Segurança Pública
Geraldo Moura representará Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública em Workshop Governance Security Day
O prefeito de Soledade e presidente do Consórcio Público Intermunicipal de Segurança Pública, Geraldo Moura Ramos, participará, em Pernambuco, no dia 11 de abril, do Workshop Governance Security Day. O evento realizado pelo Laboratório de Governança, Gerenciamento de Riscos e Conformidade (LabGRC) do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) vai discutir temas relacionados ao Desenvolvimento de Produtos baseados em um Ecossistema de Governança Integrada de Segurança, Mobilidade Urbana e Tecnologia de Smart Cities.
“Esse será um espaço importante para discutirmos as principais atividades do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), que tem como objetivo preservar a ordem pública e a incolumidade das pessoas e do patrimônio. A Guarda Civil Municipal é responsável por salvaguardar o patrimônio público e, portanto, contribui de maneira complementar para a segurança pública. Também teremos na programação outros temas fundamentais para o desenvolvimento dos nossos municípios como a tecnologia, por exemplo”, destacou Geraldo Moura.
O Consórcio Público Intermunicipal de Segurança Pública da Paraíba tem o objetivo de integrar os municípios ao sistema nacional de segurança pública e defesa social, unificando medidas e ações em favor da proteção da população. “Esse consórcio veio para fortalecer ainda mais esse trabalho e quero, agora como presidente, poder fazer muito não só por Soledade, mas pelas cidades que, assim como a nossa, têm buscado aprimorar a segurança e garantir esse conforto ao povo”, afirmou o prefeito de Soledade.
Integram o consórcio, além de Soledade, os municípios de Pedras de Fogo, Natuba, Lucena, C Caaporã, Rio Tinto, Alhandra, Alagoa Nova, Dona Inês, Juripiranga, Montadas, São Miguel de Taipú, Serra da Raiz, Juarez Távora, Mamanguape, Itabaiana, além do município de Itambé, localizado no estado do Pernambuco.
Segurança – Soledade instituiu em 2017 o Conselho Municipal de Segurança Pública, implantou a patrulha escolar em 2019 e em 2021 o Fundo Municipal de Segurança Pública. A gestão busca agora estabelecer o armamento da Guarda Municipal, que já está em estágio bastante avançado – os membros já realizaram os exames psicotécnicos e de tiros, a Prefeitura já adquiriu as armas, munições e EPIs para dar início ao trabalho de campo.