ECONOMIA
Venda de caminhões sobe mais de 8% em agosto
A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) divulgou os números das vendas de veículos no Brasil em agosto, mostrando que houve uma alta de 8,61% nas vendas de caminhões em agosto, na comparação com julho.
De acordo com a federação, foram emplacados 12.301 caminhões em agosto, ante 11.326 de julho.
Apesar da alta mensal, na comparação com julho de 2021 e no acumulado do ano são registradas baixas, de 2,76% e 1,48%, respectivamente.
Em agosto de 2021 foram emplacados 12.650 caminhões novos, 349 a mais do que no mesmo mês desse ano.
No acumulado entre janeiro e agosto, os números mostram que foram registrados 80.933 veículos pesados. No mesmo período do ano passado foram 82.146.
“Todos os segmentos apresentaram alta, em agosto, sobre julho. Em que pese o fato de termos dois dias úteis a mais em agosto, o resultado aponta uma clara tendência de recuperação dos emplacamentos no Brasil”, comenta Andreta Jr., Presidente da Fenabrave.
De acordo com a Fenabrave, a venda de caminhões mantém números bem próximos do registrado em 2021, que se acentua pela alta mensal nas vendas.
“Há problemas pontuais em disponibilidade de produtos, mas, de maneira geral, a situação é bem mais estável e equilibrada do que a enfrentada no ano passado”, disso o presidente da Fenabrave.
Montadoras
Entre as montadoras, Volkswagen e Mercedes-Benz seguem dominando as vendas de caminhões no Brasil, registrando 3.500 e 3.137 unidades, respectivamente, em agosto. No acumulado, as duas marcas tem 23.622 e 22.059 caminhões emplacados em 2022, respectivamente.
Volvo segue como terceira colocada, com mais de 7 mil unidades à frente da Iveco, que é a quarta colocada. No mês, a Scania emplacou quase 500 caminhões a mais do que a Iveco, mas segue sendo a quinta colocada no placar geral.
Caminhões mais vendidos
Imbatível, o Volvo FH 540 segue como modelo mais vendido do Brasil, com mais de 1.300 emplacamentos a frente do segundo colocado, o DAF XF, que na tabela da Fenabrave não é diferenciado por modelo e potência, como ocorre com outros caminhões.