Nacional
Lula reclama das refeições oferecidas em viagens
Chefe do Executivo também criticou o tamanho das porções servidas
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou não comer bem nas viagens ao exterior e que as refeições oferecidas em palácios por governos locais “não são lá essas coisas”. Ele fez as declarações nesta terça-feira, 27, durante uma transmissão ao vivo nas redes sociais.
O petista também aproveitou para reclamar dos banquetes oferecidos no Brasil, pelo Itamaraty. A crítica ocorre um dia depois de seu encontro com o presidente argentino, Alberto Fernández.
A elaboração e o preparo dos pratos são da chef Elisa Fernandes, vencedora da primeira edição do programa culinário Masterchef Brasil.
“Em palácio, você não come bem em lugar nenhum do mundo”, disse Lula. “Não tenho liberdade de ir a um restaurante, escolher o que vou comer. A vida é comer em hotel ou onde sou convidado.”
O petista lembrou das visitas que fez aos presidentes da França, Emmanuel Macron, e ao da Itália, Sergio Mattarella. “Duas comidas de palácio, que não são essas coisas em lugar nenhum do mundo”, observou. “E tenho brigado com o Itamaraty para melhorar a comida, porque não é boa.”
Lula disse que deseja ver mais pratos tradicionais brasileiros no cardápio, como rabada, galinhada, frango com quiabo, costelinha de porco frita e menos criações sofisticadas.
Quais refeições em viagens estão na mira de Lula?
Ao comentar as “comidas de palácio”, o presidente reclamou do tamanho das porções servidas.
“Não consigo comer bem em palácios, porque é tudo pequenininho, é tudo restrito, não tem uma bandejona para você escolher e pegar o que quer”, disse. “Aquele pouquinho ali você come.”