AGRICULTURA & PECUÁRIA
Assistência técnica continuada da Empaer garante aumento de produção e renda de agricultores
A assistência técnica continuada executada pelos extensionistas da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural, Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, tem possibilitado a agricultores familiares executarem ações que estão garantindo emprego e renda no campo.
Um destes exemplos é o agricultor Sebastião Gomes, do Sítio Conselho, no município de Cajazeirinhas, localizado na região de Pombal, no Sertão. Ele aderiu ao cultivo de algodão orgânico da variedade BRS 416, numa área menor do que um hectare, atividade que já trabalhou no passado. Seguindo a orientação dos técnicos da Empaer, ele utiliza o sistema de irrigação por microaspersão e, segundo informou o extensionista Zildo Vicente Leite, o produtor rural assinou contrato de comercialização da produção de algodão orgânico para o Instituto Casaca de Couro/Norfil. O algodão cultivado em sistema de sequeiro, foi semeado no dia 20 de março deste ano.
No entanto, a principal atividade de Sebastião Gomes é a criação de caprinos e ovinos, para produção de leite e carne, com um plantel de 70 animais, sendo o destaque para a raça caprina Boer, entre reprodutor e matrizes. O agricultor familiar também cultiva milho, feijão, gergelim e cria galinha de capoeira e investe na produção de melancia para melhorar a renda familiar.
Sebastião Gomes é um produtor bastante envolvido com as políticas públicas, tendo acessado o programa Garantia Safra no município, ao crédito rural do Pronaf Agroamigo, além de integrar o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), junto com sua esposa, Maria Goreti da Silva Ribeiro. A equipe técnica de Cajazeirinhas, além de Zildo Vicente, conta com a participação de Francisco Sales Sarmento e José Wilson da Silva Barbosa, com todo o trabalho de extensão sendo acompanhado pelo gerente regional da Empaer em Pombal, Leonar de Sousa.