Connect with us

Internacional

As principais decisões do G7 em Hiroshima

Cúpula foi dominada por dois temas: a guerra na Ucrânia e uma nova estratégia para lidar com a China

G7, grupo informal que reúne chefes de Estado e de governo de Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido, mostrou-se unido na abordagem para a China e a Rússia, os dois principais temas da cúpula que ocorreu no fim de semana passado em Hiroshima.

Estes foram os principais temas e as principais decisões do encontro:

Guerra na Ucrânia

A guerra na Ucrânia foi, como esperado, o tema dominante da cúpula do G7 em Hiroshima, ainda mais com a presença do presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, na cidade japonesa.

Antes mesmo de o encontro começar, na sexta-feira (19/05) a Casa Branca deu o tom dos debates ao comunicar que apoia uma iniciativa conjunta para treinar pilotos ucranianos para aviões de combate de quarta geração, incluindo os F-16, insistentemente pedidos pela Ucrânia, e acrescentou que, “enquanto o treino decorrer, nos próximos meses, a nossa coligação de países participantes nesta iniciativa decidirá quando fornecer aviões, quantos, e quem os fornecerá”.

Zelenski chegou a Hiroshima no sábado. Ele se reuniu com Biden no domingo. O presidente americano lhe reafirmou o apoio dos EUA. Já antes da reunião bilateral, Biden havia anunciado o fornecimento de novas armas e munições à Ucrânia. Um alto funcionário americano disse que o pacote está avaliado em 375 milhões de dólares.

Biden afirmou que Zelenski lhe garantiu que não usará os caças F-16 contra alvos em território russo, o que é um dos principais temores dos americanos. “Tenho uma garantia total de Zelenski de que não vão usá-los contra a Rússia no seu território geográfico. Outra coisa é se as tropas russas estiverem dentro da área da Ucrânia”, disse Biden.

Os EUA, que tem a maior frota mundial de F-16, não declararam explicitamente que vão fornecer os caças para os militares ucranianos. A formulação da Casa Branca fala em coligação de países e que ainda não está decidido quando os aviões serão fornecidos, quantos serão e quem os fornecerá. O comunicado é, porém, muito claro nas intenções, e Zelenski se mostrou seguro, em Hiroshima, de que terá os caças.

Zelenski também pretendia cortejar o chamado Sul Global, representado na cúpula por duas democracias do Brics, a Índia e o Brasil, dois países que tentam se posicionar como neutros no conflito para não desagradar a Rússia. Do premiê indiano, Narendra Modi, Zelenski conseguiu o compromisso de que a Índia fará “tudo o que for possível” para encontrar uma solução para o conflito entre a Ucrânia e a Rússia. Um encontro com o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, não ocorreu, alegadamente por questões de agenda.

Lula participou, porém, de um sessão do G7 ao lado de Zelenski, e declarou que o Brasil condena a violação da integridade territorial da Ucrânia pela Rússia. O líder brasileiro acrescentou, porém, que “nenhuma solução será duradoura se não for baseada no diálogo”.

Analistas avaliaram que Modi deu sinais de aproximação com o Ocidente na questão da guerra na Ucrânia, ao passo que Lula teria se mostrado mais reservado.

O G7 também concordou com novas sanções à Rússia para diminuir a capacidade do Kremlin de financiar a guerra contra a Ucrânia.

Tom duro contra a China

Nos debates sobre a China, que o premiê britânico, Rishi Sunak, descreveu como “o maior desafio dos nossos tempos à segurança global e prosperidade”, o G7 discutiu sobretudo segurança e dependência e indicou querer adotar uma postura mais dura.

Os países do G7 não querem se dissociar da China, mas, na relação com o gigante asiático, diminuir riscos para as próprias economias, além de garantir que os direitos humanos sejam respeitados.

Biden disse que o G7 concordou sobre uma abordagem comum em relação à China e indicou que poderá em breve falar com o presidente chinês, Xi Jinping.

A declaração final deixou claro o que deve ter sido o tom dos debates. Os países do G7 concordaram em reduzir a “excessiva dependência” da China em cadeias de fornecimento críticas e em investir mais nas próprias economias.

Ao mesmo tempo, querem equiparar o terreno (level playing fieldpara que trabalhadores e empresas de seus países não enfrentem concorrência desleal da China.

No trecho mais polêmico, o texto final aborda a política externa chinesa em regiões como o Mar da China Meridional e Taiwan e também para a guerra na Ucrânia.

O G7 pediu a Pequim para usar sua influência junto à Rússia para pôr fim à guerra na Ucrânia, para que não tente mudar de forma unilateral o status quo no Mar da China Meridional por meio da força e coerção e para que resolva pacificamente a questão de Taiwan, a quem o grupo reiterou apoio.

A declaração do G7 pede à China “que não realize atividades de interferência” e expressa preocupações com os direitos humanos, especialmente no Tibete e na província de Xinjiang.

A China reagiu em termos duros e afirmou que o Japão, na qualidade de anfitrião, interferiu nos assuntos internos da China.

O Ministério do Exterior da China afirmou que a resolução da “questão de Taiwan é uma questão que cabe aos próprios chineses decidirem” e que Pequim “não vai permitir que forças externas interfiram” nas questões de Xinjiang, Hong Kong ou Tibete.

“O G7 persiste em manipular questões relacionadas com a China, desacreditando e atacando a China”, declarou o ministério.

Acenos ao Sul Global

A simples presença de Índia e Brasil, dois dos países do chamado Sul Global, já foi um aceno dos países industrializados a essas nações. Apesar de não haver resultados concretos, a cúpula deixou claro que não basta exortar esses países a adotarem determinadas posições, mas que também é necessário ouvi-los com atenção e dar voz a eles, também em órgãos da ONU.

Foi esse o tom da intervenção de Lula, que declarou que “não faz sentido conclamar os países emergentes a contribuir para resolver as ‘crises múltiplas’ que o mundo enfrenta sem que suas legítimas preocupações sejam atendidas, e sem que estejam adequadamente representados nos principais órgãos de governança global”.

O presidente brasileiro defendeu, mais uma vez, uma reforma da ONU e suas organizações parceiras para dar mais espaço ao Sul Global. Ele também disse que os países africanos precisam ser mais bem representados em fóruns mundiais, como o G20, uma declaração que acabou refletida na declaração final de Hiroshima, na qual o G7 se compromete a “trabalhar para fortalecer a parceria com países africanos e apoiar uma maior representação africana em fóruns multilaterais“.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

ECONOMIA33 minutos ago

Banco do Nordeste fortalece setores estratégicos da Paraíba em eventos de negócios 

Judiciário37 minutos ago

A PEC contra a escala 6×1 – um passo rumo à redução da jornada de trabalho no BrasilA PEC contra a escala 6×1 –

Judiciário40 minutos ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

ENTRETENIMENTO1 hora ago

Tender Com Molho de Maracujá (Especial de Natal)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 hora ago

Programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia traz colóquio com cientistas quânticos

Judiciário2 horas ago

STJ e TST aprovam pagamento de benefício retroativo a ministros

Politíca2 horas ago

LÚCIA DE CHICA MOTTA: Candidata se elege vereadora em Patos usando nome de deputada

CIDADE2 horas ago

TCE encaminha à CGU e ao TCU contrato de R$ 11 milhões com empresa para gestão de saúde em Bayeux

CIDADE3 horas ago

O Drama dos Ribeirinhos de Cicerolândia: Uma Luta Pelo Rio Mamuaba

Segurança Pública4 horas ago

Agora é oficial: Marinha publica medidas de contenção e alteração exigidas pelo governo: morte ficta, 3.5%, reversão de pensão e idade limite para a reserva

CIDADE4 horas ago

Setramp e CGM recebem voto de aplauso da Câmara Municipal de João Pessoa

Segurança Pública16 horas ago

Território do Brasil está cercado por 28 bases militares: poderoso arsenal dos EUA, França e Reino Unido ameaçam a Amazônia e a soberania das Forças Armadas Brasileira

Segurança Pública16 horas ago

Regime disciplinar de policiais federais segue para sanção presidencial

Saúde16 horas ago

Veja os sinais e tratamento para a Clinomania

ENTRETENIMENTO16 horas ago

Novo filme de férias imperdível é a melhor adaptação de livro de todos os tempos

ENTRETENIMENTO17 horas ago

Veja os lançamentos do cinema em dezembro de 2024

CIÊNCIA & TECNOLOGIA17 horas ago

Instagram lança recurso para compartilhar localização

CONCURSO E EMPREGO17 horas ago

Empreendedores se inscrevem para programa ‘Eu Posso’ que oferece créditos de até R$ 15 mil

Educação & Cultura17 horas ago

Final do ano: como celebrar conquistas e engajar as famílias na Educação Infantil

Educação & Cultura17 horas ago

Alunos da Rede Municipal lançam livros com histórias infantis nesta quarta-feira

CONCURSO E EMPREGO17 horas ago

UFPB oferta 150 vagas para especialização gratuita em Gestão Pública na modalidade EaD

CONCURSO E EMPREGO17 horas ago

Prefeito em exercício celebra sucesso de parceria com Senac em projeto que está gerando emprego e aprendizado

Educação & Cultura17 horas ago

Livro sobre patrimônios de João Pessoa tem alunos da rede municipal como autores

Educação & Cultura17 horas ago

Pesquisa da UFPB na área de Materiais é uma das vencedoras de premiação da SBPMat

CIÊNCIA & TECNOLOGIA17 horas ago

Qualifica João Pessoa lança novos cursos online e gratuitos durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Educação & Cultura17 horas ago

Cícero Lucena trata da liberação de recursos do Governo Federal para João Pessoa na área da Educação

CIDADE18 horas ago

 Mais de meio milhão de piscinas olímpicas de esgoto sem tratamento serão despejadas no Nordeste até o final do ano

AGRICULTURA & PECUÁRIA18 horas ago

Pesquisa desenvolve amora-preta mais doce e de alto potencial de lucro

AGRICULTURA & PECUÁRIA18 horas ago

Projeto que amplia recursos para o seguro rural é aprovado

AGRICULTURA & PECUÁRIA18 horas ago

Café: Restrição na oferta sustenta preços

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional5 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Judiciário7 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA19 horas ago

COMO FUNCIONARÁ O PAGAMENTO VIA PIX PELO WHATSAPP

CIÊNCIA & TECNOLOGIA19 horas ago

STARTUP UTILIZA TECNOLOGIA DE SOM PARA FAZER OBJETOS LEVITAREM

ECONOMIA19 horas ago

ECONOMIA CIRCULAR

ENTRETENIMENTO19 horas ago

QUAIS AVES VISITAM UM AÇUDE NO PANTANAL?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA19 horas ago

BRASILEIROS MOSTRAM APOIO CRESCENTE AOS BIOCOMBUSTÍVEIS

Saúde1 semana ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde1 semana ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura1 semana ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura2 semanas ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde2 semanas ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

O que é CLT?

Saúde2 semanas ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional2 semanas ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura2 semanas ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde2 semanas ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA2 semanas ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde2 semanas ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br