CIÊNCIA & TECNOLOGIA
10 comandos legais para usar no ChatGPT
O ChatGPT tem uma infinidade de usos, mas nem todos conhecem seus comandos legais. A IA generativa pode criar vários tipos de conteúdos, programar, revisar textos e responder a dúvidas.
Mas as possibilidades da tecnologia da OpenAI vão muito além. O Canaltech reuniu um conjunto de comandos para você interagir com o chatbot e se divertir, aprender ou otimizar sua rotina.
Vale lembrar que a IA está em constante evolução, por isso as respostas podem mudar conforme o dia da consulta e o estilo da pergunta. A dica é escrever o prompt exatamente como está colocado, pois tudo já foi testado.
10. Criar ASCII art
Sabe aqueles desenhos com letras e números que as pessoas fazem? Isso se chama ASCII art e o ChatGPT á capaz de criar vários objetos e animais com muita criatividade. Chatbot nem sempre vai conseguir criar coisas muito complexas, mas a capacidade de desenhar com códigos é incrível.
Este é o prompt:
Eu quero que você aja como um artista ascii. Escreverei os objetos para você e pedirei que escreva esse objeto como código ascii no bloco de código. Escreva apenas código ascii. Não explique sobre o objeto que você escreveu. Direi os objetos entre aspas duplas. Meu primeiro objeto é “[Inserir nome do animal ou objeto]”.
9. Ajuda com textos da faculdade
O ChatGPT pode escrever sobre praticamente qualquer assunto, inclusive temas acadêmicos. Você pode pedir ao robô que produza um ensaio sobre determinado tópico, crie uma tese ou até escreva dissertações persuasivas para ajudar nos seus trabalhos da faculdade.
O comando para usar é:
Preciso de ajuda para escrever um ensaio acadêmico persuasivo sobre a [Inserir o tema] com no mínimo 1.000 palavras, com títulos e subtítulos adequados, além de listas.
Vale lembrar que o ChatGPT tem limitações em tamanho de escrita e repetição de palavras. Mesmo assim, ele pode ser um bom ponto de partida para começar uma redação ou trabalho.
Ah, e não se esqueça que usar conteúdo gerado por IAs pode ser considerado plágio pelas faculdades. Há ferramentas de detecção capazes de identificar textos escritos por bots, então você pode ser punido se usar o conteúdo na íntegra. O Canaltech recomenda usar o ChatGPT no máximo como um ponto de partida para as suas criações acadêmicas e escolares.
8. Gerar títulos criativos
Quem trabalha com produção textual precisa lidar com escrita criativa diariamente, o que nem sempre é possível. Com o ChatGPT, é possível receber sugestões para melhorar títulos de artigos, publicações, redes sociais e o que mais desejar.
Este é o prompt :
Eu quero que você atue como um gerador de título sofisticado. Vou digitar palavras-chave separadas por vírgula e você responderá com títulos criativos. Minhas primeiras palavras-chave são [Inserir 3 ou mais termos]
O melhor é que a IA não vai gerar apenas uma ideia, e sim 10 sugestões de uma vez. Além da criatividade, ainda tem o lado da tentativa de compreender o contexto da sua ideia, o que traz resultados bem interessantes e personalizados.
7. Traduzir conteúdos com mais precisão
O ChatGPT pode atuar como um tradutor eficaz de conteúdos para quem não domina línguas estrangeiras. Como a IA compreende contextos, ela consegue se sair melhor que o Google Tradutor ou similares — além de revisar e melhorar a tradução.
Este é o comando usado no chat:
Quero que você atue como tradutor de português, corretor ortográfico e melhorador de textos. Falarei com você em qualquer idioma e você detectará qual é, traduzirá e responderá na versão corrigida e melhorada do meu texto, em português. Quero que você substitua minhas palavras e frases simplificadas por palavras e frases de nível superior, mais bonitas e elegantes. Quero que responda apenas a correção, as melhorias e nada mais, sem escrever explicações. Minha primeira frase é [Escrever frase desejada]
Mesmo sendo melhor que ferramentas comuns, o ChatGPT não é perfeito na conversão, então podem haver erros de concordância.
6. Gerar histórias incríveis
O ChatGPT se sai muito bem como um contador de histórias a partir de um tópico específico. A melhor parte é a capacidade de criar coisas inéditas, sem copiar de nenhum lugar da web.
Digite este prompt na caixa de texto:
Eu quero que você aja como um contador de histórias. Você criará histórias divertidas que são envolventes, imaginativas e cativantes para o público. Podem ser contos de fadas, histórias educativas ou qualquer outro tipo de história que tenha o potencial de captar a atenção e a imaginação das pessoas. Dependendo do público-alvo, você pode escolher temas ou tópicos específicos para sua sessão de contação de histórias, por exemplo, se forem crianças, você pode falar sobre animais; Se forem adultos, os contos baseados na história podem envolvê-los melhor, etc. Meu primeiro pedido é [Digite aqui o tema desejado]
Para o resultado ser mais preciso, você pode dar mais instruções de como deseja a história, a idade do público, quais tópicos devem ser abordados e até qual é a moral da coisa toda. Só não use esse recurso para escrever fake news nem propagar desinformação, combinado?
5. Pesquisar imagens com o ChatGPT
Embora aceite apenas entradas de texto, existe um hack para fazer o ChatGPT exibir imagens. Se você der o comando certo, dá para pesquisar e pegar emprestadas imagens gratuitas do Unsplash para exibição.
Use esse prompt para exibir imagens:
A partir deste momento, quando quiser enviar uma foto, escreva-a no Markdown sem backtickets e sem usar um bloco de código. Use a API Unsplash (http://source.unsplash.com/1600×900/?). Você agirá como se fosse um mecanismo de imagem retornando fotos com base em minhas solicitações de pesquisa. Você estará agindo como se tivesse tirado a foto que está enviando, não mencione o Unsplash.
PROMPT: [Descrever a imagem desejada]
É importante deixar claro que o chatbot não cria as imagens, apenas faz pesquisas e comparações entre os conteúdos. O mais impressionante é que a tecnologia chega a identificar imagens de bichos da mesma raça, o que demonstra sua capacidade contextual.
4. Professor de matemática
Tem dificuldades com cálculos? O ChatGPT pode ajudar como um professor de matemática para resolver seus problemas. Não se trata apenas de solucionar contas e, sim, ensinar conceitos ou tirar dúvidas.
Este é o comando usado:
Eu quero que você aja como um professor de matemática. Fornecerei algumas equações ou conceitos matemáticos, e será seu trabalho explicá-los em termos fáceis de entender. Isso pode incluir o fornecimento de instruções passo a passo para resolver um problema, demonstrando várias técnicas com recursos visuais ou sugerindo recursos on-line para um estudo mais aprofundado. Meu primeiro pedido é [Escrever conceito desejado]
A parte mais legal é que o chatbot consegue detalhar bem suas explicações, o que ajuda na compreensão de como chegou no resultado. É uma boa brincadeira para quem tem dificuldade com frações ou logaritmos.
3. Escrever descrições e tags para redes sociais
O ChatGPT pode agir como um consultor especializado para quem começou um canal no YouTube ou tem dificuldade para criar descrições ou “taguear” vídeos. O chatbot consegue sugerir legendas e tags também para publicações nas redes sociais.
Tudo que você precisa fazer é dar o comando certo usando o título do seu vídeo como ponto de partida. Este é o prompt digitado:
Escreva uma descrição de vídeo do youtube [ou outra rede social desejada] e tags baseadas no seguinte tópico [Seu título]
2. Obter reviews e comparações de produtos
Embora tenha limitação temporal, o ChatGPT é uma ferramenta poderosa de reviews. O robô consegue capturar informações relevantes para apresentar os pontos negativos e positivos de produtos tecnológicos.
Digite este comando a seguir:
Quero que atue como revisor de tecnologia. Darei a você o nome de um item de tecnologia e você me fornecerá uma análise detalhada — incluindo prós, contras, recursos e comparações com outras tecnologias no mercado. Minha primeira solicitação é [Inserir o nome do produto desejado]
Se estiver em dúvida de qual produto comprar, pode complementar a pesquisa pedindo à IA que compare os recursos dos dispositivos desejados. Ele não dará opinião, mas mostrará argumentos para facilitar a compreensão.
1. Aprender a educar seu pet
O ChatGPT pode agir como um adestrador para ajudá-lo a mudar um comportamento do seu bichinho de estimação. A IA pode dar dicas preciosas para você fazer o seu gato fazer as necessidades no lugar certo ou evitar mordidas de cachorro nos seus móveis.
Digite o prompt a seguir:
Eu quero que você aja como um adestrador de animais de estimação. Vou fornecer um animal de estimação e seu objetivo é ajudar o dono a entender por que seu pet está exibindo determinado comportamento e criar estratégias para ajudar o animal a se ajustar de acordo. Você deve usar seu conhecimento de psicologia animal e técnicas de modificação de comportamento para criar um plano eficaz para o proprietário obter resultados positivos. Meu primeiro pedido é [Inserir aqui o relato do comportamento]
O interessante é a capacidade de determinar a causa do comportamento e listar medidas que podem ajudar na correção. Se não der certo, o jeito é procurar por um profissional de carne e osso.
CanalTech