Internacional
Explosão em apartamento deixa vários feridos na Alemanha
Ao menos dez bombeiros e dois policiais ficam feridos após incidente em residência em Ratingen, no oeste alemão. Suspeito é detido, e policiais encontram corpo no apartamento
Uma explosão em um apartamento num prédio residencial no oeste da Alemanha nesta quinta-feira (11/05) feriu ao menos dez bombeiros e dois policiais, sendo que alguns estariam em estado grave. O incidente ocorreu na cidade de Ratingen, perto de Düsseldorf, no estado da Renânia do Norte Vestfália.
O secretário estadual do Interior, Herbert Reul, disse que por volta das 10h da manhã a associação de moradores local informou à polícia que a caixa de correio de um apartamento estaria lotada, sugerindo que algo poderia ter acontecido com os moradores.
A polícia então chamou o corpo de bombeiros para arrombar a porta da residência. Quando os agentes entraram, por volta de 11h15, um homem teria ateado fogo a um objeto e, pouco depois, ocorreu a explosão.
“Depois de causar a explosão, o homem fechou novamente a porta, recuou e começou a atear fogo no local”, disse o secretário.
Forças especiais da polícia foram chamadas. Ao entrarem no apartamento em busca do suspeito, um homem de 57 anos, os policiais encontraram um cadáver no local, ainda não identificado. Suspeita-se que a pessoa morta seja a mãe do agressor. Um porta-voz da polícia disse que o morador do apartamento foi preso.
Reul informou que o motivo da explosão ainda não está claro. Fontes de segurança disseram à emissora ZDF que a hipótese de um ataque direcionado não foi descartada. Segundo o jornal alemão Bild, o suspeito teria espalhado gasolina ou outro líquido inflamável pelo apartamento.
A revista Der Spielgel disse que o suspeito seria um negacionista da covid-19. O secretário Reul disse ser incompreensível que policiais e bombeiros que cumpriam a missão de ajudar acabaram tendo suas vidas ameaçadas.