CIÊNCIA & TECNOLOGIA
Elon Musk dá prazo para ter carros da Tesla dirigindo sozinhos “de verdade”
O CEO da Tesla, Elon Musk, estipulou um prazo para que o Full Self-Driving (FSD), o sistema de condução semiautônoma dos carros da montadora, saia da versão Beta e fique realmente pronto. Segundo o executivo, a expectativa é de que isso aconteça até o final de 2022.
O Full Self-Driving funciona com base no Tesla Vision, conjunto de câmeras que, por meio do machine learning, aprende os caminhos e evita colisões. Com esse sistema, os carros da Tesla possuem direção autônoma de nível 3, mesmo que com algumas falhas. A ideia de Musk é que, ainda este ano, eles cheguem ao nível 4, um antes do máximo.
Carros com nível 4 de direção autônoma ainda dependem de alguma interação com um ser humano para poderem operar, mas conseguem efetuar praticamente todas as funções de trânsito, inclusive parar nos semáforos, como fazem os Tesla com o FSD.
Em viagem à Noruega, um dos países que proporcionalmente mais utiliza carros elétricos no mundo, Musk revelou que busca lançar essa atualização máxima para o FSD nos Estados Unidos ainda este ano. Na Europa, isso ainda dependeria de regulamentações, mas os planos para o Velho Continente também existem.
Os carros da Tesla são alguns dos mais avançados quando falamos em direção autônoma. Além deles, a General Motors, com o pacote Super Cruise, e a Ford, com o Blue Cruise, também estão se desenvolvendo rapidamente. A Volvo é outra das montadoras que equipa seus veículos com sistemas avançados nesta seara.