Connect with us

Educação & Cultura

Comissão de Educação pede melhorias para o esporte no país

Ministra do Esporte, Ana Moser afirmou que ampliação do uso dos espaços públicos para práticas esportivas, investimentos em recursos humanos e acadêmicos e aperfeiçoamento do trabalho dos gestores estão entre os objetivos da pasta

Mais orçamento, necessidade de aperfeiçoamento dos currículos da educação física e fortalecimento da integração entre União, estados e municípios em favor do desporto foram alguns pontos discutidos em audiência pública da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) nesta terça-feira (28). O colegiado ouviu a ministra do Esporte, Ana Moser, para conhecer os planos e a agenda estratégica da pasta para os próximos anos. 

Presidente da CE, o senador Flávio Arns (PSB-PR) ressaltou a necessidade de entrosamento e defendeu que o trabalho de interlocução seja facilitado entre os parlamentares e o ministério nesta nova fase. O parlamentar manifestou o desejo de trabalhar articuladamente e sugeriu que os itens debatidos nesta terça sejam aprofundados, tanto em novas audiências públicas, quanto por meio de ofícios trocados entre o ministério e os senadores. 

O Ministério do Esporte foi instituído em 1995 pelo presidente Fernando Henrique Cardoso. No governo Jair Bolsonaro, a pasta foi incorporada ao Ministério da Cidadania. Em janeiro deste ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recriou a pasta, por meio do Decreto 11.450, de 2023. A ex-voleibolista Ana Beatriz Moser — nomeada para conduzir o ministério — serviu a seleção brasileira que trouxe a primeira medalha olímpica para o voleibol feminino.

Professores

O senador Rodrigo Cunha (União-AL) falou da importância dos professores desportivos para a juventude e mencionou a relevância do tratamento desse tema pela Comissão de Educação. O parlamentar lamentou a grande quantidade de analfabetos em lugares como Alagoas e destacou que são elevados os índices de evasão escolar no estado. 

Na opinião de Rodrigo Cunha, é preciso focar não apenas em medidas como a implementação do contraturno escolar previsto nas estratégias do Ministério do Esporte, mas enxergar as realidades locais por completo, afim de que novas gerações de estudantes não se percam. 

A senadora Professora Dorinha (União-TO) defendeu financiamento para aumentar a participação da população no esporte, bem como políticas públicas mais bem desenhadas. Para a parlamentar, as autoridades precisam ter mais cuidado com a população e implementar ações como a adequação dos espaços públicos para todas as modalidades. Dorinha apontou ainda, como estratégia, o uso de ambientes escolares pela comunidade aos finais de semana e o fortalecimento da integração entre município, estado e União em favor do desporto. 

— Além disso, o fortalecimento da educação em tempo integral, uma formação profissional que envolva os gestores municipais e cuidarmos dos profissionais de educação física, porque já passou da hora de redesenharmos essa formação. 

Ana Moser respondeu que os temas tratados por Professora Dorinha, como a ampliação do uso dos espaços públicos para o esporte, investimentos em recursos humanos e acadêmicos e aperfeiçoamento do trabalho dos gestores estão dentre os objetivos da pasta. 

Em resposta à senadora Damares Alves (Republicanos-DF), Ana Moser disse que terá continuidade no país a realização de jogos estudantis e jogos indígenas, com a abrangência a todas as faixas etárias. A ministra complementou que essa articulação está sendo feita juntamente ao Ministério dos Povos Indígenas. Também em esclarecimento à parlamentar, a ministra assegurou que o paradesporto é uma das estratégias do ministério que, segundo ela, tem uma secretaria atuando para aumentar o número de pessoas com deficiência nos esportes competitivos. 

Esporte eletrônico

Os senadores Izalci Lucas (PSDB-DF) e Wellington Fagundes (PL-MT) quiseram saber o posicionamento de Ana Moser quanto à classificação dos esportes eletrônicos e o enquadramento dos praticantes dessa modalidade como atletas. A ministra respondeu que, historicamente, o poder público nunca definiu o tema e afirmou que o atual governo também não tem um posicionamento oficial sobre o assunto. Ela informou, no entanto, que um grupo interministerial será criado para debater o fenômeno. 

Wellington e Izalci também questionaram sobre o posicionamento do Ministério do Esporte em relação à atuação de lutadoras trans. 

— Existe, de certa forma, uma preocupação com relação a isso? Porque, muitas vezes, o trans tem um físico em que, eu vejo, assim, muita covardia – ponderou o senador. 

Ana Moser ressaltou que essa é uma discussão em construção. E que o tratamento desse tema pela sociedade tem dois aspectos: o social, da inclusão, do respeito e do apoio; e o esportivo, editado pelas federações internacionais com base na ciência. A convidada disse que muitas federações avançaram nos parâmetros das competições, mas comentou que cada modalidade tem uma política específica. 

— É nesse nível que essa discussão acontece. Mas a gente precisa tomar cuidado e não levar uma discussão restrita a impactar toda a população. De todos os atletas, apenas 5% participam de competições. No mundo, são 7%. Então, é apenas um recorte da nossa população, mas pode impactar e prejudicar todas as outras pessoas trans que não estão no esporte — alertou. 

Futuro

Aumento no valor do orçamento da pasta e melhorias no programa Bolsa Atleta são algumas metas apontadas por Ana Moser para os próximos anos. A ministra afirmou ainda que o ministério tem atuado para oficializar a candidatura do Brasil como país sede da Copa do Mundo Feminina de 2027. 

O senador Romário (PL-RJ) destacou a experiência da ex-atleta como medalhista olímpica, o que, na opinião dele, a ajudará no desempenho de Ana como ministra. Ele pediu, no entanto, que Ana Moser fiscalize a atuação de órgãos como a Confederação Brasileira do Futebol (CBF), por ser, segundo ele, “uma das instituições mais corruptas no futebol mundial”. 

— Quero pedir à senhora que fique bastante atenta a essa possível Copa do Mundo feminina. Eu gostaria de adiantar muitos pontos falhos que aconteceram, tanto em relação à Copa 2014, quanto em relação às Olimpíadas, onde tivermos muitas falhas estruturais e quero deixar a senhora à vontade para ajudá-la sobre tudo que foi levantado na CPI que realizamos há oito anos. 

A ministra ressaltou que a realização da Copa Feminina no Brasil “vai justamente na linha de valorização do legado deixado pela Copa do Mundo de Futebol de 2014”. 

Falta de dados

Ana Moser mencionou problemas gerados pela falta de inclusão ao esporte, como aumento da obesidade e doenças relacionadas. Dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional do Ministério da Saúde, mencionados pela ministra, apontam 284 mil crianças com obesidade grave no país. Ao destacar que ainda é preciso fortalecer a capacidade de gestão das instituições, a ministra lamentou a ausência de dados oficiais que ajudem a direcionar essas iniciativas e defendeu mais pesquisas na área: 

— Dados são uma questão a ser superada. O último PNAD [Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio] realizado pelo IBGE [Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística] é de 2015. E depois da pandemia de covid-19, os quadros pioraram muito: o retrato brasileiro torna urgente a implementação de políticas públicas em torno de saúde física e do esporte. A epidemia de sedentarismo é anterior à de covid, então, tudo isso justifica nossos objetivos e a própria existência do ministério — argumentou. 

Ana ressaltou que a Constituição reconhece o direito social ao esporte e à prática de atividade física e salientou que a efetivação desse direito é obrigação do Estado. Ela observou, no entanto, que o Brasil é pouco ativo na área e defendeu que haja uma ação intencional do governo para que a inclusão se efetive na prática. 

Minuto de silêncio

Antes da audiência pública, os senadores fizeram um minuto de silêncio em memória da professora Elisabete Tenreiro, de 71 anos, falecida após um ataque em sala de aula na Escola Estadual Thomazia Montoro, na Vila Sônia, Zona Oeste de São Paulo, na segunda-feira (27). No episódio, quatro professoras e um aluno foram esfaqueados por um agressor, um aluno de 13 anos do oitavo ano da instituição. 

— Vamos, todos nós, em conjunto, trabalhar para que a vida dos alunos possa ser transformada pela ação articulada de todos os setores da sociedade, promovendo, inclusive, a cultura da paz, porque o ódio, o rancor, a falta de diálogo, a falta de entendimento que ocorre dentro das famílias, na sociedade em geral se reflete, obviamente, também no ambiente escolar — afirmou Flávio Arns.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Politíca7 horas ago

Adriano Galdino pede diálogo para definição de candidato governista em 2026: “Que seja escolhido o melhor”

ENTRETENIMENTO8 horas ago

Sábado (16) tem Legião Urbana Cover no Baile da Cerveja no Clube Cabo Branco

Politíca8 horas ago

Justiça Eleitoral arquiva denúncia contra ex-senador Cássio Cunha Lima

CONCURSO E EMPREGO8 horas ago

Concurso Embrapa: edital terá 1.027 vagas pelo Cebraspe

ECONOMIA8 horas ago

INSS: pacote de cortes vai atingir aposentados? Veja a resposta do ministro da Previdência

CIDADE8 horas ago

Prefeitura avança com obras de infraestrutura de mercados públicos da Capital

Educação & Cultura8 horas ago

O Cinema Universitário da UFPB anuncia a seleção de filmes que serão exibidos na 19ª edição do Fest Aruanda!

Educação & Cultura8 horas ago

Escolas da Rede Municipal recebem destaque de reconhecimento durante Mostra Nacional de Robótica

ESTADO9 horas ago

Governador em exercício Adriano Galdino visita obras de Hospital em Pocinhos

ESTADO9 horas ago

Governador em exercício participa de assinaturas de contratos do Empreender PB em Cuité

ENTRETENIMENTO9 horas ago

Você Não Vai Acreditar Como Essa Receita É Saborosa e Fácil de Fazer

Internacional9 horas ago

Como um escândalo sexual expôs uma ditadura africana

Internacional9 horas ago

Scholz pede a Putin “paz justa e duradoura” na Ucrânia

Internacional9 horas ago

“Palácio maldito” de Veneza é vendido a comprador anônimo

Educação & Cultura9 horas ago

Professor versus celular: uma batalha desleal

Internacional9 horas ago

ONU relata angústia vivida com guerra na Ucrânia, que já deixou 12 mil mortos 

Judiciário9 horas ago

Trabalho aos feriados: saiba os direitos do empregado em caso de feriado nacional

Nacional9 horas ago

Ministro Celso Sabino é eleito presidente do Conselho Executivo da ONU Turismo

ENTRETENIMENTO9 horas ago

Sabadinho Bom apresenta trombonista Gilvando Azeitona neste fim de semana

Educação & Cultura9 horas ago

Funesc abre edital para contratação de atividades voltadas ao público infantil

ENTRETENIMENTO9 horas ago

O significado por trás das letras gregas nos ícones

ENTRETENIMENTO9 horas ago

Por que precisamos ser mais como rochas do que conchas

Educação & Cultura9 horas ago

Sente-se solitário na faculdade? Estas 7 dicas podem ajudar

CONCURSO E EMPREGO9 horas ago

Sine-PB oferta mais de 890 vagas de emprego em 11 municípios paraibanos

ECONOMIA9 horas ago

Contas de luz em atraso: nova campanha de negociação

CONCURSO E EMPREGO9 horas ago

O fim do regime jurídico único: O que muda para quem faz concurso público?

Judiciário10 horas ago

A análise do crime de racismo no Brasil precisa ser jurídica e se esquivar do politicamente correto

ECONOMIA10 horas ago

Novos preços ponderados dos combustíveis valem a partir de sábado

Nacional10 horas ago

Edinho Silva critica como Gleisi Hoffmann comanda o PT

CIDADE10 horas ago

Léa anuncia nomes para o Planejamento e Procuradoria Geral; mulher assume a Secretaria de Infraestrutura

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

AGRICULTURA & PECUÁRIA10 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional10 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO10 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário6 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO11 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO11 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA4 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Nacional4 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Segurança Pública3 semanas ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Internacional8 meses ago

China

Educação & Cultura1 dia ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO1 dia ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde1 dia ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO1 dia ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO1 dia ago

O que é CLT?

Saúde2 dias ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional2 dias ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO2 dias ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura2 dias ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO2 dias ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura3 dias ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde3 dias ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO3 dias ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 dias ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA3 dias ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde4 dias ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura4 dias ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 dias ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO4 dias ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Internacional4 dias ago

MUNDO DEVE SUPERAR META DE 1,5°C DE AQUECIMENTO EM 2024

Internacional1 semana ago

A verdadeira história de Donald Trump

Politíca1 semana ago

Veneziano: Cúpula dos Parlamentos do G20 contribui para eficiência legislativa

Nacional1 semana ago

Saiba o que é o encontro do G20, que acontece após a Cúpula dos Parlamento

ENTRETENIMENTO1 semana ago

CRIAÇÃO DE COBRAS RARAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

ASTEROIDES, PERIGO NO ESPAÇO

Internacional1 semana ago

O QUE BRICS DOMINADO POR RÚSSIA E CHINA SIGNIFICA PARA O BRASIL

Educação & Cultura1 semana ago

‘SE SOUBÉSSEMOS… NÃO SAIRÍAMOS DA CAMA.’

Nacional1 semana ago

BRASIL PODE LIDERAR DEBATES SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Internacional2 semanas ago

COMO A RÚSSIA OBTÉM ARMAS PARA GUERRA NA UCRÂNIA

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br