ESTADO
Previsão indica chuva forte na PB e Energisa alerta para cuidados com equipamentos
Desde o início da semana, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) vem divulgando boletins informativos com alerta para chuvas intensas na Paraíba, tanto no litoral quanto no Sertão. Com isso, a Energisa reforça os cuidados que a população deve ter para evitar acidentes elétricos e prejuízos com aparelhos domésticos.
“Nosso alerta é para que, em caso de tempestades com ventos fortes e descargas atmosféricas, os eletrodomésticos sejam retirados das tomadas já que, nesses casos, pode haver interferência na rede elétrica, impactando o fornecimento de energia. É importante não ligar qualquer eletrodoméstico; torneiras e chuveiros elétricos também não devem ser usados durante as tempestades. Antena de TV de canais abertos é a maior causa de queima de aparelhos. Por isso, é importante desconectar o aparelho da tomada e do fio da antena”, explica coordenador de Saúde e Segurança da Energisa, Juliano Chandretti.
Os cuidados ainda incluem evitar qualquer tipo de contato com objeto que possua estrutura metálica e objetos longilíneos ou com ponta, em áreas externas. Normas federais determinam que casas, edifícios e alguns aparelhos elétricos possuam proteção contra raios. “É importante ficar abrigado durante as chuvas e não tocar em cabos rompidos ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica, pois podem estar energizados”, reforça Juliano.
Caso se depare com algum cabo caído ao chão ou qualquer outra emergência com a rede elétrica, a recomendação é se afastar e entrar em contato imediatamente com a Energisa, por um dos canais de atendimento: Call Center (0800 083 0196), aplicativo Energisa ON ou Atendente Virtual (gisa.energisa.com.br)
Plano Operacional
A Energisa Paraíba possui um plano operacional para assegurar o fornecimento de energia elétrica com qualidade e segurança, especialmente durante o período chuvoso. A execução do plano, juntamente com as ações preventivas, realizadas ao longo do ano, garantem a qualidade no fornecimento de energia.
Também faz parte do plano a logística diferenciada das equipes de campo e o reforço de especialistas no Centro de Operação Integrado (COI) para o atendimento nessas regiões. Em período de chuvas intensas, a Energisa realiza, diariamente, inspeções minuciosas de forma preventiva e, ainda, nos circuitos que fornecem energia no local e correção de possíveis anomalias.
“Junto ao nosso centro de operações, fazemos o monitoramento 24 horas por dia, sete dias por semana, e existe um planejamento de contingenciamento para, em qualquer situação, tomarmos as ações de forma ágil e planejada para restabelecimento da energia, numa eventual ocorrência”, ressalta o gerente de Operações, Felipe Costa.