CIÊNCIA & TECNOLOGIA
Android 13 é lançado oficialmente pelo Google
O Google acaba de lançar o Android 13, nesta segunda (15). A versão final do sistema operacional do Google chega mais cedo do que o costume — primeiro, para os smartphones da linha Pixel — antes até mesmo do que previam os rumores.
Finalmente o Android 13 chega ao patamar estável, recheado de novidades e adições antecipadas pelo extenso período de testes. A atualização não é tão grandiosa quanto foi a do Android 12 no ano passado, mas representa uma evolução importante em privacidade e nos aprimoramentos visuais apresentados na compilação anterior.
Uma das mudanças mais importantes são os novos controles de mídia, agora mais intuitivos e ocupando mais espaço na bandeja de notificações. As mudanças desse complemento são várias, incluindo um novo visual e disposição de mais informações para evitar que você precise abrir o app de música toda hora.
Outra adição valiosa é o suporte para o Bluetooth Low Energy (LE). Essa ferramenta incrementa a qualidade de áudio e capacita o dispositivo para transmissões em múltiplos dispositivos simultaneamente.
As Cores Dinâmicas da Material You também não passaram sem incrementos nesse update. Agora, o sistema de paletas é capaz de oferecer até 16 diferentes opções de temas com base nas cores do papel de parede e podem definir os tons dos ícones de apps de terceiros (quando disponíveis).
Atualização liberada para geral
O Android 13 chega hoje para os celulares do Google:
- Pixel 4
- Pixel 4 XL
- Pixel 4a
- Pixel 4a 5G
- Pixel 5
- Pixel 5a
- Pixel 6
- Pixel 6 Pro
- Pixel 6a
Nenhum deles é vendido oficialmente no Brasil, mas, foi confirmado que a atualização do sistema também é distribuída por aqui (inclusive, com notas do update em português). Usuários que estavam inscritos no programa de testes podem continuar nele por mais algumas semanas ou sair manualmente pelo site do Google.