Connect with us

AGRICULTURA & PECUÁRIA

Ciência adota nanotecnologia contra mal-do-caroço, uma das principais doenças de caprinos e ovinos

A Embrapa e a Universidade Federal de Lavras estão testando técnicas nanotecnológicas contra a linfadenite caseosa, ou “mal do caroço”.

A doença acomete caprinos e ovinos em todas as regiões brasileiras, causando prejuízos financeiros aos produtores.

O novo tratamento usa nanopartículas e nanofibras para potencializar a ação do antibiótico diretamente nas áreas suportáveis.

Com isso, além de reduzir custos, torna o processo ambientalmente mais sustentável e reduz os riscos de contaminação de carne e leite.

As instituições buscam parceiros para levar a tecnologia ao mercado.

A Embrapa e a Universidade Federal de Lavras ( Ufla ) estão utilizando técnicas de nanotecnologia para controlar a linfadenite caseosa, doença também conhecida como “mal do caroço”, que atinge caprinos e ovinos em todas as regiões do País. O novo tratamento consiste no uso racional de antibióticos aplicados diretamente na área estabilizada por meio de nanopartículas e nanofibras. Os principais benefícios do novo procedimento são a biossegurança e a diminuição do resíduo de antibiótico no leite e na carne originada desses animais. O tratamento disponível atualmente envolve um manejo trabalhoso e gera custos com mão de obra e medicamentos, tornando-se pouco viável para rebanhos numerosos, além de apresentar riscos de contaminação para o manejador e o meio ambiente. 

A linfadenite caseosa ou “mal do caroço” é uma doença bacteriana infectocontagiosa que promove a formação de abscessos em linfonodos examinados (gânglios linfáticos) ou em linfonodos e órgãos internos do animal. A enfermidade está presente em 94,2% dos rebanhos de ovinos e em 88,5% dos rebanhos de caprinos na Região Nordeste, onde se localiza a maior produção desses animais. 

O tratamento convencional do abscesso maduro consiste na drenagem cirúrgica do conteúdo purulento do caroço, seguido da cauterização química da ferida com tintura de iodo a 10% por, pelo menos, dez dias ( foto à esquerda ) . Caso o procedimento seja feito de forma incompleta, o abscesso pode voltar a aparecer na mesma região após alguns meses. O custo desse tratamento para o produtor é de aproximadamente 86 reais por animal. 

As opções disponíveis, além de terem alto custo para o produtor, são trabalhosas e não possuem 100% de eficiência na eliminação do agente infeccioso no abscesso. O tratamento com iodo ainda apresenta risco de contaminação tanto para o manejador quanto para o meio ambiente, uma vez que requer a abertura do caroço e a drenagem do conteúdo, que possui alta carga bacteriana. Como a linfadenite caseosa é uma zoonose, pode ser transmitida para o ser humano. 

O tratamento que está sendo desenvolvido pela Embrapa e Ufla avalia o uso racional de antibiótico priorizado pela Organização Mundial da Saúde ( OMS ), a cloxacilina, maximizando a biossegurança e protegendo o risco ambiental. O objetivo da equipe de pesquisa é chegar a um protocolo que seja pouco laborioso, tenha um custo mais acessível, alta eficiência e elevada biossegurança. 

De acordo com a pesquisadora da  Embrapa Caprinos e Ovinos  Patrícia Yoshida , que lidera o projeto, o resultado esperado é a cura do abscesso precoce, sem necessidade de abertura e exposição ao material purulento, o que seria um procedimento mais seguro. “O novo tratamento consiste em administrar altas concentrações de antimicrobiano diretamente no abscesso, mesmo com baixas concentrações nos demais tecidos e sangue. Dessa forma, espera-se menor resíduo de antibiótico no leite e carne desses animais”, explica. 

Nanotecnologia potencializa aplicações do antibiótico

O pesquisador utiliza a nanotecnologia para desenvolver duas novas opções de procedimento. Para o abscesso fechado, ainda sem início da doença, está sendo testado o uso de nanopartículas ( foto à esquerda), que têm a capacidade de direcionar o antibiótico para o interior das células infectadas pela bactéria causadora da linfadenite caseosa, para obter uma concentração maior do medicamento no local, o que pode favorecer o combate ao patógeno. “A bactéria se ‘esconde’ no interior das células de defesa do caprino, local onde muitas vezes o antibiótico não consegue atingir concentrações suficientes para eliminá-la. Por isso, muitas vezes ela sobreviveu ao tratamento. Ao utilizarmos as nanopartículas para direcionar o antibiótico para o interior das células de defesa, participamos aumentar sua concentração nesse local e assim tornar o medicamento mais eficiente”, explica o pesquisador  Humberto Brandão , da  Leite. Como as nanopartículas direcionam o antibiótico para o local da infecção, espera-se que o tratamento seja mais efetivo que os disponíveis atualmente. 

Outra opção é o uso de nanofibras ( foto abaixo, à direita ) para o tratamento do abscesso maduro após a drenagem, em substituição à tintura de iodo a 10%, de modo a eliminar a bactéria e favorecer a cicatrização. “As nanofibras são ferramentas bastante interessantes para aplicações médico-veterinárias, pois podem ser produzidos com materiais biocompatíveis com elevada área de superfície e porosidade, que

mimetizam a matriz extracelular, e permitem o download de grandes fármacos, permitindo sua liberação de forma lenta no sistema ”, relata o pesquisador da  Embrapa Instrumentação Daniel Corrêa .

Na Ufla, estão sendo desenvolvidos modelos computacionais com base nos resultados obtidos com animais para determinar com precisão os protocolos (doses e intervalos) de tratamento. O pesquisador Marcos Ferrante explica que trabalhar com modelos computacionais permite simular diferentes cenários, verificar o número de animais usados ​​na pesquisa, além de maximizar o uso dos recursos financeiros. “Essas pesquisas permitirão otimizar as doses para protocolos terapêuticos em diferentes cenários produtivos, permitindo aos produtores tratar os animais com uma quantidade mínima de antibiótico necessária e sem comprometer a eficácia do tratamento”, complementa Ferrante.

Tecnologia depende de parceiros para chegar ao mercado

Atualmente, o desenvolvimento da nova técnica está em fase de testes com caprinos para definir a melhor forma de uso do produto, incluindo dosagem e frequência de aplicações. Segundo Yoshida, a equipe espera concluir os ensaios com os animais em condições controladas nos próximos três anos e encontrar parceiros na indústria farmacêutica para viabilizar a produção em larga escala para comercialização. 

“Estamos prospectando parceiros para colocar o produto no mercado. A parceria com essa formulação pode ser em codesenvolvimento desse e de outros medicamentos. O parceiro interessado entraria com a expertise e infraestrutura de linha de produção, capaz de receber a tecnologia de formulações nanotecnológicas para uso farmacêutico. Essa tecnologia mostra potencial, visto que já foi testado em outras espécies animais e sobreviventes, como mastite e ceratoconjuntivite em bovinos”, afirma a pesquisadora.

Impactos da doença no sistema de produçãoA presença da linfadenite caseosa no rebanho traz diversos prejuízos para o criador, como queda na produção, aumento do custo com mão de obra e medicamentos para o tratamento, desvalorização da carne e da pele do animal, além de causar a morte de caprinos e ovinos quando a doença está muito disseminada no rebanho. Outro prejuízo importante é o descarte de carcaças (ou partes delas) e vísceras no frigorífico, podendo também impossibilitar a exportação da carne. O produtor José Roberto Oliveira Alves possui um rebanho de 60 ovinos e 20 caprinos no município de Tauá (CE). Seus animais já foram infectados pela doença e ele adotou todos os procedimentos recomendados pelos especialistas: fez a pneumonia dos animais e, quando o abscesso estava maduro, fez o corte e drenou a sentiu, passou iodo e isolou o animal. “Tivemos um bom resultado porque retiramos do rebanho os animais afetados, controlamos e participamos diminuindo. Claro que não acabou, mas suportou bastante. A linfadenite caseosa traz muitos prejuízos; os maiores são com relação à pele que fica estragada e à qualidade da carne, que fica imprópria para o consumo”, explica. 
Medidas de controle e prevenção1. Ao comprar os animais, o produtor deve colocá-los em quarentena para observar o aparecimento de abscessos e tratá-los antes de inseri-los no rebanho. Os produtores não devem compartilhar animais (reprodutores).2. Os animais com abscessos antes da ruptura devem ser separados e isolados. 3. O corte de emergência do abscesso deve ser seguido de cauterização química da ferida. 4. O animal somente deve retornar ao rebanho após a cicatrização completa da ferida. 5. Todos os casos de linfadenite no rebanho devem ser anotados, com a identificação do animal, dados em que teve a doença e localização.6. As instalações devem ser desinfetadas com cal hidratada ou vassoura de fogo.7. Animais que apresentam mais de um abscesso em sua vida produtiva devem ser descartados (sacrifício ou abatimento).8. As carcaças dos animais mortos devem ser levadas para compostagem. 9. A carne de animais com abscessos não deve ser consumida. A linfadenite caseosa é uma zoonose e pode ser transmitida aos seres humanos. Confira  no vídeo  mais informações sobre controle e prevenção da doença. Dados sobre compostagem estão disponíveis  nes a cartilha . 
Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Saúde2 minutos ago

Quais são as bactérias mais perigosas do mundo?

ECONOMIA4 minutos ago

O Bolsa Família precisa mudar?

Segurança Pública7 minutos ago

Operação da PF investiga vendas de sentenças judiciais

Internacional9 minutos ago

Trump ameaça impor pesadas tarifas a México, Canadá e China

Internacional10 minutos ago

Os desafios de Yamandú Orsi, discípulo de Mujica, no Uruguai

Internacional12 minutos ago

Ataque recorde de drones russos deixa Ucrânia no escuro

CIÊNCIA & TECNOLOGIA21 minutos ago

COMO FUNCIONARÁ O PAGAMENTO VIA PIX PELO WHATSAPP

CIÊNCIA & TECNOLOGIA23 minutos ago

STARTUP UTILIZA TECNOLOGIA DE SOM PARA FAZER OBJETOS LEVITAREM

ECONOMIA24 minutos ago

ECONOMIA CIRCULAR

ENTRETENIMENTO39 minutos ago

QUAIS AVES VISITAM UM AÇUDE NO PANTANAL?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA40 minutos ago

BRASILEIROS MOSTRAM APOIO CRESCENTE AOS BIOCOMBUSTÍVEIS

CIDADE1 hora ago

CMJP realiza audiência pública para discutir LOA 2025

CIDADE1 hora ago

CMJP aprova acolhimento e proteção de crianças e adolescentes expostos a ameaças

CIDADE1 hora ago

CMJP promove Concerto de Natal no Centro Cultural São Francisco

CIDADE1 hora ago

Prefeitura injeta R$ 415 milhões com pagamento de três folhas e premiação a servidores em menos de 30 dias

CIDADE1 hora ago

Unidade de Zoonoses de Cabedelo realiza Dia D de Castração de felinos na quinta-feira (28)

CIDADE1 hora ago

Prefeitos e Famup se reúnem com juíza dos precatórios para debater situação dos municípios

CIDADE1 hora ago

Prefeitura promove 5ª Conferência Municipal de Meio Ambiente nesta quinta-feira

ESTADO1 hora ago

João Azevêdo anuncia edital para apoiar empresas no desenvolvimento de produtos inovadores

Educação & Cultura1 hora ago

Edital Vladimir Carvalho de Fomento a Mostras e Festivais de Cinema da Paraíba divulga resultado preliminar da etapa documental 

Educação & Cultura1 hora ago

1º Festival Literário Internacional da Paraíba (FliParaíba) começa nesta quinta-feira (28) em João Pessoa

ESTADO1 hora ago

Governo divulga projetos selecionados para etapa estadual da I Feira de Ciências dos Municípios 

ESTADO2 horas ago

João Azevêdo autoriza lançamento de edital do Detran-PB de apoio aos clubes de futebol masculino e feminino da Paraíba

ESTADO2 horas ago

FCJA sedia evento de instrução aos pescadores artesanais de João Pessoa 

ESTADO2 horas ago

Balanço Mensal: Cedmex e NAF suspendem atendimento nesta sexta-feira (29)

ESTADO2 horas ago

Nota Cidadã sorteia carro zero quilômetro para compras com notas fiscais em dezembro

ESTADO2 horas ago

Programa Paraíba Pet realiza mais de 1.400 castrações em todo o estado

Nacional2 horas ago

Bolsonaro nega saber de plano para matar Lula, mas diz temer prisão

Nacional2 horas ago

Pacheco diz que deve deixar vida pública em 2027

ECONOMIA2 horas ago

Galípolo participa de reunião com Lula sobre corte de gastos

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Judiciário7 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA21 minutos ago

COMO FUNCIONARÁ O PAGAMENTO VIA PIX PELO WHATSAPP

CIÊNCIA & TECNOLOGIA23 minutos ago

STARTUP UTILIZA TECNOLOGIA DE SOM PARA FAZER OBJETOS LEVITAREM

ECONOMIA24 minutos ago

ECONOMIA CIRCULAR

ENTRETENIMENTO39 minutos ago

QUAIS AVES VISITAM UM AÇUDE NO PANTANAL?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA40 minutos ago

BRASILEIROS MOSTRAM APOIO CRESCENTE AOS BIOCOMBUSTÍVEIS

Saúde1 semana ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde1 semana ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura1 semana ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura2 semanas ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde2 semanas ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

O que é CLT?

Saúde2 semanas ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional2 semanas ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura2 semanas ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde2 semanas ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA2 semanas ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde2 semanas ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br