Connect with us

Internacional

O que Coreia do Norte pretende com lançamento de satélites?

Apesar de fracasso em lançamento de dispositivo espião, país deve continuar investindo na tecnologia. Comunidade internacional acusa Pyongyang de usar satélites para testar mísseis balísticos

Coreia do Norte confirmou nesta quarta-feira (31/05) que uma tentativa de colocar em órbita o primeiro satélite espião do país fracassou. O foguete que transportava o dispositivo militar caiu no mar a oeste da Coreia do Sul. As causas da falha ainda estão sendo analisadas.

Embora essa seja a primeira tentativa do país de lançar um dispositivo destinado ao reconhecimento militar, esse foi o sexto lançamento de satélite já realizado por Pyongyang. Sob o programa Kwangmyongsong, a Coreia do Norte já conseguiu colocar no espaço com sucesso dois satélites, mas não há confirmações oficiais se esses dispositivos estão em operação.

Apesar da falha desta quarta-feira, essa deverá ser somente a primeira de muitas tentativas de lançar um satélite espião. A Coreia do Norte considera seu espaço e programas de foguetes militares um direito soberano.

Especialistas avaliam que esse tipo de satélite é fundamental para o país melhorar a eficácia de suas armas. O foco nesse objetivo mostraria ainda uma mudança de direção no sentido mais prático do que político.

“Mesmo que esse lançamento tenha falhado, o líder norte-coreano, Kim Jong-un, deixou claro que esse satélite é o primeiro de muitos. Esse não será o fim destes esforços”, destaca Atsuhito Isozaki, professor de estudos norte-coreanos na Universidade Keio, no Japão.

Lançamentos anteriores do programa Kwangmyongsong

Desde o fim dos anos 1990, a Coreia do Norte lançou seis satélites, incluindo a tentativa desta quarta. Os lançamentos anteriores eram amplamente vistos pela comunidade internacional como testes de armas velados.

Em 31 de agosto de 1998, a Coreia do Norte anunciou que colocou seu primeiro satélite em órbita: o Kwangmyongsong-1, usando o foguete Paektusan-1. Apesar das afirmações do país, o satélite não entrou em órbita, aparentemente devido a uma falha no terceiro estágio do foguete. A comunidade internacional, liderada por Washington, disse que a ação foi um exercício para testar mísseis balísticos.

Outros dois lançamentos mal-sucedidos foram realizados em 2009 e em abril de 2012. Em 12 dezembro de 2012, o país fez sua quarta tentativa. Autoridades americanas confirmaram o sucesso do lançamento, porém, especialistas de diversos países apontaram que o satélite não apresentava condições operacionais.

A última tentativa havia ocorrido em 2016. O satélite de observação também foi colocado em órbita. Especialistas afirmam que o dispositivo exibe condições operacionais parciais, mas nenhuma comunicação foi detectada.

O lançamento mais recente

Batizado de Malligyong, o satélite militar foi lançado nesta quarta-feira no foguete Chollima, nomeado em homenagem a um cavalo alado místico que aparece frequentemente na propaganda de Pyongyang.

Logo após o lançamento, o foguete caiu no mar. O regime norte-coreano disse que investigará as causas da falha para repará-las e realizar um novo lançamento o mais breve possível.

O Exército da Coreia do Sul rapidamente localizou e resgatou parte dos destroços. O lançamento norte-coreano levou a ordens de evacuação na Coreia do Sul e no Japão.  A capital sul-coreana, Seul, emitiu alertas através aos residentes para estarem preparados para deixarem as suas casas. Como não foram registados danos ou perturbações, o alerta foi cancelado.

Autoridades japonesas também ativaram o sistema de alerta de mísseis para a prefeitura de Okinawa, no sudoeste do Japão, que se acreditava estar na trajetória do foguete.

Testes velados?

A comunidade internacional acusava a Coreia do Norte de tentar esconder teste de tecnologia de mísseis balísticos em seus lançamentos de satélites. Os Estados Unidos afirmaram que o lançamento desta quarta apresentou tecnologias relacionadas aos banidos mísseis balísticos intercontinentais (ICBMs).

Em resposta às acusações, Pyongyang sempre defendeu o direito de desenvolver sua indústria aeroespacial. Tanto o lançamento de mísseis balísticos quanto o de satélites exigem conhecimentos altamente avançados, segundo especialistas.

O regime de Kim está impedido de usar qualquer tecnologia de míssil balístico sob uma série sanções da ONU. Pyongyang, porém, desrespeita regularmente essas restrições e já testou vários armamentos do tipo somente neste ano.

Desde 2016, a Coreia do Norte desenvolveu e lançou três tipos de ICBMs, e agora parece estar genuinamente comprometida a colocar satélites funcionando em órbita.

“A Coreia do Norte disparou um míssil após o outro nos últimos anos sem qualquer justificativa”, lembra Park Won-gon, professora de Estudos Norte-Coreanos na sul-coreana Universidade para Mulheres Ewha.

Segundo analistas, possuir um satélite em órbita funcionando não aperfeiçoaria somente a inteligência da Coreia do Norte sobre os inimigos, mas também seria uma prova de que o país pode acompanhar as outras potências espaciais em desenvolvimento na região.

Para Ankit Panda, do think-tank americano Fundo Carnegie para a Paz Internacional, Pyongyang poderia usar os satélites para atingir mais efetivamente a Coreia do Sul ou o Japão, além de verificar se os Estados Unidos e seus aliados estariam se preparando para um ataque.

Mais tecnologia e menos política

Segundo Takeshi Watanabe, pesquisador do Instituto Nacional para Estudos de Defesa do Japão, a Coreia do Norte mostrou nos últimos anos estar aparentemente mais focada em tecnologia do que em mensagens políticas, lembrando que no passado o país fez lançamentos em dias específicos independentemente das condições.

“A Coreia do Norte não pode manter a credibilidade de seus recursos contra o Japão, Estados Unidos e Coreia do Sul sem um lançamento bem-sucedido de satélite. Assim não pode ignorar seus cientistas”, avalia Watanabe. O especialista acredita que Pyongyang não se apressará para efetuar um novo lançamento.

Devido ao seu isolamento, a Coreia do Norte não possui estações de base ao longo do mundo para se comunicar com seus foguetes e satélites, o que, segundo Brian Weeden, da ONG Fundação Mundo Seguro, é um desafio.

“Isso pode ser feito somente quando os satélites passam pela Coreia do Norte, o que para um satélite de órbita terrestre baixa seriam poucas vezes por dia”, acrescenta.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Judiciário6 minutos ago

STJ e TST aprovam pagamento de benefício retroativo a ministros

Politíca29 minutos ago

LÚCIA DE CHICA MOTTA: Candidata se elege vereadora em Patos usando nome de deputada

CIDADE35 minutos ago

TCE encaminha à CGU e ao TCU contrato de R$ 11 milhões com empresa para gestão de saúde em Bayeux

CIDADE58 minutos ago

O Drama dos Ribeirinhos de Cicerolândia: Uma Luta Pelo Rio Mamuaba

Segurança Pública2 horas ago

Agora é oficial: Marinha publica medidas de contenção e alteração exigidas pelo governo: morte ficta, 3.5%, reversão de pensão e idade limite para a reserva

CIDADE2 horas ago

Setramp e CGM recebem voto de aplauso da Câmara Municipal de João Pessoa

Segurança Pública14 horas ago

Território do Brasil está cercado por 28 bases militares: poderoso arsenal dos EUA, França e Reino Unido ameaçam a Amazônia e a soberania das Forças Armadas Brasileira

Segurança Pública14 horas ago

Regime disciplinar de policiais federais segue para sanção presidencial

Saúde14 horas ago

Veja os sinais e tratamento para a Clinomania

ENTRETENIMENTO14 horas ago

Novo filme de férias imperdível é a melhor adaptação de livro de todos os tempos

ENTRETENIMENTO15 horas ago

Veja os lançamentos do cinema em dezembro de 2024

CIÊNCIA & TECNOLOGIA15 horas ago

Instagram lança recurso para compartilhar localização

CONCURSO E EMPREGO15 horas ago

Empreendedores se inscrevem para programa ‘Eu Posso’ que oferece créditos de até R$ 15 mil

Educação & Cultura15 horas ago

Final do ano: como celebrar conquistas e engajar as famílias na Educação Infantil

Educação & Cultura15 horas ago

Alunos da Rede Municipal lançam livros com histórias infantis nesta quarta-feira

CONCURSO E EMPREGO15 horas ago

UFPB oferta 150 vagas para especialização gratuita em Gestão Pública na modalidade EaD

CONCURSO E EMPREGO15 horas ago

Prefeito em exercício celebra sucesso de parceria com Senac em projeto que está gerando emprego e aprendizado

Educação & Cultura15 horas ago

Livro sobre patrimônios de João Pessoa tem alunos da rede municipal como autores

Educação & Cultura16 horas ago

Pesquisa da UFPB na área de Materiais é uma das vencedoras de premiação da SBPMat

CIÊNCIA & TECNOLOGIA16 horas ago

Qualifica João Pessoa lança novos cursos online e gratuitos durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Educação & Cultura16 horas ago

Cícero Lucena trata da liberação de recursos do Governo Federal para João Pessoa na área da Educação

CIDADE16 horas ago

 Mais de meio milhão de piscinas olímpicas de esgoto sem tratamento serão despejadas no Nordeste até o final do ano

AGRICULTURA & PECUÁRIA16 horas ago

Pesquisa desenvolve amora-preta mais doce e de alto potencial de lucro

AGRICULTURA & PECUÁRIA16 horas ago

Projeto que amplia recursos para o seguro rural é aprovado

AGRICULTURA & PECUÁRIA16 horas ago

Café: Restrição na oferta sustenta preços

AGRICULTURA & PECUÁRIA16 horas ago

Projeção de déficit global de açúcar faz cotações subirem quase 2% no mercado internacional

Esporte16 horas ago

Flamengo e Fortaleza empatam e ficam distantes do título do Brasileirão

Esporte16 horas ago

Susto no UFC! Chinesa é levada às pressas para o hospital e revive casos chocantes após nocautes; relembre

Esporte17 horas ago

F1 fecha acordo e Cadillac se torna 11ª equipe do grid em 2026

Esporte17 horas ago

1º X1 de Mountain Bike do Congo reúne atletas e encanta público com inovação no ciclismo paraibano

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional5 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Judiciário7 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA17 horas ago

COMO FUNCIONARÁ O PAGAMENTO VIA PIX PELO WHATSAPP

CIÊNCIA & TECNOLOGIA17 horas ago

STARTUP UTILIZA TECNOLOGIA DE SOM PARA FAZER OBJETOS LEVITAREM

ECONOMIA17 horas ago

ECONOMIA CIRCULAR

ENTRETENIMENTO18 horas ago

QUAIS AVES VISITAM UM AÇUDE NO PANTANAL?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA18 horas ago

BRASILEIROS MOSTRAM APOIO CRESCENTE AOS BIOCOMBUSTÍVEIS

Saúde1 semana ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde1 semana ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura1 semana ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura2 semanas ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde2 semanas ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

O que é CLT?

Saúde2 semanas ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional2 semanas ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura2 semanas ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde2 semanas ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA2 semanas ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde2 semanas ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br