, usar livros e fornecer cartolinas, canetinhas e outros materiais de papelaria para as construções coletivas do grupo.

Rotação por estações: experiências práticas

Para estudar diferentes tipos de avaliação, a formadora de educadores Ana Claudia, de José Bonifácio, promoveu uma rotação por estações com professores e coordenadores pedagógicos de várias áreas. Seu objetivo era que conhecessem as diferentes formas de observar o desenvolvimento dos estudantes e pudessem diversificar as avaliações que faziam com suas turmas. 

A partir deste norte, ela planejou três estações. Uma com um texto na internet sobre avaliação processual e perguntas norteadoras para discussão do grupo. Outra com um texto e um vídeo sobre avaliação diagnóstica e propostas de reflexão sobre os conteúdos. E uma com texto e vídeo sobre avaliação somativa e questões para o grupo debater.

Ao final, refletiram sobre cada uma das estações e como diferentes avaliações poderiam contribuir para melhorar a qualidade da educação. “Os professores disseram que foi muito melhor e mais dinâmico do que se eu tivesse dado uma aula expositiva, porque eles puderam acessar os conteúdos de diferentes formas e trocar com os colegas”, relata Ana Claudia.

Em outra ocasião, a formadora desejava que os professores aprendessem sobre a metodologia de resolução de problemas em todas as áreas, não só em Ciências da Natureza e Matemática. Por isso, desmembrou esse grande objetivo em três estações. Em uma delas, os professores tinham que resolver um problema da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) de nível 1 e pensar como ele poderia ser introduzido em sala de aula. Na outra, havia um estudo de caso: era preciso analisar a resolução de problemas de dois estudantes para entender onde estava o erro e pensar em intervenções que poderiam ser feitas. Por fim, havia um texto e um vídeo sobre metodologia de resolução de problemas e uma proposta de discussão.

Na hora de sistematizar, Ana Claudia convidou educadores que não eram da área de Ciências da Natureza e Matemática para resolver alguns problemas no quadro.  Foi uma oportunidade de discutir sobre os diferentes caminhos para se chegar a um mesmo resultado e que aceitar o erro como parte do processo favorece que os estudantes mostrem como estão pensando e aprendendo. “Os professores disseram que gostaram, porque ficaram curiosos para saber o que tinha para fazer na próxima estação. Também já soube de educadores que passaram a desenvolver a rotação com suas turmas e tem dado bem certo”, conta a formadora.

Na EEEFM Alto Jatibocas, em Itarana, zona rural do Espírito Santo, a diretora e pedagoga Luzineti Marquez Coan criou uma rotação por estações para ensinar os professores a usar recursos digitais básicos. “Sem metodologias diferentes, nem mesmo o professor tem vontade de aprender”, afirma. Uma estação consistia em ler um texto e fazer um resumo no formato de infográfico sobre o que precisavam entender para dominar as plataformas. Na outra, após assistir a vídeos explicativos sobre as ferramentas, os professores gravavam pequenos tutoriais, úteis  para formação entre os pares. A estação seguinte pedia o uso de comandos gerais, como copiar e colar, salvar o arquivo em PDF e inserir imagens no texto. A quarta demandava pesquisar e listar plataformas úteis, como as usadas para criar mapas mentais ou disponibilizar livros gratuitos.

“Na culminância, cada um falou sobre como foram as etapas para eles e contaram que descobriram por que os estudantes preferem fazer tudo no computador ao invés de usar o caderno – é muito mais fácil”, relata Luzineti.

Como planejar uma formação utilizando a rotação por estações

Desenvolver uma formação usando rotação por estações demanda bastante planejamento. Para começar, é preciso estabelecer os objetivos da formação, isto é, o que se deseja que o grupo saiba ou faça ao final do circuito. É possível tratar de temas diferentes em cada estação ou partir do princípio da tematização, em que os professores estudam uma mesma temática com vieses diferentes. Depois, cada estação precisa ser pensada cuidadosamente, começando pela seleção do material que vai servir para estudo, a atividade que os educadores vão realizar a partir disso, as ferramentas que serão disponibilizadas e o que os professores precisam demonstrar ao final para o formador saber que houve aprendizado. 

“Além de planejar, o formador precisa estudar muito sobre o que são as metodologias ativas, o ensino híbrido e a rotação por estações para poder desenvolver o trabalho com qualidade”, destaca Luzineti. É importante que ao menos uma das estações conte com recursos tecnológicos e que cada estação seja independente da outra. Enquanto a rotação acontece, o papel do formador é circular pelas estações para observar as discussões e mediar as aprendizagens. Por fim, é necessário planejar como se dará a discussão final, que deve abordar as aprendizagens, dificuldades e dúvidas dos professores sobre o tema da formação, bem como uma avaliação da proposta de rotação por estações. 

Confira um roteiro formativo com foco na utilização da rotação por estações com um grupo de professores:

BAIXE GRATUITAMENTE ROTEIRO FORMATIVO

Consultoria pedagógica: Aline Soares, educadora e formadora de professores.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

ESTADO27 minutos ago

João Azevêdo anuncia reajuste linear para servidores acima da inflação, ampliação do auxílio alimentação e novos benefícios com impacto de R$ 1,3 bilhão na folha de pessoal

Nacional57 minutos ago

O impacto do ativismo no jornalismo brasileiro: será que conseguimos separar o trigo do joio?

ESTADO3 horas ago

Tarifa social: confira o ranking das cidades com o maior número de famílias que podem receber o desconto

Esporte3 horas ago

Jogos de hoje (20/01/25): onde assistir futebol ao vivo e horários das partidas

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 horas ago

WhatsApp introduz widget para acesso ao Meta AI

Judiciário4 horas ago

TJPB Realiza Sessão para Eleição de Novos Desembargadores

Judiciário6 horas ago

Justiça determina que duas prefeituras na Paraíba encerrem contrato temporário de 132 pessoas

CONCURSO E EMPREGO17 horas ago

Sine-JP começa a semana oferecendo 442 vagas de emprego em mais de 70 funções

Nacional1 dia ago

Bolsonaro fora da posse de Trump é destaque na mídia internacional

CIDADE1 dia ago

VERÃO EM CABEDELO  Programação esportiva e cultural de Cabedelo segue neste fim de semana diversas atrações no Dique

Internacional2 dias ago

Você consegue adivinhar quais são as 10 nações mais perigosas para os cristãos?

ENTRETENIMENTO2 dias ago

8 nomes de bebês para meninas recém-nascidas que representam esperança

ENTRETENIMENTO2 dias ago

A chave para superar o vício é praticar a virtude oposta

ENTRETENIMENTO2 dias ago

Por que devemos ouvir mais música no dia a dia?

ECONOMIA2 dias ago

Imposto de Renda 2025 para MEI: saiba como declarar

Judiciário2 dias ago

MPTCU pede investigação sobre supersalários de magistrados

Judiciário2 dias ago

Explosão de nepotismo no Brasil: conduta ilegal, imoral ou inconveniente?

Judiciário2 dias ago

Aborto no Brasil: a relevância do sigilo médico na proteção da dignidade feminina

Judiciário2 dias ago

O modelo neoconstitucionalista como causador da insegurança jurídica no STF

Educação & Cultura2 dias ago

Escola sem celular é educar sem distrações

Saúde2 dias ago

Dengue no Brasil: o que esperar para 2025 e como o Ministério da Saúde se prepara

Esporte2 dias ago

João Fonseca, atleta XP, entra no ranking global de melhores tenistas

Internacional2 dias ago

O que esperar da posse de Donald Trump nos EUA

Internacional2 dias ago

Rússia condena advogados de líder opositor morto na prisão

Internacional2 dias ago

Minas espalhadas na Síria ameaçam 5 milhões de crianças, diz Unicef

Internacional2 dias ago

Guterres saúda acordo de cessar-fogo e libertação de reféns em Gaza

Internacional2 dias ago

Desemprego global deve persistir perto da mínima histórica de 5% em 2025

Internacional2 dias ago

Número de crianças deslocadas pela violência no Haiti sobe 48% desde setembro

Judiciário2 dias ago

Moraes nega reconhecimento de visita íntima em cadeias como direito fundamental

Judiciário2 dias ago

Jurisprudência em Teses apresenta novos entendimentos sobre direitos da criança e do adolescente

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

CONCURSO E EMPREGO4 semanas ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário2 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

Internacional6 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

ENTRETENIMENTO8 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário8 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CONCURSO E EMPREGO2 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO8 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO2 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte8 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

ENTRETENIMENTO7 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA7 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO2 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública3 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde2 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde2 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Internacional8 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

Educação & Cultura2 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Internacional2 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

CIDADE8 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Saúde2 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Nacional6 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Saúde2 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Saúde2 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura2 dias ago

POR QUE O MAR É SALGADO?

Saúde2 dias ago

2024 SUPERA LIMITES DE TEMPERATURA CONSIDERADOS SEGUROS PARA A SAÚDE

Internacional2 dias ago

POR QUE TANTOS BRASILEIROS ESTÃO DEIXANDO O REINO UNIDO?

Internacional2 dias ago

ANTÁRTIDA REGISTROU O MAIOR DEGELO DA HISTÓRIA NOS ÚLTIMOS DOIS ANOS

Esporte3 dias ago

Como os esquemas táticos no futebol evoluíram

Internacional4 dias ago

SUPERÁVIT COMERCIAL DA CHINA ATINGE QUASE US$ 1 TRILHÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 dias ago

UM DOS MAIORES MISTÉRIOS DE MARTE ACABA DE SER REVELADO

Saúde4 dias ago

DENGUE MATA MAIS QUE A COVID 19 E ACENDE SINAL DE ALERTA

ECONOMIA4 dias ago

COMO A ALTA DO DÓLAR INFLUENCIA O AGRONEGÓCIO?

ENTRETENIMENTO4 dias ago

ANFÍBIOS E RÉPTEIS DA AMAZÔNIA

ENTRETENIMENTO6 dias ago

RECEITA DE COSTELINHA SUÍNA COM ARROZ

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 dias ago

A TECNOLOGIA DOS DRONES

Saúde6 dias ago

NOVAS PERSPECTIVAS CONTRA O CÂNCER

Saúde6 dias ago

BEBER CAFÉ PELA MANHÃ PODE REDUZIR RISCO DE MORTE

ENTRETENIMENTO6 dias ago

COMO PLANTAR SALSINHA

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

PESQUISA VISA DIMINUIR TEMPO DE PRODUÇÃO DE MUDAS DE ABACAXI

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Saúde2 semanas ago

CASOS DE DEMÊNCIA DEVEM TRIPLICAR ATÉ 2050 NO BRASIL

ECONOMIA2 semanas ago

RECEITA FEDERAL VAI MONITORAR DADOS DO CARTÃO DE CRÉDITO E PIX

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

O BILIONÁRIO QUE DOOU SUA FORTUNA DE US$ 3 BILHÕES

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

OS AVANÇOS E RETROCESSOS EM UM ANO DE EXTREMOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

2 MIL MUDAS PLANTADAS POR VOLUNTÁRIOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

A ILHA QUE PODE DESVENDAR O MISTÉRIO DA ANOMALIA MAGNÉTICA SOBRE O BRASIL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

CARROS VOADORES PODEM SE TORNAR REALIDADE NA CHINA

Saúde2 semanas ago

TECNOLOGIA DO CORAÇÃO ARTIFICIAL SALVA VIDAS E É OFERECIDA PELO SUS

ECONOMIA2 semanas ago

NOVO SALÁRIO MÍNIMO IMPULSIONARÁ ECONOMIA EM 125 BILHÕES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Internacional3 semanas ago

DECLARAÇÕES DE TRUMP CAUSAM IMPACTOS INTERNACIONAIS ANTES DE COMEÇAR MANDATO

Saúde3 semanas ago

ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS ACELERAM O ENVELHECIMENTO PRECOCE

Internacional3 semanas ago

O TSUNAMI MAIS MORTAL DA HISTÓRIA

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br