Connect with us

Educação & Cultura

Brincadeiras sensoriais: entre descobertas e desenvolvimento

Entenda a importância dessas atividades para o desenvolvimento integral dos pequenos e como planejá-las na Educação Infantil

Nos primeiros anos de vida de uma criança, as descobertas preenchem cada instante. As cores, os cheiros e os sons vão sendo desvendados por olhos atentos, mãozinhas ágeis, tudo acompanhado por sorrisos e até choros. É nessa interação entre o corpo e o meio ambiente que os pequenos vão se desenvolvendo de forma integral. Por isso as brincadeiras sensoriais são tão importantes para os bebês e crianças bem pequenas.

“As brincadeiras sensoriais são ótimas fontes de descoberta, pois estimulam os sentidos. Aqui, estamos falando de sensações diversas, percebidas pelos estímulos sensoriais, tais como cheiros, temperaturas, texturas, sons e cores”, explica Vládia Maria Pires, pedagoga, mestre em Educação e supervisora educacional da rede municipal de Campina Grande (PB).

Para desenvolver essas brincadeiras com a turma, uma possibilidade acessível, aponta Vládia, é a exploração de um ambiente natural onde haja condições para que os bebês e crianças bem pequenas possam sentir a textura da terra e o cheiro das plantas e pegar pedrinhas, folhas e gravetos pelo caminho.

Desde 1995 atuando na Educação Infantil e hoje professora de apoio pedagógico no CEI Antônio Brühmüller, em Joinville (SC), Marli Kloczko afirma que essas atividades sempre rendem momentos significativos para o desenvolvimento e a socialização, que podem ser comprovados pelo próprio envolvimento nas propostas.

“Uma vez organizamos o ambiente com beterraba cozida, ralada e inteira e, em vasilhas menores, colocamos amido de milho. Uma das bebês, que demorou um pouco mais para se sentir segura no CEI, aquele dia se sentou, olhou para tudo o que estava ao seu redor e começou a explorar cada item. Com as mãos cheias de amido de milho, olhou para a professora, passou a mão no rosto e demonstrou muita alegria, expressando sua satisfação naquele momento”, conta a educadora.

Esse envolvimento dos pequenos com os materiais propostos, segundo Marli, revela a potência das ações e marca positivamente o professor. “As crianças tendem a aprender mais quando os sentidos são estimulados. Dessa forma, as atividades sensoriais são importantes para o desenvolvimento infantil. Com elas, criam-se possibilidades para que os pequenos conheçam o mundo por meio dos cheiros, texturas, sons e sabores.”

Como as brincadeiras sensoriais dialogam com a BNCC?

Do ponto de vista do planejamento da prática pedagógica, ressalta Vládia, o importante ao propor esse tipo de atividade é garantir às crianças ações que as coloquem no centro do processo de descoberta, assim como preconizam os direitos de aprendizagem estabelecidos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

O documento fala dos direitos de brincar, explorar, expressar, participar, conviver e se conhecer, e como eles podem ser garantidos com a oferta de diferentes fontes de estímulo. Mais especificamente, aconselha que essas interações e esses recursos estejam ao alcance das crianças e inseridos em contextos que possibilitem a escolha e o tempo adequado para cada exploração. “Nesse sentido, o papel observador e brincante do professor é fundamental para apoiar as curiosidades e descobertas de cada criança”, diz Vládia.

Espaço para aguçar os sentidos das crianças

Planejar o uso do espaço é uma parte fundamental do processo, assim como observar a interação dos pequenos com os materiais disponíveis. Foto: Fernanda Luz/NOVA ESCOLA

Na UME Professor João Walter Sampaio Smolka, em Santos (SP), quando a turma sai da sala, um ambiente todo especial já foi montado para recebê-la no pátio. No chão, ao alcance de todos, balaios com folhas de manjericão, alecrim e hortelã perfumam o ambiente. Ao lado, ficam dispostos chocalhos, guizos amarrados a cordas e diversos instrumentos musicais. Um pouco mais à frente, recipientes com água, argila e materiais de madeira completam um circuito colorido, que é um grande convite à brincadeira e à investigação.

As crianças ficam livres para interagir com os objetos que quiserem. As professoras se sentam no chão e seguram e brincam com alguns dos materiais, dando um recado claro para os pequenos: “Peguem e aproveitem também”. Se no começo há algumas carinhas desconfiadas, em poucos minutos o cenário se transforma: as folhas vão sendo picotadas, as mãos, mergulhadas nas tigelas com argila e água, e todo o espaço se enche com os sons dos pequenos instrumentos musicais e risadinhas.

Essa é uma das diversas propostas organizadas pela professora Adriana Passos por meio do projeto Brinquemusicando, que já faz parte da rede municipal santista há duas décadas. É claro que, com o passar dos anos, o projeto se modificou, mas o objetivo principal tem se mantido o mesmo: oferecer formação para as professoras trabalharem o desenvolvimento dos pequenos por meio de música, movimento, artes visuais e literatura, tudo de forma sensorial.

É importante levar em conta que as crianças precisam de tempo para conhecer, reconhecer e interagir com os objetos. Foto: Fernanda Luz/NOVA ESCOLA 

Uma vez por semana, a professora Adriana e outras educadoras inscritas no projeto participam de formações para serem “brincantes” em suas unidades – termo que elas mesmas utilizam no dia a dia. Segundo Adriana, o foco está em levar momentos significativos para os pequenos. Para isso, o planejamento é uma etapa fundamental do processo. “Primeiro, o professor precisa pensar nos materiais que vai utilizar para estimular as crianças e depois pensar cada etapa: que música usar? Vou realizar alguma leitura? Quais provocações posso fazer?”

Além disso, o professor também tem de levar em conta que as crianças precisam de tempo para conhecer, reconhecer e interagir com os objetos. O que significa que, provavelmente, será necessário repetir algumas etapas em dias diferentes. Adriana conta, por exemplo, que há crianças na turma que, na primeira vez que brincaram com argila, só olharam, não quiseram tocá-la, o que só aconteceu, de fato, em uma segunda oportunidade.

“É preciso respeitar o momento das crianças. Para isso, os registros ao longo do processo são fundamentais”, explica a professora, que fotografa as atividades focando as descobertas dos pequenos a cada encontro, o que alimenta o portfólio e serve de base para o planejamento dos encontros seguintes.

Brincadeiras sensoriais e desenvolvimento integral

A professora Iva Passos é coordenadora e está à frente das formações do Brinquemusicando. Segundo ela, as atividades do projeto possibilitam um desenvolvimento integral das crianças, fomentando desde habilidades motoras e de oralidade até o fortalecimento da autonomia e da autoestima. E isso, afirma Iva, acontece porque as práticas incentivam o movimento livre, dando oportunidade para os pequenos serem protagonistas.

Por isso, um dos pontos trabalhados pela formação de professores é fazer com que as educadoras reconheçam o próprio corpo no espaço. “É preciso que elas se percebam como um corpo inspirador para a criança e disponível para o brincar. Depois, elas precisam se ver como autoras desse projeto, porque a comunidade escolar onde estão é única e elas precisam descobrir suas peculiaridades e potências”, explica Iva.

Por fim, as formações também focam no desenvolvimento das professoras enquanto pesquisadoras e provocadoras. “Nesse sentido, estudamos bastante os teóricos da Educação, da literatura e das culturas popular e erudita.”

A coordenadora do projeto Brinquemusicando Iva Passos (à esquerda) e a professora Adriana Passos brincam com as crianças. Foto: Fernanda Luz/NOVA ESCOLA

Pontos de atenção ao planejar atividades sensoriais

Ao propor atividades que estimulam os sentidos, é importante que todo o processo seja centrado na curiosidade das crianças. Para tanto, o planejamento do professor deve estar voltado para despertar esse interesse e, consequentemente, a ação protagonista dos pequenos.

“A ação do professor precisa favorecer a autonomia das crianças, o que não quer dizer que ele sairá de cena, muito pelo contrário, ele estará presente e atento para apoiar as singularidades apresentadas pelas crianças e planejar contextos e ações voltados para atender os interesses do grupo”, pontua a pedagoga e mestre em Educação Vládia Maria Pires.

Nesses momentos, avalia a professora Marli Kloczko, a observação do professor é importante para identificar e apoiar, por exemplo, tanto a criança que chora ao sentir algo diferente em suas mãos ou pés como aquela que explora com todo seu corpo, expressando a alegria da descoberta. “Esses momentos precisam ser registrados para que o professor possa refletir sobre sua prática e acompanhar o desenvolvimento de cada criança.”

Para planejar

1. Verifique os espaços e materiais não estruturados a serem utilizados, de forma a garantir total segurança para os pequenos;

2. As experiências gustativas, em especial, devem ser realizadas após uma pesquisa com os familiares sobre possíveis alergias;

3. Ao colocar as crianças para explorar, é fundamental preparar todo o espaço antes, pensando no bem-estar e na segurança de todos;

4. Esteja disponível para incentivar os pequenos nas brincadeiras, mas respeite o tempo de cada um. Lembre-se de que eles precisam conhecer e reconhecer os materiais e nem sempre irão querer interagir com estes logo na primeira atividade;

5. Pense em como fazer os registros das ações e reações das crianças. A partir deles, organize os próximos encontros e analise o desenvolvimento de cada criança.

Nova Escola

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Nacional2 horas ago

OPINIÃO – Fim da escala 6×1: realidade ou mais uma farsa contra o trabalho escravo no Brasil?

Segurança Pública3 horas ago

Procon-JP dá dicas para evitar golpes e frustrações durante a Black Friday

Saúde3 horas ago

Hospital Municipal Santa Isabel promove debate sobre complicações das ostomias intestinais

Judiciário3 horas ago

STF confirma decisão que proibiu publicidade de bets para crianças e adolescentes

Judiciário3 horas ago

STF começa a julgar poder da ANP para decidir sobre venda de blocos petrolíferos

Educação & Cultura4 horas ago

Alunos da rede municipal de ensino vão participar de Mundial de Robótica, na Bahia

ESTADO4 horas ago

Adriano Galdino participa de inauguração de escola no Sítio Assentamento de Poços, em Teixeira

ESTADO4 horas ago

Governador em exercício Adriano Galdino inaugura escola cidadã integral em Santa Luzia 

ENTRETENIMENTO4 horas ago

Conheça Juarez Cantor Real fenômeno nas redes sociais que vem conquistando seu espaço na música brasileira

Nacional5 horas ago

Transparência Internacional desafia o G20: “Corrupção Não É Prioridade?”

Nacional6 horas ago

Primeira-dama rebate ‘Janjapalooza’: festival ou espetáculo pessoal?

Politíca16 horas ago

Lei de Jutay assegura assentos preferenciais a pessoas ostomizadas em ônibus

Esporte18 horas ago

Confronto de épocas: Jake Paul derrota Mike Tyson em luta de estratégia e persistência

Politíca1 dia ago

Adriano Galdino pede diálogo para definição de candidato governista em 2026: “Que seja escolhido o melhor”

ENTRETENIMENTO1 dia ago

Sábado (16) tem Legião Urbana Cover no Baile da Cerveja no Clube Cabo Branco

Politíca1 dia ago

Justiça Eleitoral arquiva denúncia contra ex-senador Cássio Cunha Lima

CONCURSO E EMPREGO1 dia ago

Concurso Embrapa: edital terá 1.027 vagas pelo Cebraspe

ECONOMIA1 dia ago

INSS: pacote de cortes vai atingir aposentados? Veja a resposta do ministro da Previdência

CIDADE1 dia ago

Prefeitura avança com obras de infraestrutura de mercados públicos da Capital

Educação & Cultura1 dia ago

O Cinema Universitário da UFPB anuncia a seleção de filmes que serão exibidos na 19ª edição do Fest Aruanda!

Educação & Cultura1 dia ago

Escolas da Rede Municipal recebem destaque de reconhecimento durante Mostra Nacional de Robótica

ESTADO1 dia ago

Governador em exercício Adriano Galdino visita obras de Hospital em Pocinhos

ESTADO1 dia ago

Governador em exercício participa de assinaturas de contratos do Empreender PB em Cuité

ENTRETENIMENTO1 dia ago

Você Não Vai Acreditar Como Essa Receita É Saborosa e Fácil de Fazer

Internacional1 dia ago

Como um escândalo sexual expôs uma ditadura africana

Internacional1 dia ago

Scholz pede a Putin “paz justa e duradoura” na Ucrânia

Internacional1 dia ago

“Palácio maldito” de Veneza é vendido a comprador anônimo

Educação & Cultura1 dia ago

Professor versus celular: uma batalha desleal

Internacional1 dia ago

ONU relata angústia vivida com guerra na Ucrânia, que já deixou 12 mil mortos 

Judiciário1 dia ago

Trabalho aos feriados: saiba os direitos do empregado em caso de feriado nacional

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

AGRICULTURA & PECUÁRIA10 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional10 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO10 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário6 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO11 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO11 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA4 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Nacional4 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Segurança Pública3 semanas ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Internacional8 meses ago

China

Educação & Cultura2 dias ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO2 dias ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde2 dias ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO2 dias ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO2 dias ago

O que é CLT?

Saúde3 dias ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional3 dias ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO3 dias ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura3 dias ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO3 dias ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura4 dias ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde4 dias ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO4 dias ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 dias ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA4 dias ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde5 dias ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura5 dias ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 dias ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO5 dias ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Internacional5 dias ago

MUNDO DEVE SUPERAR META DE 1,5°C DE AQUECIMENTO EM 2024

Internacional1 semana ago

A verdadeira história de Donald Trump

Politíca1 semana ago

Veneziano: Cúpula dos Parlamentos do G20 contribui para eficiência legislativa

Nacional1 semana ago

Saiba o que é o encontro do G20, que acontece após a Cúpula dos Parlamento

ENTRETENIMENTO1 semana ago

CRIAÇÃO DE COBRAS RARAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

ASTEROIDES, PERIGO NO ESPAÇO

Internacional1 semana ago

O QUE BRICS DOMINADO POR RÚSSIA E CHINA SIGNIFICA PARA O BRASIL

Educação & Cultura1 semana ago

‘SE SOUBÉSSEMOS… NÃO SAIRÍAMOS DA CAMA.’

Nacional1 semana ago

BRASIL PODE LIDERAR DEBATES SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Internacional2 semanas ago

COMO A RÚSSIA OBTÉM ARMAS PARA GUERRA NA UCRÂNIA

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br