CIÊNCIA & TECNOLOGIA
Youtube pode restringir acesso a vídeos 4K apenas aos assinantes do plano premium
Com o crescimento das vendas dos monitores e TVs com resolução 4K, a oferta de conteúdo disponível e a escalada da velocidade média de internet, o ato de assistir vídeos nesta resolução se tornou bem mais factível, e um dos points mais atrativos para este consumo é a “tv aberta da web”, o Youtube, que, inclusive, é apontado como a principal fonte de notícias para os brasileiros.
No entanto, o consumo de vídeos em 4K na plataforma pode mudar radicalmente, conforme apontam alguns indícios revelados recentemente. O livre pode passar a ser limitado. O Youtube estaria cogitando limitar o acesso aos vídeos em 4K apenas aos assinantes do plano premium, intitulado Youtube Premium.
Entre as principais características do Youtube Premium, que custa R$ 29,90/mês, está a possibilidade de assistir aos vídeos sem anúncios e a reprodução de músicas em segundo plano.
Está circulando no Reddit uma imagem que mostra o recorte da área de seleção de resolução de um vídeo do Youtube. Repare que na seção 2160p, correspondente ao conteúdo em 4K, é exibida a seguinte informação: “Premium – Tap to Upgrade”. Uma sugestão para quem está assistindo ao vídeo passe para o premium e tenha acesso à resolução máxima suportada pelo vídeo.
Evidentemente o mesmo será aplicado aos conteúdos que superam o 4K, como os vídeos em 8K, que também estão disponíveis na plataforma. No modo gratuito, o Youtube deve limitar a reprodução em 1440p.
O Youtube ainda não se pronunciou oficialmente sobre essa alteração. É provável que o Google esteja testando essa mudança para ver a reação do público e decidir se é uma boa ideia tornar o 4K no Youtube mais uma feature do plano premium.
Este não é o único teste que o Youtube está fazendo no momento. A plataforma também andou testando a exibição de até 10 anúncios antes de cada vídeo.