Connect with us

Educação & Cultura

Legado do ensino remoto: tecnologia chegou à sala de aula, mas há desafios

Educadores compartilham aprendizados que estão sendo aplicados na volta ao presencial, mas é preciso avançar na questão da equidade e trabalhar com intencionalidade pedagógica

Links para aulas, conteúdos enviados por aplicativos de mensagens e até uso de redes sociais. A rotina escolar durante o distanciamento social e o ensino remoto impostos pela pandemia da Covid-19 deixou uma série de aprendizados. A tecnologia, que em muitos casos parecia distante, de repente, invadiu as aulas e, ao que tudo indica, seguirá assim. 

“Os professores tiveram que responder rápida e emergencialmente ao contexto gerado pela pandemia. Também se empenharam em aprender mais sobre ferramentas digitais para o engajamento dos alunos. É claro que todo esse esforço deixou um legado em termos de aprendizados e, principalmente, de fluência digital que beneficia qualquer contexto, seja online ou presencial”, avalia Carla Arena, gerente da comunidade de líderes do Grupo de Educadores Google no Brasil e co-fundadora do Amplifica, iniciativa que busca capacitar os educadores no uso de ferramentas digitais.

Carla vê a tecnologia como um portal, levando o mundo para a sala de aula ao mesmo tempo em que coloca a sala de aula no mundo. E mais: serve para dar voz aos alunos em meios em que eles já orbitam. “As tecnologias também ajudam a tornar os processos visíveis e, assim, os professores podem trabalhar as lacunas e diferenciar as aprendizagens”, diz.

A própria Base Nacional Comum Curricular (BNCC) contempla a utilização da tecnologia. Entre as dez competências gerais da Educação Básica está “compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva”.

Essa herança, porém, reafirmou o desafio de incorporar as ferramentas tecnológicas com intencionalidade pedagógica e equidade, para que favoreça as aprendizagens e beneficie todos os estudantes – devido à falta de conectividade e dispositivos, uma grande parcela dos alunos, sobretudo de escolas públicas, não teve acesso às aulas online.


Mudanças sem volta

No final de 2019, Linaldo de Oliveira, professor de Ciências da Natureza na EMEF Iraci Rodrigues de Farias Melo, em Mogeiro (PB), conta que ouviu um palestrante falar sobre a educação do futuro. “Ele dizia que nessa educação 4.0 nós iríamos inserir tecnologia na sala de aula. Só que a previsão era que isso acontecesse em três anos. Mas, poucos meses depois, estourou a pandemia que fez a gente ser 4.0 à força”, lembra Linaldo, um dos vencedores do Prêmio Educador Nota 10 de 2022.

Para o professor, inúmeras ações que tiveram origem ou ganharam destaque no ensino remoto estão sendo hoje consolidadas e é impossível pensar a sala de aula sem esses recursos. “De fato, a sala de aula pós-pandêmica não volta para o mesmo formato de antes.”

As experiências na EMEF Iraci Rodrigues de Farias Melo servem de exemplo. O docente conta que, tanto para ele quanto para os demais colegas, a utilização do Google Sala de Aula tornou-se rotina na volta das atividades presenciais. Segundo ele, a plataforma é muito útil para tarefas de casa que aprofundam o conhecimento adquirido em classe.

“Antes, eu ia dar aula de ecologia e meu aluno só tinha um livro didático para ver a foto de uma onça pintada. Agora, é possível ver imagens e vídeos do animal. A tecnologia permite usar o Maps, que possibilita que eu caminhe pelas áreas de preservação da caatinga e de outros biomas sem sair da sala de aula. Então, isso abre oportunidades para os professores diversificarem as aulas e um universo para o aluno”, complementa.

Para ele, a tecnologia permite que o estudante participe ativamente do processo de aprendizagem e tenha a oportunidade de fazer e experimentar mais durante as aulas, tornando-se mais crítico.

Comunicação ampliada e aulas mais dinâmicas

Em Praia Grande (SP), a professora Magda de Oliveira Almeida, que dá aulas de Língua Portuguesa para alunos do 6º ano da EM Governador Orestes Quércia, avalia que um dos maiores legados deixados pelo ensino remoto foi a ampliação dos canais de comunicação da unidade.

O grupo de WhatsApp e o site criado no início da pandemia continuam ativos, mas a professora e outros docentes criaram seus próprios sites e vêm utilizando-os para consolidar muitos aprendizados adquiridos no ensino remoto. “Eu e outros professores criamos sites referentes aos nossos conteúdos e deixamos os links na página da escola. Lá, trabalhamos individualmente nossas atividades. Então, eu acredito que a pandemia criou uma predisposição maior para uso dos recursos tecnológicos e o entendimento de que a educação continua para além dos portões [da escola] e se faz também a distância”.

Apaixonada por tecnologia, Magda utiliza diversas ferramentas digitais em suas aulas e lança mão do site nas atividades presenciais e também para tarefas dos alunos em casa. “Nesse site, eu concentro vídeos, imagens e recursos referentes às aulas. Se vamos fazer uma história em quadrinhos, eu já coloco lá um programa para eles criarem seus avatares e  personagens para utilizarmos na criação dos quadrinhos digitais”, conta.

O site tem ainda atividades extras para reforçar o conteúdo, livros interativos e músicas. “Como a rede municipal da cidade disponibiliza wi-fi, os alunos que não têm acesso em casa podem acessar o site na escola e, mesmo durante minhas aulas, eu reservo um tempo para isso. É uma forma de atender às várias realidades, já que não são todos os alunos que têm internet de boa qualidade ou aparelho disponível”, afirma a professora.

Magda também diz que a conectividade e os recursos digitais abriram a escola para o mundo. “Você consegue envolvê-los porque usa recursos diferenciados. Isso incita a participação, e a aula fica mais dinâmica.”

Professora Magda utiliza ferramentas digitais em suas aulas e lança mão do site nas atividades presenciais e também para tarefas dos alunos em casa

Como usar a tecnologia para criar trilhas de aprendizagem e engajar os alunos

Carla Arena, coordenadora do Grupo Educadores Google no Brasil e fundadora da Amplifica, dá algumas dicas

Cada vez mais tem se destacado a importância dos dados no processo de fazer o aluno trilhar um caminho de desenvolvimento. Uma forma simples e prática do professor começar esse processo, segundo a especialista, é fazer avaliações diagnósticas e formativas no Google Formulários. 

Com isso, o professor pode analisar os resultados gerados na planilha para definir estratégias de remediação e recomposição da aprendizagem. O Formulários, além de gerar a planilha com todos os dados do aluno, traz também gráficos que auxiliam na visualização e interpretação dos dados.

Com o Formulários, o professor também pode criar trilhas de aprendizagem personalizada. Dependendo da resposta do estudante, ele é direcionado para atividades com o intuito de reforçar os conteúdos que têm mais dificuldade.

A tecnologia também pode tornar as aulas mais dinâmicas e divertidas, engajando os estudantes. Para isso, Carla sugere plataformas como Kahoot, Wordwall, Quizziz e Genially, que podem integrar as propostas dos professores com jogos e atividades interativas.

Objetivos claros e propósito para orientar atividades

As marcas das mudanças trazidas pelo ensino remoto também estão presentes no dia a dia de Paulo Roberto Magalhães, professor de Geografia na EMEF Duque de Caxias, em São Paulo (SP). Ele também é um dos vencedores da 24ª edição do Prêmio Educador Nota 10.

Assim como a maioria dos docentes, Paulo teve que desenvolver às pressas soluções para atender seus alunos durante as aulas remotas, readequando, com a ajuda da tecnologia, projetos que ele já realizava com as turmas. Com isso, o docente elaborou caminhadas virtuais com o Google Tour Creator e criou apresentações digitais em quadrinhos.

Se lá atrás ele precisou da ajuda dos próprios alunos e de horas durante a madrugada para encontrar e aprender sobre aplicativos para utilizar nas atividades, hoje a tecnologia foi incorporada de vez. Além das aulas de Geografia, Paulo passou a exercer a função de professor de Educação Digital na EMEF Duque de Caxias, após as experiências das atividades remotas.

Ele conta que as aulas na sala de informática tornaram-se mais frequentes. E não só devido às suas atividades, mas pela utilização dos demais professores. “Depois da pandemia, a sala de informática foi democratizada. O que percebo também é que os alunos voltaram com dificuldades, e os professores me pedem muito conteúdo da área digital para diversificar as aulas e ajudar com essas questões.”

De acordo com Paulo, lousas digitais serão implantadas na unidade para estruturar melhor a utilização dos recursos tecnológicos. No entanto, o professor chama atenção para o papel da tecnologia na rotina escolar. “A tecnologia não tira a importância do professor. O professor é fundamental. E, às vezes, é extremamente significativo que, com giz ou canetão, ele escreva na lousa porque é importante o aluno ver aquela imagem e entender que aquelas são as palavras do professor. A tecnologia veio para ajudar, mas tem o lugar dela.”

Para a educadora Carla Arena, a tecnologia pode ser uma aliada na recomposição de aprendizagens, mas a utilização das ferramentas digitais precisa ser orientada por objetivos pedagógicos e alinhada com a formação dos professores e as habilidades que os estudantes precisam desenvolver. “Um outro aspecto a se considerar em relação às ferramentas é levar em conta o nível de conectividade disponível e a maturidade digital dos alunos. Uma super ferramenta com várias funcionalidades só será eficaz se estiver alinhada a boas estratégias pedagógicas e à sensibilidade quanto ao contexto educacional dos professores e alunos”, destaca.

Conectividade e acesso ainda são desafios a serem vencidos 

Considerar, no entanto, que o ensino remoto trouxe um avanço no uso da tecnologia de forma uniforme para todas as salas de aula do país não corresponde à realidade. Entre redes, estados e municípios, houve diferenças enormes em relação a acesso, infraestrutura, conectividade e formação para o ensino digital – e essas questões continuam agora.

A pesquisa TIC Educação 2021 – Edição Covid-19, realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) mostrou um pouco desse cenário. Foram ouvidos professores dos ensinos Fundamental e Médio de escolas públicas e particulares, localizadas tanto em áreas urbanas quanto rurais do Brasil, entre setembro de 2021 e abril deste ano. Em um dos recortes, os pesquisadores quiseram saber o quanto determinados fatores dificultavam ou não o uso de tecnologia nas escolas. O número insuficiente de computadores por alunos, a baixa velocidade da internet e ausência de formação específicas foram os principais aspectos assinalados pelos docentes entrevistados das redes municipais e estaduais.

Roberta Taffarello é professora de Educação Especial na rede municipal de Vinhedo (SP) e, desde 2019, atua com formação de professores em tecnologia. Ela conta que a rede implantou o Google Workspace em 2019 e, em 2020, com a chegada da pandemia, a plataforma foi essencial. “Mas enfrentamos o desafio do acesso, que ainda continua, pois muitos estudantes possuem acesso precário ou então não têm o dispositivo para uso”, afirma.

Outro desafio acontece nas próprias formações. Segundo Roberta, ela precisa ajudar alguns professores a vencer o receio que têm de usar a tecnologia. Às vezes, o professor fica receoso por achar que não faz parte do mundo dele e acaba não trabalhando isso com os estudantes. Porém, tento mostrar que essa pode ser uma grande oportunidade para todos aprenderem juntos.”

Capacitação docente e diferentes experiências e aprendizados

Regia Mabel Freitas, que cursa pós-doutorado em Educação, é mestre em políticas públicas e especialista em novas tecnologias da comunicação e informação na Educação, reforça que, apesar dos esforços, muitos docentes não tiveram uma formação geral para efetivamente repensar as trilhas de ensino e aprendizagem com o uso da tecnologia e, agora, isso precisa ser levado em consideração. “Dessa forma, as aulas não mergulharam com propriedade no âmago da riqueza tecnológica e metodológica, pautando-se, muitas vezes, na velha educação bancária já tão criticada desde Paulo Freire, mas desta vez na esfera da virtualidade.”

Ela também ressalta que houve muita diferença na distribuição de aparatos e na garantia de estrutura pelas redes do país afora para que os professores organizassem suas aulas remotas, o que reflete também nas experiências e aprendizados. Segundo ela, os desafios da Educação são muitos e, sozinha, a tecnologia não poderá fazer mágica. “Além de pensá-la com intencionalidade, é preciso investir na formação dos professores e em outras estratégias no processo de ensino-aprendizagem.” 

No entanto, ela reconhece que uma mudança positiva trazida pelo uso da tecnologia foi o estreitamento de laços entre profissionais da educação. Para ela, as ferramentas digitais permitiram que as equipes de gestores, coordenadores e professores fossem mais sinérgicas do que antes. “Eis o maior legado da pandemia na rede pública. Exercitou-se a dialética com respeito até porque tivemos da criação do primeiro e-mail à estreia numa planilha do Excel. Afinal, a diversidade é imensa nos mais de 5.500 municípios brasileiros. Assim, a cada elaboração exitosa de um questionário do Google Forms, [tivemos] aplausos de admiração. Vimos festejos coletivos a cada vídeo gravado sem o ruído da vizinhança. Espero que essa cumplicidade no enfrentamento do porvir não se dilua”, finaliza.

Chips e Centro de Mídia permanecem em São Paulo

De acordo com a Secretaria de Educação, recursos tecnológicos continuam sendo utilizados

Muitas redes pelo Brasil investiram em infraestrutura durante o ensino remoto, o que pode ajudar agora no ensino presencial. A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo,por exemplo, informou à NOVA ESCOLA que segue distribuindo os mais de 750 mil chips adquiridos para professores e alunos no início do ensino remoto. 

O Centro de Mídias de São Paulo também foi integrado ao dia a dia, conforme a secretaria.  Além de transmitir as aulas, o Centro proporcionou troca com os alunos, formação para professores, seminários, debates e participação dos estudantes.

“Os professores têm a possibilidade de utilizar a tecnologia para gravar vídeos e explicações para complementar as aulas que são dadas em sala de aula presencialmente. Nos debates e seminários, os alunos podem discutir sobre programas da Secretaria, como Bolsa do Povo, Dignidade Íntima e trilha antirracista, que servem tanto para alunos, como para professores e diretores, como melhorias das práticas sociemocionais”, pontua a secretaria em nota.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

ENTRETENIMENTO1 hora ago

Milhares de pessoas prestigiam a terceira noite do Festival Forró Verão em João Pessoa

Saúde2 horas ago

Hospital de Trauma de Campina realiza mais de 460 atendimentos no fim de semana

Segurança Pública2 horas ago

Líder de facção criminosa é preso em operação que desarticula guerra entre gangues na grande João Pessoa

CIDADE2 horas ago

Vice-prefeita renuncia em tempo recorde: Quando participação é só promessa de campanha

ESTADO4 horas ago

João Azevêdo anuncia reajuste linear para servidores acima da inflação, ampliação do auxílio alimentação e novos benefícios com impacto de R$ 1,3 bilhão na folha de pessoal

Nacional5 horas ago

O impacto do ativismo no jornalismo brasileiro: será que conseguimos separar o trigo do joio?

ESTADO7 horas ago

Tarifa social: confira o ranking das cidades com o maior número de famílias que podem receber o desconto

Esporte7 horas ago

Jogos de hoje (20/01/25): onde assistir futebol ao vivo e horários das partidas

CIÊNCIA & TECNOLOGIA7 horas ago

WhatsApp introduz widget para acesso ao Meta AI

Judiciário8 horas ago

TJPB Realiza Sessão para Eleição de Novos Desembargadores

Judiciário10 horas ago

Justiça determina que duas prefeituras na Paraíba encerrem contrato temporário de 132 pessoas

CONCURSO E EMPREGO21 horas ago

Sine-JP começa a semana oferecendo 442 vagas de emprego em mais de 70 funções

Nacional1 dia ago

Bolsonaro fora da posse de Trump é destaque na mídia internacional

CIDADE1 dia ago

VERÃO EM CABEDELO  Programação esportiva e cultural de Cabedelo segue neste fim de semana diversas atrações no Dique

Internacional2 dias ago

Você consegue adivinhar quais são as 10 nações mais perigosas para os cristãos?

ENTRETENIMENTO2 dias ago

8 nomes de bebês para meninas recém-nascidas que representam esperança

ENTRETENIMENTO2 dias ago

A chave para superar o vício é praticar a virtude oposta

ENTRETENIMENTO2 dias ago

Por que devemos ouvir mais música no dia a dia?

ECONOMIA2 dias ago

Imposto de Renda 2025 para MEI: saiba como declarar

Judiciário2 dias ago

MPTCU pede investigação sobre supersalários de magistrados

Judiciário2 dias ago

Explosão de nepotismo no Brasil: conduta ilegal, imoral ou inconveniente?

Judiciário2 dias ago

Aborto no Brasil: a relevância do sigilo médico na proteção da dignidade feminina

Judiciário2 dias ago

O modelo neoconstitucionalista como causador da insegurança jurídica no STF

Educação & Cultura2 dias ago

Escola sem celular é educar sem distrações

Saúde2 dias ago

Dengue no Brasil: o que esperar para 2025 e como o Ministério da Saúde se prepara

Esporte2 dias ago

João Fonseca, atleta XP, entra no ranking global de melhores tenistas

Internacional2 dias ago

O que esperar da posse de Donald Trump nos EUA

Internacional2 dias ago

Rússia condena advogados de líder opositor morto na prisão

Internacional2 dias ago

Minas espalhadas na Síria ameaçam 5 milhões de crianças, diz Unicef

Internacional2 dias ago

Guterres saúda acordo de cessar-fogo e libertação de reféns em Gaza

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

CONCURSO E EMPREGO4 semanas ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário2 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

Internacional6 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

ENTRETENIMENTO8 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário8 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CONCURSO E EMPREGO2 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO8 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO2 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte8 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

ENTRETENIMENTO7 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA7 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO2 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública3 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde2 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde2 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Internacional8 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

Educação & Cultura2 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Internacional2 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

CIDADE8 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Saúde2 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Nacional6 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Saúde2 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Saúde2 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura3 dias ago

POR QUE O MAR É SALGADO?

Saúde3 dias ago

2024 SUPERA LIMITES DE TEMPERATURA CONSIDERADOS SEGUROS PARA A SAÚDE

Internacional3 dias ago

POR QUE TANTOS BRASILEIROS ESTÃO DEIXANDO O REINO UNIDO?

Internacional3 dias ago

ANTÁRTIDA REGISTROU O MAIOR DEGELO DA HISTÓRIA NOS ÚLTIMOS DOIS ANOS

Esporte3 dias ago

Como os esquemas táticos no futebol evoluíram

Internacional4 dias ago

SUPERÁVIT COMERCIAL DA CHINA ATINGE QUASE US$ 1 TRILHÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 dias ago

UM DOS MAIORES MISTÉRIOS DE MARTE ACABA DE SER REVELADO

Saúde4 dias ago

DENGUE MATA MAIS QUE A COVID 19 E ACENDE SINAL DE ALERTA

ECONOMIA4 dias ago

COMO A ALTA DO DÓLAR INFLUENCIA O AGRONEGÓCIO?

ENTRETENIMENTO4 dias ago

ANFÍBIOS E RÉPTEIS DA AMAZÔNIA

ENTRETENIMENTO6 dias ago

RECEITA DE COSTELINHA SUÍNA COM ARROZ

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 dias ago

A TECNOLOGIA DOS DRONES

Saúde6 dias ago

NOVAS PERSPECTIVAS CONTRA O CÂNCER

Saúde6 dias ago

BEBER CAFÉ PELA MANHÃ PODE REDUZIR RISCO DE MORTE

ENTRETENIMENTO6 dias ago

COMO PLANTAR SALSINHA

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

PESQUISA VISA DIMINUIR TEMPO DE PRODUÇÃO DE MUDAS DE ABACAXI

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Saúde2 semanas ago

CASOS DE DEMÊNCIA DEVEM TRIPLICAR ATÉ 2050 NO BRASIL

ECONOMIA2 semanas ago

RECEITA FEDERAL VAI MONITORAR DADOS DO CARTÃO DE CRÉDITO E PIX

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

O BILIONÁRIO QUE DOOU SUA FORTUNA DE US$ 3 BILHÕES

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

OS AVANÇOS E RETROCESSOS EM UM ANO DE EXTREMOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

2 MIL MUDAS PLANTADAS POR VOLUNTÁRIOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

A ILHA QUE PODE DESVENDAR O MISTÉRIO DA ANOMALIA MAGNÉTICA SOBRE O BRASIL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

CARROS VOADORES PODEM SE TORNAR REALIDADE NA CHINA

Saúde2 semanas ago

TECNOLOGIA DO CORAÇÃO ARTIFICIAL SALVA VIDAS E É OFERECIDA PELO SUS

ECONOMIA2 semanas ago

NOVO SALÁRIO MÍNIMO IMPULSIONARÁ ECONOMIA EM 125 BILHÕES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Internacional3 semanas ago

DECLARAÇÕES DE TRUMP CAUSAM IMPACTOS INTERNACIONAIS ANTES DE COMEÇAR MANDATO

Saúde3 semanas ago

ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS ACELERAM O ENVELHECIMENTO PRECOCE

Internacional3 semanas ago

O TSUNAMI MAIS MORTAL DA HISTÓRIA

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br