Connect with us

Educação & Cultura

Rotação por estações: como dinamizar as formações usando essa metodologia ativa

Para incentivar os educadores a replicá-la com a turma, dê oportunidade para que conheçam na prática a potência desse trabalho

“Os educadores sempre demonstravam interesse em usar metodologias ativas com seus estudantes, mas tinham muita dificuldade em transformar a teoria em prática”, conta Ana Claudia Cossini Martins, formadora de professores na Secretaria Estadual de Educação de São Paulo em José Bonifácio, sobre o motivo que a levou a formar os docentes usando a mesma abordagem que eles vão desenvolver com suas turmas.

Essa é a homologia de processos, que permite aos professores experimentar na prática as potências e os possíveis percalços de uma forma de trabalho que posteriormente vão desenvolver com os estudantes. “A formação é mais bem sucedida se o que os docentes estão aprendendo dialoga diretamente com a realidade, com a prática e as dificuldades que estão vivendo”, explica Sônia Guaraldo, doutora em Educação e coordenadora de implementação do Instituto Gesto.

Proporcionar essa vivência é especialmente importante em relação às metodologias ativas, já que muitos professores não tiveram a oportunidade de experimentá-las na escola ou na graduação. Elas vêm ganhando cada vez mais espaço nas escolas dado o engajamento e a qualidade da aprendizagem que proporcionam. “As metodologias ativas promovem o envolvimento genuíno. Mobilizam o corpo, o intelecto, as emoções, a relação com o outro, os saberes anteriores, o interesse em aprender e trazem o sentido de tudo isso na vida real”, diz Sônia.

A rotação por estações é um modelo de ensino híbrido bastante dinâmico, inspirado nos cantos diversificados da Educação Infantil. Ela consiste em preparar diferentes estações de aprendizagem, ao menos uma delas com algum recurso tecnológico. Os estudantes, ou, no caso de uma formação, os professores, rotacionam pelas estações, realizando em cada uma delas alguma tarefa diferente. No todo, as atividades se complementam. Podem ser jogos, debates, resenhas, estudos de caso ou pequenas construções, por exemplo. Além de favorecer que se aprenda de modos diversos sobre um mesmo tema, essa prática também permite abordar vários assuntos em um mesmo encontro, de forma coletiva e colaborativa.

Na formação de professores, a rotação por estações em si pode ser objeto de estudo direto ou uma oportunidade formativa sobre outro tema. Os educadores podem, por exemplo, estudar e desenvolver diferentes instrumentos de avaliação ou planos de aula em cada estação. Os grupos, ao circularem, desenvolvem a atividade proposta e podem (ou não) acrescentar novas reflexões e contribuições às produções dos colegas. No final, terão aprendido como funciona a metodologia, os diferentes tipos de avaliação ou contribuído com os planos dos colegas e ainda podem utilizar os materiais que criaram com as turmas.

Para garantir a qualidade do trabalho, é necessário uma etapa anterior, de muito planejamento, e uma sistematização ao final. “Não o formador, mas os professores precisam dizer o que e como aprenderam, como se sentiram fazendo a atividade, por que foi importante e o que poderia ser melhor. Isso vai ajudá-los a abstrair e depois recontextualizar a prática com consciência ao aplicar com os estudantes”, afirma Sônia.

Adaptações para contextos com baixa conectividade

A rotação por estações pressupõe o uso de pelo menos um recurso tecnológico integrado à internet, o que apoia no letramento digital e na coleta de evidências de aprendizagem que serão divididas com o grupo e analisadas pelo formador. Também facilita compartilhar os materiais de estudo com o grupo, para que possam revisitá-los sempre que necessário. Mas é possível fazer adaptações simples em casos de pouca disponibilidade de tais recursos e ainda obter excelentes resultados. 

  • – Com computador, tablet ou celular, mas internet lenta: Reserve um tempo antes da atividade iniciar para deixar vídeos e outras páginas carregando. No lugar de plataformas de construção de infográfico ou mapas mentais, que podem exigir mais dados, aposte nos documentos colaborativos, que requerem pouca internet mas também permitem o compartilhamento de ideias e a construção conjunta.
  • – Com computador, tablet ou celular, mas sem acesso à internet: Se for possível, em outro ponto com acesso melhor à internet, baixe os vídeos, fotos, dados, textos e outros materiais e transfira para o aparelho por USB ou bluetooth. Use recursos do próprio aparelho já instalados, como o Word, PowerPoint ou Excel.

– Sem dispositivos tecnológicos: É possível transcrever trechos dos vídeos, imprimir os materiais, usar livros e fornecer cartolinas, canetinhas e outros materiais de papelaria para as construções coletivas do grupo.

Rotação por estações: experiências práticas

Para estudar diferentes tipos de avaliação, a formadora de educadores Ana Claudia, de José Bonifácio, promoveu uma rotação por estações com professores e coordenadores pedagógicos de várias áreas. Seu objetivo era que conhecessem as diferentes formas de observar o desenvolvimento dos estudantes e pudessem diversificar as avaliações que faziam com suas turmas. 

A partir deste norte, ela planejou três estações. Uma com um texto na internet sobre avaliação processual e perguntas norteadoras para discussão do grupo. Outra com um texto e um vídeo sobre avaliação diagnóstica e propostas de reflexão sobre os conteúdos. E uma com texto e vídeo sobre avaliação somativa e questões para o grupo debater.

Ao final, refletiram sobre cada uma das estações e como diferentes avaliações poderiam contribuir para melhorar a qualidade da educação. “Os professores disseram que foi muito melhor e mais dinâmico do que se eu tivesse dado uma aula expositiva, porque eles puderam acessar os conteúdos de diferentes formas e trocar com os colegas”, relata Ana Claudia.

Em outra ocasião, a formadora desejava que os professores aprendessem sobre a metodologia de resolução de problemas em todas as áreas, não só em Ciências da Natureza e Matemática. Por isso, desmembrou esse grande objetivo em três estações. Em uma delas, os professores tinham que resolver um problema da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) de nível 1 e pensar como ele poderia ser introduzido em sala de aula. Na outra, havia um estudo de caso: era preciso analisar a resolução de problemas de dois estudantes para entender onde estava o erro e pensar em intervenções que poderiam ser feitas. Por fim, havia um texto e um vídeo sobre metodologia de resolução de problemas e uma proposta de discussão.

Na hora de sistematizar, Ana Claudia convidou educadores que não eram da área de Ciências da Natureza e Matemática para resolver alguns problemas no quadro.  Foi uma oportunidade de discutir sobre os diferentes caminhos para se chegar a um mesmo resultado e que aceitar o erro como parte do processo favorece que os estudantes mostrem como estão pensando e aprendendo. “Os professores disseram que gostaram, porque ficaram curiosos para saber o que tinha para fazer na próxima estação. Também já soube de educadores que passaram a desenvolver a rotação com suas turmas e tem dado bem certo”, conta a formadora.

Na EEEFM Alto Jatibocas, em Itarana, zona rural do Espírito Santo, a diretora e pedagoga Luzineti Marquez Coan criou uma rotação por estações para ensinar os professores a usar recursos digitais básicos. “Sem metodologias diferentes, nem mesmo o professor tem vontade de aprender”, afirma. Uma estação consistia em ler um texto e fazer um resumo no formato de infográfico sobre o que precisavam entender para dominar as plataformas. Na outra, após assistir a vídeos explicativos sobre as ferramentas, os professores gravavam pequenos tutoriais, úteis  para formação entre os pares. A estação seguinte pedia o uso de comandos gerais, como copiar e colar, salvar o arquivo em PDF e inserir imagens no texto. A quarta demandava pesquisar e listar plataformas úteis, como as usadas para criar mapas mentais ou disponibilizar livros gratuitos.

“Na culminância, cada um falou sobre como foram as etapas para eles e contaram que descobriram por que os estudantes preferem fazer tudo no computador ao invés de usar o caderno – é muito mais fácil”, relata Luzineti.

Como planejar uma formação utilizando a rotação por estações

Desenvolver uma formação usando rotação por estações demanda bastante planejamento. Para começar, é preciso estabelecer os objetivos da formação, isto é, o que se deseja que o grupo saiba ou faça ao final do circuito. É possível tratar de temas diferentes em cada estação ou partir do princípio da tematização, em que os professores estudam uma mesma temática com vieses diferentes. Depois, cada estação precisa ser pensada cuidadosamente, começando pela seleção do material que vai servir para estudo, a atividade que os educadores vão realizar a partir disso, as ferramentas que serão disponibilizadas e o que os professores precisam demonstrar ao final para o formador saber que houve aprendizado. 

“Além de planejar, o formador precisa estudar muito sobre o que são as metodologias ativas, o ensino híbrido e a rotação por estações para poder desenvolver o trabalho com qualidade”, destaca Luzineti. É importante que ao menos uma das estações conte com recursos tecnológicos e que cada estação seja independente da outra. Enquanto a rotação acontece, o papel do formador é circular pelas estações para observar as discussões e mediar as aprendizagens. Por fim, é necessário planejar como se dará a discussão final, que deve abordar as aprendizagens, dificuldades e dúvidas dos professores sobre o tema da formação, bem como uma avaliação da proposta de rotação por estações. 

Confira um roteiro formativo com foco na utilização da rotação por estações com um grupo de professores:

BAIXE GRATUITAMENTE ROTEIRO FORMATIVO

Consultoria pedagógica: Aline Soares, educadora e formadora de professores.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Judiciário7 horas ago

Censura: o que é e o que diz a lei brasileira?

Nacional7 horas ago

Qual é a importância da liberdade de imprensa para a democracia?

Segurança Pública7 horas ago

Corregedoria inspeciona reforma e estrutura das cadeias públicas de Taperoá e Juazeirinho

Saúde7 horas ago

Auriculoterapia tem potencial de diminuir dor e ansiedade de mulheres em trabalho de parto, diz pesquisa da UFPB

ENTRETENIMENTO7 horas ago

Viva Usina: exposição de Thiago Verdeee segue aberta até 12 de maio

Saúde7 horas ago

A importância do sono para a aprendizagem infantil

Segurança Pública7 horas ago

Operação Lei Seca autua mais de 380 condutores por embriaguez e outras infrações no mês de abril

ESTADO7 horas ago

Governo do Estado e Detran-PB abrem o Maio Amarelo nesta segunda-feira (6)

Judiciário9 horas ago

TJ de Rondônia pagou salários de mais de R$ 1 milhão a 46 juízes

Nacional9 horas ago

Resolução do governo Lula proíbe evangelismo em presídios

ECONOMIA9 horas ago

Reoneração da folha salarial já vale para abril, diz Receita

ECONOMIA9 horas ago

Veja o que acontece com quem é obrigado a declarar o IR 2024 e não presta contas

Nacional9 horas ago

Lula promete a Pacheco que vai selar armistício entre ele e Haddad

CONCURSO E EMPREGO9 horas ago

Saiba como consultar local de prova do Concurso Nacional Unificado

Judiciário9 horas ago

STF amplia controle judicial sobre inquéritos do Ministério Público

Internacional9 horas ago

Dentadura de esposa de Maduro escapa durante discurso; assista

Nacional9 horas ago

Relator do caso Seif também relatará recursos contra Moro no TSE

Nacional9 horas ago

Piada de mau gosto de Lula em meio à tragédia no RS repercute

Nacional9 horas ago

Filho de Lula se envolve em nova polêmica ao responder “minha vida é aberta igual à beira do teu c*” a usuário no Instagram

Nacional9 horas ago

1º de maio de Lula teve incentivo fiscal e improbidade

Internacional9 horas ago

Ditadura De Ortega Fecha 13 ONGs Na Nicarágua; Bens Podem Ser Transferidos Ao Estado

Nacional9 horas ago

O ministro encrencado e o presidente tolerante

ENTRETENIMENTO10 horas ago

Sabadinho Bom apresenta Luizinho Calixto e sua sanfona de oito baixos

ENTRETENIMENTO10 horas ago

Peças em cerâmica e madeira são destaque da Feira dos Aromas na FCJA

Politíca10 horas ago

Lei de Tovar e Danielle incentiva uso de etanol na Paraíba

Judiciário10 horas ago

A aplicação do princípio da cooperação judicial no processo penal

Judiciário10 horas ago

A Seguridade Social assistencial e o enfoque contributivo da Previdência

ENTRETENIMENTO10 horas ago

Funjope abre exposição ‘Investigações de Si’, da artista Trexy, no Hotel Globo

Educação & Cultura22 horas ago

Fies Social 2024: Financiamento Completo para Estudantes de Baixa Renda!

Educação & Cultura22 horas ago

8 pontos para garantir um planejamento inclusivo na Educação Infantil

Internacional10 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional11 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

Judiciário12 meses ago

Escravizados

ENTRETENIMENTO9 meses ago

JIBÓIA

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional4 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

Nacional9 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

ENTRETENIMENTO7 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

ECONOMIA4 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional4 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE12 meses ago

Sapé: ex-candidato a prefeito Luizinho, vice e coligação são condenados a pagar R$ 300 mil por infringir norma eleitoral e sanitária

Nacional12 meses ago

Bomba: Alexandre de Moraes monitorava todos os passos de funcionários do gabinete de Bolsonaro e da primeira-dama desde 2021, diz Folha

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

CIDADE4 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

Saúde4 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Judiciário8 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Nacional12 meses ago

Lira manda novo recado ao governo Lula: “grande resistência entre os parlamentares”

Internacional4 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário7 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

ENTRETENIMENTO4 meses ago

HORTÊNSIAS

Educação & Cultura4 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Segurança Pública12 meses ago

Conheça as 6 piores prisões do mundo

Internacional4 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

Nacional11 meses ago

Relator lê parecer sobre indicação de Cristiano Zanin ao STF; sabatina está marcada para 21 de junho

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Educação & Cultura10 meses ago

Novo ensino médio precisa levar em conta realidade de alunos e municípios, aponta debate

Nacional11 meses ago

Repórter da TV Globo é agredida por segurança de Maduro após questionamento

Nacional12 meses ago

URGENTE: Receita diz que joias sauditas dadas a Bolsonaro são isentas de cobrança de imposto 

Internacional23 horas ago

A BATATA ESTÁ ASSANDO: PLANETA EM RISCO DE COLAPSO CLIMÁTICO

ENTRETENIMENTO23 horas ago

COMO MUDAR ORQUÍDEA PHALAENOPSIS PARA VASO DE BARRO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA23 horas ago

ENTENDA EM 7 PONTOS A LEI QUE PODE REPRESENTAR A SAÍDA DO TIKTOK DOS EUA

Nacional23 horas ago

RESPONSABILIDADE COLETIVA: O IMPACTO DO LIXO NA RUA

Internacional23 horas ago

QUEM SÃO OS ALIADOS E RIVAIS DE ISRAEL E IRÃ NO ORIENTE MÉDIO

Saúde4 dias ago

OS MITOS SOBRE A CEGUEIRA QUE REFORÇAMOS SEM PERCEBER

Saúde4 dias ago

VACINA CONTRA CÂNCER DE PELE IRÁ ENTRAR NA FASE FINAL DE TESTES

Saúde4 dias ago

NÚMERO DE INTERNAÇÕES POR BRONQUIOLITE JÁ SUPERA ATÉ A COVID-19

Nacional4 dias ago

SETE EM CADA DEZ BRASILEIROS DIZEM QUE INDÍGENAS PRECISAM DE MAIS PROTEÇÃO

ECONOMIA4 dias ago

REFORMA TRIBUTÁRIA ACABA COM CINCO IMPOSTOS EXTREMAMENTE COMPLEXOS

Internacional1 semana ago

EUROPA SE TORNA O EPICENTRO MUNDIAL DO NARCOTRÁFICO

Saúde1 semana ago

ESTUDO DA OMS MOSTRA QUE VACINAS SALVARAM MAIS DE 150 MILHÕES DE VIDAS

Saúde1 semana ago

O PERIGO DAS SUPERBACTÉRIAS

ENTRETENIMENTO1 semana ago

JEONG, O CONCEITO MILENAR COREANO QUE PODE AJUDAR A SER MAIS FELIZ

Saúde1 semana ago

DIABETES, POLUIÇÃO E ÁLCOOL: OS TRÊS PRINCIPAIS FATORES DE RISCO PARA DEMÊNCIA

Internacional1 semana ago

POR QUE EXPRESSÕES TÍPICAS DO BRASIL ESTÃO PEGANDO EM PORTUGAL

Judiciário1 semana ago

PRAZO PARA INCLUIR ALERTA NOS RÓTULOS DOS ALIMENTOS ACABOU

Saúde1 semana ago

ALERGIAS EM ALTA: BUSCA POR ALERGISTAS SUBIU 42% EM TRÊS ANOS

Saúde1 semana ago

IA À MEDICINA: CONSULTA VIRTUAL, DIAGNÓSTICOS E ACOMPANHAMENTOS

ENTRETENIMENTO1 semana ago

PASTOR DO CÁUCASO: A RAÇA QUE ENFRENTA URSO

Nacional2 semanas ago

DESIGUALDADE PERSISTENTE NO BRASIL: LUZ E SOMBRA EM 2023

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

AVIAÇÃO AGRÍCOLA BRASILEIRA TEM PILOTOS MULHERES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PLANTEI ORQUÍDEA NO VASO DE BARRO PARA MORANGOS

Saúde2 semanas ago

MOSQUITO AEDES AMEAÇA A 4 BILHÕES E TRAZ DOENÇAS ATRAVÉS DE BAGAGENS

Segurança Pública2 semanas ago

PIRATARIA: BRASIL PERDE QUASE R$ 500 BILHÕES COM O COMÉRCIO ILEGAL DE PRODUTOS E

ECONOMIA2 semanas ago

PRAZO PARA A DECLARAÇÃO DO IR SE ESTENDE ATÉ O DIA 31 DE MAIO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

12 PLANTAS PARA AMBIENTES SOMBREADOS OU INTERNOS

Internacional2 semanas ago

A ESTRATÉGIA DE VLADIMIR PUTIN PARA SE MANTER NO COMANDO DA RÚSSIA

Educação & Cultura2 semanas ago

OS CABOCLOS – 2003

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ENERGIA LIMPA SE TORNA UM MOTOR DE CRESCIMENTO GLOBAL: 10% DO PIB EM 2023

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br