ESTADO
Colisões em postes deixaram 225,4 mil clientes sem energia elétrica em 2022
Apenas entre dezembro de 2022 e início deste mês, a Energisa já contabilizou 42 acidentes com abalroamento em postes, impactando 3.263 clientes
Em 2022, 435 postes foram atingidos por veículos em acidentes na Paraíba, deixando 225,4 mil clientes sem energia elétrica. Apenas entre dezembro de 2022 e na primeira semana de janeiro deste ano, a Energisa já contabilizou 42 acidentes com abalroamento em postes, impactando 3263 clientes. Durante o verão e nos meses de férias, especialmente em janeiro, além de festividades de fim de ano e Carnaval, esse tipo de acidente cresce.
“Nessa época, os cuidados do motorista precisam ser redobrados, estando mais atento aos riscos e atuando preventivamente. É muito importante adotar uma atitude mais segura no trânsito, seja quando estiver como motorista, pedestre ou ciclista”, reforça o coordenador de Saúde e Segurança da Energisa, Juliano Chandretti. Para isso, valem aqueles conselhos básicos: não dirigir após ingerir bebidas alcoólicas, respeitar os limites de velocidade, não usar celular enquanto dirige e manter uma distância segura em relação ao veículo da frente.
Para garantir a continuidade do fornecimento de energia de forma rotineira, a Energisa tem investido em diversas práticas e tecnologias. Uma delas é a instalação de religadores automáticos, incluindo o sistema Self Healing, que permitem a recomposição inteligente do sistema em até 60 segundos após a identificação da ocorrência, isolando o problema causado pelo abalroamento.
“Também é possível atuar de forma remota, isolando os defeitos de forma telecomandada. Mas, existem casos em que o dano à rede é tão grave que mesmo com nossa tecnologia para minimizar a quantidade de clientes atingidos, o fornecimento da região mais próxima da ocorrência pode ficar comprometido durante as manobras da equipe”, destaca Danielly Formiga.
Consequências
Com base nos artigos 186 e 927 do Código Civil, no caso de abalroamento em postes, o motorista que provocou o acidente deve pagar pelos danos causados. Após o ocorrido, uma equipe da Energisa entra em contato com o responsável para que o poste, os equipamentos e o serviço sejam ressarcidos. O valor pode ser negociado e pago parcelado ou à vista.
Outro aspecto importante é o de segurança. Com o impacto da batida, pode haver ainda o risco de choque elétrico tanto para o acidentado como para quem está nas proximidades devido a possibilidade de rompimento de cabos de energia.
Por isso, a Energisa orienta que, se possível, os ocupantes do veículo envolvido no acidente esperem o socorro/atendimento dentro do carro, sem tocar o chão, partes metálicas e cabos, e esperar uma equipe da concessionária chegar ao local e realizar os procedimentos necessários com segurança. Quem passar perto da colisão deve manter distância e avisar imediatamente a Energisa por meio do 0800 083 0196.