Connect with us

Judiciário

STF: Entenda o que está em jogo no julgamento sobre a demissão sem justa causa

Ação pode voltar a ser apreciada no final do primeiro semestre deste ano. Veja os impactos para empresas e trabalhadores

O Supremo Tribunal Federal (STF) pode retomar, no final do primeiro semestre deste ano, um julgamento sobre a validade do decreto assinado pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) que cancelou a adesão do Brasil à Convenção 158 da Organização Internacional do Trabalho (OIT). O processo tramita na Corte há mais de 25 anos e afeta a dispensa sem justa causa no Brasil.

O caso é debatido na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 1.625, que está parada no gabinete do ministro Gilmar Mendes após um pedido de vista feito em outubro do ano passado. Com uma mudança recente no regimento interno da Corte, o tema deverá ser julgado a partir de junho.

Isto porque uma nova regra aprovada pelos ministros estabelece um limite de 90 dias para a devolução de vista. Ministros cujos pedidos de vista já haviam sido formulados, como Gilmar Mendes, têm 90 dias úteis antes da liberação automática para julgamento.

Apesar disso, a apreciação da ADI 1.625 ainda poderá ser paralisada por um novo pedido de vista ou um destaque. Neste último caso, o julgamento será reiniciado e levado a plenário. Os votos de ministros aposentados ou falecidos continuam valendo, graças a uma regra aprovada em junho do ano passado.

O que será julgado na ação?

O julgamento não trata especificamente dos impactos da Convenção nº 158 da OIT ou da proibição da demissão sem justa causa no Brasil. O tema em discussão é a constitucionalidade do Decreto nº 2.100/1996, editado pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, que cancelou a adesão do Brasil à Convenção sem a chancela do Congresso.

Segundo Otávio Pinto e Silva, professor do departamento de Direito do Trabalho da Universidade de São Paulo, quando a convenção foi ratificada, houve uma interpretação equivocada por parte da sociedade brasileira. “Muitos entenderam que, em caso de uma não motivação, a Justiça do Trabalho poderia ser provocada e o juiz teria, então, a prerrogativa de determinar reintegração do trabalhador ao posto de trabalho.”

Por isso, o então presidente decidiu denunciar a convenção, para evitar uma situação de insegurança jurídica. Mas ele esbarrou em um artigo da Constituição Federal que estabelece a competência exclusiva do Congresso para “resolver definitivamente sobre tratados, acordos ou atos internacionais que acarretem encargos ou compromissos gravosos ao patrimônio nacional”.

Esse foi um dos argumentos centrais da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) para, em 1997, questionar no STF a possibilidade de o Brasil deixar de aplicar tratados internacionais já incorporados ao ordenamento nacional sem a aprovação prévia do Parlamento.

Placar atual

A história da ADI 1.625 na Corte é uma sucessão de pedidos de vista. Votaram primeiro os ministros Maurício Corrêa, o relator, e Ayres Britto. Em seguida, o ministro Nelson Jobim pediu vista. Depois, foi a vez do ministro Joaquim Barbosa. O trâmite foi também interrompido pela ministra Ellen Gracie, que se aposentou antes de proferir o voto, e por Teori Zavascki. Hoje, todos estão fora dos quadros do Supremo. Dias Toffoli e Gilmar Mendes foram os últimos a paralisar o julgamento.

Após duas décadas, não existe uma maioria ou mesmo uma corrente majoritária. Os ministros relator e Ayres Britto votaram para determinar que a validade do decreto deve ser analisada pelo Congresso. Os ministros Nelson Jobim, Teori Zavascki e Dias Toffoli negaram por completo o pedido, reconhecendo a constitucionalidade da medida. Os demais, entre eles a presidente da Corte, entenderam que o chefe do Executivo não pode, sozinho, retirar o país de um tratado internacional.

Ainda faltam votar os ministros Gilmar Mendes, Nunes Marques e André Mendonça.

Resumo
  • Decreto vale — Nelson Jobim, Teori Zavascki e Dias Toffoli (3)
  • Decreto não vale — Rosa Weber, Ricardo Lewandowski e Joaquim Barbosa (3)
  • Questão deve ser analisada pelo Congresso — Maurício Corrêa e Ayres Britto (2)

Do que trata a OIT 158?

A Convenção nº 158 da OIT é uma norma de Direito Internacional que visa regulamentar o término da relação de trabalho por iniciativa do empregador. Sua elaboração ocorreu no século passado, em um contexto de problemas econômicos e mudanças tecnológicas.

Otávio Pinto e Silva, da Faculdade de Direito da USP, explicou que um de seus pressupostos é que um trabalhador não deve ser dispensado a menos que exista uma causa justificada. Ela pode estar relacionada tanto à sua capacidade ou ao comportamento quanto baseada nas necessidades de funcionamento da empresa, como a falta de recursos para manter o profissional.

“Não é que a OIT e a Convenção nº 158 proíbam o rompimento do contrato de trabalho, não é isso. Ela [a norma] exige que se faça uma fundamentação no ato da despensa, de maneira que cabe à legislação interna de cada país estabelecer o procedimento para a fundamentação. É isso que está em jogo,” sumarizou o professor.

Lei complementar

Esta não é a primeira vez que o tema da validade da Convenção nº 158 da OIT é enfrentado. Em 1997, o então ministro Celso de Mello deu uma liminar afirmando que a norma é um texto programático, não “autoaplicável”. De acordo com o ministro, que depois foi seguido pela maioria, a convenção apenas traria diretrizes, muitas delas já incorporadas pelo Brasil.

A decisão ganha mais sentido diante de um dos artigos da Constituição, que fixa como direito dos trabalhadores a proteção contra a demissão arbitrária ou sem justa causa nos termos de lei complementar sobre o assunto. Mas essa lei não foi editada até hoje.

Para Alexandre Fragoso, sócio da área trabalhista de Briganti Advogados, o STF já julgou o problema da OIT 158 e “sepultou” qualquer possibilidade de eficácia jurídica da convenção. O advogado citou a obra do ministro Maurício Godinho Delgado, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), na qual ele sustenta que a norma internacional é programática e há a necessidade de aprovação de uma lei complementar para trazer profundidade ao conteúdo do texto.

Fragoso deu um exemplo: “Ela [a convenção] fala assim ‘o prazo razoável’, mas qual é o prazo razoável? Ou seja, precisa de uma lei para tratar do que é um prazo razoável para o empregado discutir a validade ou não da demissão. Ma CLT e na Constituição Federal, a gente tem o prazo de dois anos. O empregado tem lá o prazo de dois anos para discutir qualquer tema do seu contrato de trabalho. Será esse o mesmo prazo razoável que a convenção está tratando? Textualmente a gente não sabe, porque ela é aberta. Ela traz uma diretriz. Caberia ao Congresso criar uma norma para trazer luz ao texto da Convenção 158 da OIT”.

Possíveis impactos

Atualmente, existem dois tipos de dispensa no Brasil, a com e sem justa causa. A CLT diz que, para um funcionário ser demitido por justa causa, ele deve cometer um erro grave, como ser flagrado bêbado em serviço, vazar segredos da empresa ou agir violentamente contra outra pessoa.

E isso continuará assim se os ministros do Supremo entenderem que o decreto assinado por Fernando Henrique Cardoso em 1996 é constitucional. A mudança ocorreria caso isso não aconteça.

Nas demissões sem justa causa, as empresas passariam a ter de motivar a demissão para que a dispensa seja “não arbitrária”. A motivação pode ser por questões financeiras da companhia ou por questões de mau desempenho do funcionário, por exemplo. Se a empresa não motivar a demissão, nesse caso, haveria uma demissão arbitrária. Caberia a uma lei federal a ser editada pelo Congresso Nacional disciplinar quais seriam as punições neste caso. A demissão por erros graves, por justa causa, permaneceria intacta.

Um trabalhador dispensado sem justa causa, hoje, tem direito a uma multa rescisória de 40% do FGTS. O medo das empresas, afirmou Viviane Rodrigues, do Cescon Barrieu Advogados, é que uma nova regulação traga consigo uma nova penalidade.

Mas não se sabe ao certo que pena seria essa, porque o Constituição se refere a uma indenização compensatória, enquanto a convenção abre espaço para uma negociação que resulte na volta do funcionário. “Então, a gente tem essa situação um pouco maluca. A Constituição determina que essa penalidade seria financeira e a convenção coloca que nós deveríamos ter uma possibilidade de reintegração desse empregado.”

Esse problema deveria ser sanado com a promulgação da lei complementar que regulamente o tema no Brasil, espera Rodrigues.

Modulação

Uma declaração de inconstitucionalidade do decreto de 1996 levaria a uma contestação de décadas de demissões sem justa. Por isso, todos os especialistas consultados pelo JOTA viram a necessidade de uma modulação de efeitos, isto é, a imposição de um limite temporal para a eficácia da decisão.

Todos os ministros votam para definir o intervalo.

Outro processo, mesmo objeto

Além da ADI 1.625, há outra ação em tramitação no Supremo que discute a validade do decreto presidencial, a ADC 39. A diferença é que esta é de 2015 e tem diante de si uma composição mais recente do Tribunal.

Até agora, já votaram quatro ministros. Dias Toffoli votou como na ADI 1.625 pela constitucionalidade do decreto. Edson Fachin votou pela inconstitucionalidade e foi acompanhado por Ricardo Lewandowski e Rosa Weber.

O andamento também foi paralisado por um pedido de vista de Gilmar Mendes.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

ENTRETENIMENTO13 horas ago

Você vai adorar este poema extraordinário sobre o outono

Esporte13 horas ago

João Azevêdo prestigia Final do Campeonato Brasileiro de Ginástica e destaca importância do evento na divulgação da Paraíba

Saúde14 horas ago

Serviços da Rede Municipal de Saúde seguem disponibilizando a vacina contra Influenza

Nacional14 horas ago

Governo esconde gastança de Janja em viagem a Nova York

Politíca14 horas ago

Aliados estimam Motta com 340 votos para presidência da Câmara

Nacional14 horas ago

Jair Bolsonaro alerta para aliança entre PT e Alexandre de Moraes

Nacional14 horas ago

Governo anuncia novo bloqueio de R$ 2,1 bilhões no orçamento federal

Judiciário14 horas ago

Como Alexandre de Moraes virou protagonista da escalada do autoritarismo no Brasil

ECONOMIA14 horas ago

Em NY, Haddad nega que fiscal e queimadas afastem investimentos estrangeiros do Brasil

Internacional15 horas ago

Os pagers explosivos no Líbano e o direito internacional

Internacional15 horas ago

Como navios nazistas naufragados ameaçam a costa brasileira

Internacional15 horas ago

Usina nuclear que gerou pânico nos EUA será reativada

Internacional15 horas ago

Ataque de Israel mata comandante do Hezbollah e mais 36

Internacional15 horas ago

Ataques ucranianos incendeiam depósitos russos de armas

Internacional15 horas ago

Europa recorda ousada, mas malsucedida operação da 2° Guerra

Internacional15 horas ago

Zelenski critica conferência proposta pelo Brasil e China

ESTADO15 horas ago

Detran-PB promove corrida pela paz no trânsito no Dia Mundial sem Carro

ENTRETENIMENTO15 horas ago

Shakespeare era católico? Aqui estão as evidências

Saúde15 horas ago

Exame para detecção de câncer do colo do útero é realizado nas Unidades de Saúde da Família

Politíca15 horas ago

10,7% da população paraibana têm algum tipo de deficiência; leis de Jutay garantem proteção e inclusão

Politíca16 horas ago

Nove atletas paraibanos paraolímpicos são medalhistas nos jogos de Paris; Camila defende mais investimentos no paradesporto

Politíca16 horas ago

Cícero e Leo fazem carreata ao lado do governador João Azevêdo passando por 18 bairros da Capital

CONCURSO E EMPREGO16 horas ago

Sine-JP inicia semana com 367 vagas de empregos abertas em vários setores

Politíca16 horas ago

Veneziano participa de atividades de campanha reforçando a presença do MDB nos municípios paraibanos

ENTRETENIMENTO16 horas ago

Sobremesa Tentação/Sensação na Travessa

CIDADE16 horas ago

Urgente: Áudio mostra prefeito de Esperança, Nobinho Almeida, ‘comprando’ apoio de candidato a vereador

Internacional16 horas ago

Guterres pede ação para implementar Pacto para o Futuro

Internacional16 horas ago

Em Moçambique, Nações Unidas apoiam ação juvenil na cooperação global

Segurança Pública16 horas ago

Coral de reeducandas da Penitenciária Júlia Maranhão se apresenta em evento no IFPB

Saúde16 horas ago

Simpósio no Juliano Moreira discute desafios e oportunidades na era digital relacionados à saúde mental

ENTRETENIMENTO12 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

AGRICULTURA & PECUÁRIA9 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

ECONOMIA9 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional9 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO9 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional9 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE9 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA9 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde9 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional9 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário12 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

Educação & Cultura9 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional2 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional9 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA9 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional9 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO9 meses ago

HORTÊNSIAS

ENTRETENIMENTO9 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário4 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO7 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO10 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO6 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Concurso da PMPB pode ser suspenso? Jurista avalia

ENTRETENIMENTO4 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

Esporte4 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO10 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO10 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

Nacional2 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

ENTRETENIMENTO3 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

Internacional6 meses ago

China

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 dias ago

TURISTAS FAZEM CAMINHADA ESPACIAL HISTÓRICA COM A POLARIS DAWN

Saúde6 dias ago

COMO O AUMENTO DA TEMPERATURA AFETA O NOSSO CORPO?

Educação & Cultura6 dias ago

COLÉGIO AGRÍCOLA CRIA UM SISTEMA PARA PRODUÇÃO DE TILÁPIA

ENTRETENIMENTO6 dias ago

COMO ESCOLHER O CANE CORSO PERFEITO: GUARDA E COMPANHIA

Nacional6 dias ago

PRESERVAÇÃO DA AMAZÔNIA É FUNDAMENTAL PARA O EQUILÍBRIO CLIMÁTICO DO PLANETA

AGRICULTURA & PECUÁRIA6 dias ago

O QUE SERÁ DA AGRICULTURA SEM OS JOVENS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

ANATEL ENDURECE REGRAS PARA O TELEMARKETING

Internacional1 semana ago

MAIOR GELEIRA DOS ALPES ITALIANOS DOLOMITAS PODE DESAPARECER ATÉ 2040

ENTRETENIMENTO1 semana ago

RECEITA: TORTA DE ABÓBORA COM CACHAÇA

Internacional1 semana ago

5 MOMENTOS-CHAVE DO DEBATE ENTRE KAMALA E TRUMP

Nacional1 semana ago

REGIÃO DA CHAPADA DOS VEADEIROS É ATINGIDA POR “FOGO SUBTERRÂNEO”

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

Assistam ao filme – Um Anjo em Nossas Vidas 

Judiciário2 semanas ago

QUAL É A IMPORTÂNCIA E A FUNÇÃO DO STF?

Saúde3 semanas ago

COISAS QUE NINGUÉM TE FALA SOBRE A HÉRNIA DE DISCO

ECONOMIA3 semanas ago

ANEEL ANUNCIA BANDEIRA VERMELHA EM SETEMBRO

Segurança Pública3 semanas ago

O QUE ESTÁ POR TRÁS DOS INCÊNDIOS CRIMINOSOS EM SP?

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

RESOLVA AS FOLHAS AMARELADAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

FUNGOS QUE COMEM PLÁSTICO

CIDADE3 semanas ago

CEARÁ PODE VIRAR LÍDER NA PRODUÇÃO DE HIDROGÊNIO VERDE

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

COMO INSTALAR PLACAS SOLARES DE FORMA SEGURA

Educação & Cultura3 semanas ago

COMO A ELEVAÇÃO DO MAR AFETA O BRASIL? GEÓLOGO EXPLICA

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

RECEITA DO CHICO BALANCEADO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

ANATEL ANUNCIA FUNCIONALIDADES PARA EVITAR GOLPES

Saúde3 semanas ago

É O FIM DOS HOMENS? CROMOSSOMO Y ESTÁ DESAPARECENDO

Saúde3 semanas ago

PESQUISA REVELA DIETA QUE PODE TE FAZER VIVER MAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

SOL VERMELHO, CHUVA ESCURA E TEMPESTADE DE AREIA

Educação & Cultura3 semanas ago

PRIMEIROS GRÃOS DE SOJA CHEGARAM AO BRASIL EM UMA GARRAFA

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

PRAGAS E DOENÇAS DAS PLANTAS E COMO CURÁ-LAS

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 semanas ago

PRODUÇÃO ORGÂNICA: MORANGOS EM ABRIGOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 semanas ago

O PLANO BRASILEIRO PARA ATRAIR PESQUISADORES DE VOLTA AO PAÍS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br