Connect with us

Segurança Pública

Debatedores discordam sobre a Política Antimanicomial do Judiciário

Senador Paulo Paim preside debate sobre a extinção dos hospitais de custódia e os rumos da Política Antimanicomial

Debatedores divergiram sobre a Política Antimanicomial do Poder Judiciário durante a audiência pública realizada na Comissão de Direitos Humanos (CDH), nesta segunda-feira (22). As principais discordâncias relacionam-se à liberdade de pessoas com transtorno psiquiátrico que cometeram crimes e à capacidade das estruturas de atendimento de saúde mental em recepcionar essas pessoas. A reunião foi realizada para debater a política, elaborada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e para comemorar o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado na quinta-feira (18).

O senador Paulo Paim (PT-RS), que presidiu a sessão, comentou que a luta antimanicomial surgiu como resposta a violações de direitos humanos que ocorriam em manicômios nos anos 80, como eletrochoques e lobotomias. Para o senador, um dos marcos do movimento é a Lei 10.216, de 2001, que trata de direitos de pessoas com transtorno mental nos tratamentos e internações.

— Precisamos promover inclusão social, dignidade […] Humanizar o tratamento psiquiátrico significa colocar o paciente no centro do cuidado e garantir que suas necessidades sejam levadas em consideração — disse Paim.

A lei 10.216 é conhecida como “lei antimanicomial” ou pelo nome de seu autor, o ex-deputado Paulo Delgado, que esteve presente no debate e defendeu o combate a estigmas negativos contra esses pacientes. 

A norma também foi uma das bases para Resolução 487 do CNJ, de fevereiro de 2023, que instituiu a política antimanicomial, que busca cumprir a legislação quanto ao procedimento judicial ou investigatório de pessoas com transtorno mental. 

Liberdade

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) lembrou que associações de especialistas, como a Associação Brasileira de Psiquiatras (ABP) e o Conselho Federal de Medicina (CFM), fizeram nota de repúdio à resolução do CNJ por não terem sido ouvidas. A senadora também afirmou que não houve preparação para os serviços de saúde receberem pessoas que hoje estão internadas em hospitais de custódia, que recebem pessoas com transtorno psíquico que cometeram crimes ou que são investigados.

— Há um descompasso entre o fechamento dos leitos e a instalação do novo serviço. É no nosso gabinete que o povo bate, com medo. Quando a gente vê notas da ABP e do CFM falando que não houve conversa, a reação do povo fica muito ruim. Minha preocupação hoje é acalmar a sociedade — afirmou a senadora.

Segundo a resolução do CNJ, os hospitais de custódia e unidades semelhantes devem ser fechadas parcialmente em seis meses e proibir novas internações. As atividades devem ser totalmente encerradas em um ano.

O juiz auxiliar da presidência do órgão, Luis Geraldo Sant’Ana Lanfredi, explicou que os magistrados analisarão cada caso de maneira particular e acompanharão o processo terapêutico.

— Todos estarão submetidos a plano de tratamento individualizado. Não há construção de política genérica […] Nenhum juiz vai abrir portas de manicômio judicial para colocar essas pessoas em situação de periclitação da vida e saúde delas. Essas pessoas serão endereçadas ao sistema de saúde, que poderá oferecer o devido tratamento — disse Luis Geraldo.

A professora de Direito da Universidade de Brasília (UnB), Janaina Penalva da Silva e a Presidente da Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme), Ana Paula Guljor endossaram a avaliação do juiz. As convidadas ainda comentaram o perigo de desinformação que o alarmismo pode gerar.

Os senadores Styvenson Valentim (Podemos-RN) e Eduardo Girão (NOVO-CE) também questionaram se a Lei 10.216, em que se baseia o documento do CNJ, altera leis penais e de processo penal. Também insistiram no perigo que o fim de estabelecimentos de internação podem causar à sociedade.

— Minha preocupação é  com aqueles que são inimputáveis. Estuprador não tem cara de louco. Quem conduziria [às unidades de saúde]? Vai pra onde? Pra casa do familiar? Recebi vários áudios de familiares pedindo: “pelo amor de Deus, não solte ele, não bote ele na rua, ele vai me colocar em risco”. E olha que nem é um criminoso — questionou Styvenson.

O doutor em psicologia e promotor do Ministério Público de Goiás, Haroldo Caetano, afirmou, em resposta ao questionamento, que a lógica manicomial, caracterizada pela internação sem previsão certa de soltura, fere direitos fundamentais. Haroldo também expôs fotografias de pessoas internadas em situação precária em hospitais de custódia pelo Brasil.

— A resolução [do CNJ] contrasta com o Código Penal e o Código Processual Penal? Sim, pois a Lei Antimanicomial (Lei 10.216) revogou boa parte de suas disposições, embora tacitamente. A periculosidade do louco já havia sido superada na Constituição de 1988, que só prevê a possibilidade de sanção penal contra quem tem responsabilidade penal […] A atenção à saúde mental não tem a perspectiva da segurança [pública]. Essas unidades são casas de horrores. Todas essas pessoas deveriam estar em liberdade e há condições para isso — defendeu Haroldo, apresentando a experiência de Goiás como um projeto piloto da extinção de manicômios judiciais, que não existem mais desde 2006.

Uma das diretrizes da Lei Antimanicomial e da política do CNJ é priorizar o tratamento ambulatorial — no qual o paciente comparece ao ambiente de tratamento, mas volta à vida cotidiana — à internação, que só poderá ocorrer quando os recursos extra-hospitalares se mostrarem insuficientes. 

Verba 

O senador Paim, que afirmou ter se sensibilizado pelas fotografias mostradas por Haroldo, comprometeu-se a destinar emendas orçamentárias para ajudar nessa questão.

Outros participantes também afirmaram a necessidade de destinar recursos a esses serviços públicos. O membro do Conselho Nacional de Direitos Humanos, Leonardo Penafiel Pinho, defendeu que o mais importante a ser discutido é investimentos na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). Essa rede governamental articula diversos postos e serviços de saúde e integração social para pessoas com transtorno mental no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

— A RAPS não tem como absorver essas pessoas. Esse pra mim é o grande debate — ressaltou Leonardo.

O doutor em psiquiatria pela Universidade de Edimburgo, Fábio Gomes de Matos e Souza, defendeu: 

— Você vai marcar consulta no CAPS, sabe quando vai marcar? Daqui a seis meses… Sabe quantas residências terapêuticas tem em Fortaleza? Três. E tem uma lista de 60 pessoas pra ir… Tem que aumentar quantidade de CAPs. E por que o CAPS é lá longe do posto? Serve de instrumento de estigmatização. — disse Fábio.

Também participaram do debate o representante do Ministério da Saúde, João Mendes; a conselheira do Conselho Federal de Psicologia (CFP), Clarissa Paranhos Guedes; o representante da Fundação Oswaldo Cruz, Paulo Amarante; a representante da ABP, Maria Dilma Teodoro; e o representante do Movimento Nacional dos Usuários da Luta Antimanicomial (Monula), Adilson Gonçalves da Silva.

RAPS

A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), é composta por serviços como os Centros de Atenção Psicossocial (Caps), ambientes de atendimento a pessoas com transtorno mental e vícios em álcool e drogas que se encontram em crise ou processo de reabilitação. Funciona como atendimento ambulatorial, ou seja, o paciente não fica internado e volta à vida cotidiana após atendido. Possui caráter aberto e comunitário e conta com equipes multiprofissionais que empregam diferentes estratégias de acolhimento, como psicoterapia e terapia ocupacional, entre outras. Atualmente, existem 2.858 CAPS, sendo a metade localizada em pequenos municípios.

A RAPS ainda tem as Unidades de Acolhimento (UAs), que abrigam e buscam ressocializar essas pessoas, utilizando planos individualizados; os Centros de Convivência e Cultura e os leitos de saúde mental nos hospitais gerais e especializados.

Racismo

No início da reunião, Paim reprovou episódio de racismo ocorrido com o jogador de futebol Vinícius Júnior, na Espanha, neste domingo (21). Os participantes da audiência pública fizeram um minuto de silêncio em solidariedade ao jogador.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Politíca2 minutos ago

137 ANOS – Camila Toscano destina mais de R$ 3,5 milhões para Guarabira e reforça compromisso com a cidade

Politíca4 minutos ago

Léa Toscano parabeniza Guarabira e reafirma compromisso de preparar a cidade para o futuro

Segurança Pública6 minutos ago

Comissão aprova projeto que concede porte de arma para agentes de trânsito

Segurança Pública9 minutos ago

Audiência discute importância de iniciar rapidamente busca por desaparecido que tenha alguma deficiência

Educação & Cultura11 minutos ago

Comissão aprova criação de programa federal para apoiar cursinhos pré-vestibulares populares

Educação & Cultura14 minutos ago

Comissão de Educação debate novo marco regulatório para cursos de graduação a distância

AGRICULTURA & PECUÁRIA17 minutos ago

Lira cobra retratação do Carrefour e defende resposta clara contra o protecionismo

AGRICULTURA & PECUÁRIA21 minutos ago

Comissão aprova projeto que reforça controle sobre desmatamento e eleva punições

Nacional24 minutos ago

Governo Federal garante continuidade da Operação Carro-Pipa

Judiciário36 minutos ago

Governos não podem usar dívidas para compensar precatórios, diz maioria do STF

Judiciário38 minutos ago

O que é o marco temporal das terras indígenas e por que voltou a discussão?

AGRICULTURA & PECUÁRIA42 minutos ago

Impactos da depreciação acelerada na cultura da cana-de-açúcar

CONCURSO E EMPREGO45 minutos ago

PEC da Escala 6×1: o que há de importante neste debate e o que há de discurso

Esporte54 minutos ago

CCJ analisa projetos contra violência nos estádios

CONCURSO E EMPREGO1 hora ago

Divulgada relação preliminar das inscrições homologadas no 2º concurso dos cartórios notariais

Internacional1 hora ago

Israel confirma cessar-fogo com Hezbollah: “Foco é Irã e Hamas”

ENTRETENIMENTO2 horas ago

Jojo rejeitou pedido de Xuxa de assinar petição contra Bolsonaro

Nacional2 horas ago

Janja mostra nova cascata artificial na Granja do Torto

ECONOMIA2 horas ago

Prévia da inflação é de 0,62% em novembro

Judiciário2 horas ago

Moraes retira sigilo de relatório da PF que indiciou Bolsonaro; leia a íntegra

Nacional2 horas ago

Corte de gastos precisa ser votado ainda este ano, diz Lira

ECONOMIA2 horas ago

O novo ‘imposto do pecado’ e a análise de impacto regulatório

Nacional2 horas ago

O esvaziamento do Legislativo e o avanço das agências reguladoras superpoderosas

Nacional2 horas ago

Camilo Santana cresce como alternativa no PT para sucessão de Lula

Judiciário2 horas ago

Proteção e prevenção absoluta: hora do STF garantir segurança de crianças na internet

Nacional2 horas ago

Vista suspende ADI sobre devolução de valores da ‘tese do século’ na conta de luz

Judiciário3 horas ago

STF forma maioria para permitir símbolos religiosos em órgãos públicos

CIDADE3 horas ago

Vereador comemora autorização da Prefeitura para pavimentar mais ruas em Paratibe e Muçumagro

Internacional3 horas ago

Falta de paz leva a uma erosão da confiança no mundo, diz Guterres em Portugal

Internacional3 horas ago

Nações Unidas enfatizam urgência de cessar-fogo no Líbano

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário7 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde7 dias ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde7 dias ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura7 dias ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO7 dias ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO7 dias ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura2 semanas ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde2 semanas ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

O que é CLT?

Saúde2 semanas ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional2 semanas ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura2 semanas ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde2 semanas ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA2 semanas ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde2 semanas ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Internacional2 semanas ago

MUNDO DEVE SUPERAR META DE 1,5°C DE AQUECIMENTO EM 2024

Internacional3 semanas ago

A verdadeira história de Donald Trump

Politíca3 semanas ago

Veneziano: Cúpula dos Parlamentos do G20 contribui para eficiência legislativa

Nacional3 semanas ago

Saiba o que é o encontro do G20, que acontece após a Cúpula dos Parlamento

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

CRIAÇÃO DE COBRAS RARAS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br