Internacional
Canadá cria programa para contratação de motoristas estrangeiros
Entidades de transporte do Canadá estão comemorando a criação oficial de um programa para contratação de motoristas estrangeiros, que tenham experiência anterior com o transporte de cargas.
A informação foi confirmada pelo Ministro da Imigração, Refugiados e Cidadania do Canadá, Sean Fraser, na tarde de ontem, 31 de maio. Por meio do sistema Express Entry, que já existe para outras profissões, imigrantes tenham interesse em viver permanentemente no Canadá poderão obter uma carteira de habilitação profissional.
A partir de agora, os motoristas de caminhão ficam oficialmente incluídos no programa, e isso vai permitir que o Canadá emita convites para potenciais residentes permanentes com experiência e habilidade no idioma (inglês ou francês).
A medida também vai contemplar profissionais de assistência médica, profissionais de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, trabalhadores da construção civil, como carpinteiros, encanadores e empreiteiros, e também trabalhadores agrícolas.
“Onde quer que eu vá, tenho ouvido falar de empregadores em todo o país que estão enfrentando escassez crônica de mão de obra. Essas mudanças no sistema Express Entry garantirão que eles tenham os trabalhadores qualificados de que precisam para crescer e ter sucesso. Também podemos expandir nossa economia e ajudar empresas que enfrentam escassez de mão de obra, além de aumentar o número de candidatos fluentes em francês para ajudar a garantir a vitalidade das comunidades de língua francesa. Simplificando, o sistema de imigração do Canadá nunca foi tão sensível às necessidades sociais ou econômicas do país”, destacou Sean Fraser, Ministro da Imigração, Refugiados e Cidadania do Canadá.
O formulário para inscrição será divulgado nos próximos dias, e os primeiros convites para imigrantes serão feitos até o verão canadense (agosto).
Atualmente, a imigração responde por quase 100% do crescimento da força de trabalho do Canadá, especialmente em profissões de base, com salários menores e maiores dificuldades, como caminhoneiros, construtores e outras.