ESTADO
Veja pesquisa Real Time BIG Data completa; números para o governo e Senado na Paraíba
Pesquisa Real Time Big Data ao governo da Paraíba mostra o governador João Azevêdo (PSB) com 29% das intenções de voto. Na sequência, há um triplo empate dentro da margem de erro: Nilvan Ferreira (PL) com 15%, Pedro Cunha Lima (PSDB) e Veneziano, ambos com 14%. Major Fábio (PRTB) e Adjany Simplicio (PSOL) marcaram 1%. Os demais candidatos não pontuaram. Branco e nulos somam 12% e indecisos, 14%.
VEJA PESQUISA DIVULGADA PELA REAL TIME BIG DATA
No cenário em que os candidatos ao governo contam o apoio dos presidenciáveis, Veneziano, associado a Lula, pula na frente com 29%. O João Azevêdo, que até o momento do fechamento desta pesquisa se declarava independente, marca 25% e aparece empatado tecnicamente com Nilvan Ferreira, com 23%, que conta com o respaldo de Bolsonaro. Pedro Cunha Lima, apoiado por Ciro Gomes, têm 12%.
Metade dos paraibanos aprovam a gestão de Azevêdo e ele é o candidato com maior rejeição, com 41%. Nilvan Ferreira e Veneziano tem índices de rejeição próximos: 31% e 29%, respectivamente.
“Os resultados mostram que os apoios nacionais podem ter grande influência na corrida ao governo paraibano. A disputa será acirrada e o cenário de segundo turno ainda permanece indefinido”, aponta Lucas Thut Sahd, diretor da Real Time Big Data.
No âmbito do Senado, a pesquisa testou dois cenários: um deles com o candidato Ricardo Coutinho (PT), que até o fechamento desta pesquisa se encontrava inelegível por decisão do TSE, e um segundo cenário sem o candidato. No primeiro caso, Coutinho lidera com 28% das intenções de voto, seguido de Efraim Filho (União Brasil), com 17%. Bruno Roberto (PL), com 8%, Sérgio Queiroz (PRTB), com 5%, e Pollyanna (PSB), com 3%, estão empatados dentro da margem de erro. André Ribeiro (PDT) e Alexandre Soares (PSOL) têm 1%.
No cenário sem Coutinho, a liderança é de Efraim Filho, com 22%m e há um novo empate dentro da margem de erro entre Bruno Roberto, Pollyana e Sérgio Queiroz: 9%, 6% e 5%m respectivamente.
O Real Time Big Data entrevistou 1.500 pessoas por telefone no Estado da Paraíba, entre os dias 20 e 22 de agosto. A margem de erro é de 3 pontos para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob o número PB 03455.