CIÊNCIA & TECNOLOGIA
Canal da Associação Centro Dom Bosco é excluído do YouTube
Segundo a presidência da associação, não há uma explicação clara sobre o motivo da exclusão
Foi excluído do YouTube, em 19 de janeiro, o canal da Associação Centro Dom Bosco, uma iniciativa fundada por leigos católicos em 2016 para, segundo o seu site, “ajudar a resgatar a bimilenar Tradição da Igreja por meio de livros, aulas e iniciativas apologéticas”.
Declarações de representantes
Álvaro Mendes, vice-presidente do Centro Dom Bosco, usou outra plataforma de hospedagem de vídeos, o Vimeo, para divulgar um pronunciamento em que afirma que o canal da associação no YouTube “foi deletado sem qualquer explicação ou possibilidade de defesa, de modo que ainda não sabemos a razão do ocorrido”.
Pedro Luiz de Affonseca, o presidente da associação, declarou à agência de notícias ACI Digital que ainda não há “certeza do que aconteceu”:
“Nós ainda não sabemos se foi um ato de censura ou se foi um ataque cibernético. Os nossos advogados já foram acionados e esperamos ter informações mais concretas e definitivas, em breve”.
Reações de internautas
Seguidores da associação no Facebook e no Instagram destacaram que, na véspera da exclusão, o canal tinha publicado um vídeo intitulado “CNBB coloca o governo Lula contra a parede”. A descrição do vídeo registrava que a CNBB havia publicado uma “nota em defesa da vida” e afirmado que o novo governo federal “está contradizendo as suas promessas de campanha” – o que pode ser consultado na nota oficial divulgada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.