CIÊNCIA & TECNOLOGIA
WhatsApp | Falha no Android indica ativação do microfone sem autorização
O WhatsApp está sendo acusado de ativar o microfone do smartphone Android sem a autorização do usuário, mesmo em momentos em que o aplicativo não está sendo usado. Os relatos começaram a surgir no último final de semana, em publicações no Twitter, com a suposta brecha de privacidade acontecendo em modelos específicos de celulares com o sistema operacional.
O suposto uso indevido foi identificado inicialmente por Foad Dabiri, engenheiro da rede social, que publicou uma imagem da linha do tempo de uso do microfone em seu smartphone Pixel 7 Pro, do Google. As ativações aconteceram durante a madrugada, enquanto ele estava dormindo, com o WhatsApp acionando o componente diversas vezes ao longo de um período de quase três horas.
“O WhatsApp tem usado meu microfone em segundo plano, enquanto eu dormia e desque acordei, às 6h (e essa é só uma parte da linha do tempo!) O que está acontecendo?”
Após a publicação original, mais usuários relataram o mesmo problema, também com imagens das próprias linhas do tempo. Além de modelos da linha Pixel, os registros indevidos também estariam sendo percebidos no Samsung Galaxy S23 e S22 Ultra, todos rodando o sistema operacional Android 13. Antes de a falha ser confirmada, já se especulava que a identificação representava um bug.
A revelação da suposta quebra de privacidade podia ser flagrada no Painel de privacidade, um recurso introduzido em 2021 que permite acessar o histórico de utilização dos componentes do celular pelos aplicativos e dá maior controle aos usuários sobre os próprios dados. É de lá que saíram as capturas de tela publicadas no Twitter.
WhatsApp fala em bug no Android
O caso ganhou maior notoriedade nesta terça-feira (9), quando o CEO do Twitter, Elon Musk, compartilhou o relato de Dabiri. Logo depois, veio o pronunciamento do WhatsApp, efetivamente atribuindo o uso indevido do microfone a uma falha de software no sistema operacional Android, que já estaria sendo resolvida pelo Google
“Ao longo das últimas 24 horas, estivemos em contato com um engenheiro do Twitter que postou sobre uma questão entre seu celular Pixel e o WhatsApp. Acreditamos ser um bug no Android que atribui erroneamente as informações no Painel de privacidade, e solicitamos que o Google investiga e corrija.
Os usuários tem controle total sobre as configurações de microfone. Uma vez dada a permissão, o WhatsApp só acessa o microfone quanto o usuário está em chamada ou gravando uma nota de voz ou vídeo — e mesmo assim, tais comunicações estão protegidas por criptografia de ponta a ponta, de forma que o WhatsApp não os possa ouvir.”
Segundo a empresa, o Painel de privacidade dos aparelhos estaria interpretando errado algumas informações de privacidade, atribuindo as ativações ao WhatsApp. Os responsáveis pelo mensageiro também disseram estar em contato com o engenheiro do Twitter responsável pela revelação e indicaram que os usuários têm total controle sobre o uso do microfone, que só é ativado durante chamadas, gravações de mensagens e outros recursos em que o componente é necessário.
Enquanto uma atualização não aparece, os usuários que estiverem sendo atingidos pelo problema podem, simplesmente, reiniciar o celular. Foi essa a solução encontrada pelos próprios usuários, em um aspecto que já indicava que a ativação indevida do microfone poderia não representar uma quebra de privacidade, mas sim, uma falha introduzida por updates do WhatsApp ou do próprio Android.