CIÊNCIA & TECNOLOGIA
Sucessor do Google+ vai acabar em breve, lembra o Google
o Google lembrou que o fim do Currents, o substituto do Google+ para contas corporativas do G Suite lançado em 2019, acontecerá em breve. A ferramenta de comunicação corporativa dará lugar ao Spaces, inaugurado em fevereiro de 2022 e que tem basicamente a mesma proposta: unir colegas em comunidades e promover colaboração no trabalho remoto.
O fim do suporte ao Currents foi anunciado no ano passado, quando o Google decidiu transferir as comunidades da plataforma para o novo Spaces. A partir de 5 de julho de 2023, o Currents não estará mais disponível. Administradores têm até 8 de agosto para exportar dados que forem importantes usando o Takeout, outra ferramenta do Google.
“Apesar de estarmos nos despedindo do Currents, continuamos investido em novos recursos para o Google Chat para que as equipes possam se conectar e colaborar com um sentimento compartilhado de pertencimento”, pontuou o Google. “Ao longo do último ano, fornecemos recursos projetados para dar suporte ao envolvimento da comunidade em larga escala”, complementou.
Restos do Google+
O Google Currents é um dos últimos resquícios do Google+ no ecossistema da empresa. Ele substituiu a integração com a rede social em abril de 2019 introduzindo uma experiência retrabalhada, com visual, funções e recursos novos. Na época, todas as informações do Google+ corporativos foram transferidos para o Currents de forma automática.
Na prática, o Currents era uma rede social corporativa aos moldes do Facebook Workplace: ele servia para divulgar novidades, iniciar conversas e discussões, parabenizar colegas e mais. Tudo isso com suporte a hashtags, posts com mídias, curtidas, compartilhamentos e estatísticas de visualização.