Connect with us

Educação & Cultura

Novo ensino médio precisa levar em conta realidade de alunos e municípios, aponta debate

A senadora Teresa Leitão comandou audiência com representantes da educação

Especialistas defenderam nesta quarta-feira (28) a constante avaliação do Novo Ensino Médio, com a atenção concentrada na realidade de cada município e de cada estudante e com investimento na formação e valorização de professores, na infraestrutura das escolas, na redução da desigualdade entre as redes públicas e privadas e na flexibilidade da questão curricular.

A análise foi feita durante a quinta audiência pública interativa promovida pela subcomissão temporária que avalia os desafios no processo de implementação do Novo Ensino Médio no Brasil, iniciado em 2022. Ao final dos trabalhos, a subcomissão apresentará um relatório sobre as discussões.

A chamada reforma do ensino médio teve seu marco normativo confirmado na Lei 13.415, de 2017, decorrente de medida provisória (MP) apresentada em setembro de 2016. Até o momento, os entes federativos têm encontrado inúmeras dificuldades e barreiras em sua implementação, por razões diversas e variadas motivações, destacou a senadora Teresa Leitão (PT-PE), no requerimento de realização do debate (REQ 5/2023).

— Temos convergência de opinião na subcomissão, mas outros olhares só fazem enriquecer a responsabilidade de alterar a rota com compromisso e reafirmar os direitos dos estudantes e dos profissionais — afirmou a senadora.

Direito à educação

Pró-reitor de ensino do Instituto Federal Fluminense (IFF) e representante do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Carlos Artur Arêas disse que uma reforma curricular não basta para discutir a qualidade do ensino médio, que está no “coração” do direito à educação. Em sua avaliação, é preciso discutir questões estruturais, questões de salário, a valorização de profissionais e a infraestrutura das escolas, entre outros temas.

Ele também cobrou a implantação de uma “educação integrada e integral, que é a educação que trata o ser humano na sua forma completa, para a vida e a cidadania científica, artística e intelectual”.

— Cada vez que apontamos para obrigatoriedade apenas, por exemplo, para matemática ou português no ensino médio, estamos apontando no sentido contrário, de que basta um conhecimento instrumental ou competências específicas para que um trabalhador exerça as suas funções. Existem modelos que caminham para uma profissionalização, mas abrem mão de discussão mais ampla da cidadania — afirmou.

Arêas defendeu ainda a construção de uma nova base comum curricular, que precisaria ser refeita na forma, conteúdo e duração, além da possibilidade de ampliação da educação profissional, que hoje só atinge 10% dos alunos do ensino médio — bem inferior aos 40% verificados nos 38 países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Em resposta a perguntas enviadas por internautas, Arêas ressaltou que a educação é multidimensional, e que não dá para dissociá-la da formação de professores, elaboração de cargas horárias, flexibilidade da questão curricular e diferenças entre a rede pública e a escola privada.

— Mais da metade dos jovens brasileiros com 24 anos ou mais não concluíram educação básica. Como fica o direito desses jovens à educação? — questionou.

Escolas estaduais

Reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e vice-presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino (Andifes), Alfredo Macedo Gomes salientou que o ensino médio no Brasil, de maneira geral, ocorre especialmente nas escolas estaduais, que concentram a grande maioria das matrículas.

— Não queremos um ensino médio que leve apenas à educação superior, mas é necessário discutir o caráter formativo e o que ele pode entregar à etapa conclusiva do ensino básico brasileiro. Em geral, o ensino médio tem sido olhado de maneira terminativa de um processo formativo, mas nós entendemos como uma dimensão da educação básica. É necessário considerar o fortalecimento da forma integral e integrada para todos os alunos do ensino médio, caminhar no sentido de formação integrada, constituindo a possibilidade muito concreta do direito de formação qualificada aos estudantes, o fortalecimento de uma rede nacional que possa dialogar a partir de um regime de colaboração que converse mais amplamente com os sistemas estaduais — afirmou.

Gomes disse ainda que é preciso garantir a formação do aluno em todas as áreas de conhecimento, e não apenas de forma restritiva ao português e matemática, avançando na direção de uma educação que leve à formação crítica, reflexiva, comprometida com o entendimento dos problemas presentes nas diferentes áreas de conhecimento, o que irá possibilitar a formação de pessoas capacitadas ao ingresso no ensino superior.

Em resposta aos internautas, Gomes afirmou que é preciso colocar a educação como vetor de desenvolvimento nacional e olhar para o setor de forma mais estratégica para que as mudanças no ensino médio reflitam a realidade nacional, além de fortalecer a linha de organização das escolas na sua individualidade e peculiaridade, estimulando a presença da juventude na educação.

Renovação com responsabilidade

Ao endossar as posições dos dois debatedores que o antecederam, o presidente da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), Francisco do Ó de Lima Júnior, defendeu a renovação do ensino com responsabilidade e a adoção de uma nova base nacional curricular, além de um esforço para a formação de professores e o fortalecimento de programas de residência pedagógica.

— É preciso pensar na continuidade de programas que atendam níveis mais avançados da educação, não só o ensino primário. Pensar na valorização da educação numa perspectiva reforçando a Constituição e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que é a ideia de colaboração e cooperação em níveis diferenciados, o envolvimento constante com entidades que representam a comunidade escolar de base, além dos profissionais de educação – afirmou.

Lima apontou a necessidade de revisão do ensino médio não só na concepção, mas, principalmente, em relação aos diferentes vetores e métodos, na perspectiva que inclua ainda questões relacionadas à formação do professor, reforço nos investimentos, valorização da carreira docente e um currículo que “não seja engessado”.

“Escola melhor”

Presidente da Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep) e representante da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes), Bruno Eizerik disse ser “totalmente favorável” à implementação do Novo Ensino Médio, que trará um modelo de escola melhor para os jovens brasileiros.

— Mesmo que a lei seja de 2017, esse modelo já começou a ser discutido na década de 1950. Nós não estamos inventando a roda. O Brasil é o único país que tinha escola única para todos os alunos, e nós sabemos o resultado que essa escola única oferece para nossa sociedade. 95% dos jovens que terminam o ensino médio não têm conhecimento esperado em matemática, 69% não têm em português. Precisamos modificar nosso ensino médio com uma escola plural com protagonismo do aluno, esse é o cerne do ensino médio que tem que ser mantido. Dois terços das escolas vão aumentar a carga horária, temos 49% das instituições que vão aumentar o número de professores — afirmou.

Se o Brasil enfrenta dificuldades na implementação do novo ensino médio na rede pública, disse Bruno Eizerik, esta se deve “ao trabalho não realizado pelo Ministério da Educação no último governo, que acabou deixando a implementação do novo ensino médio a cargo dos estados, e aí tivemos muita coisa acontecendo sem centralidade e sem coordenação federativa”.

— Temos que pensar sempre nos alunos e o que é importante para os alunos, e não para os professores donos de seus conteúdos. Quem trabalha com educação sabe que nunca estamos prontos e que sempre há para construir. Pode haver ajustes, mas não podemos calar frente ao discurso de falta de estrutura das escolas públicas. Essa é uma questão estrutural, mas não pode barrar a implementação de um novo ensino médio que coloca o Brasil na linha dos demais países. Precisamos de uma reforma tributária, administrativa, mas ainda mais que a educação seja prioridade no país e, para isso, precisamos do Congresso Nacional, precisamos de uma política de Estado de longo prazo para a educação. Temos que implantar e analisar os resultados, mas não deixar de implementar — afirmou.

Em resposta a perguntas enviadas por internautas, Bruno Eizerik afirmou que o Novo Ensino Médio criou na escola um espaço há muito tempo esperado, de autoconhecimento e escolhas.

— Nós, da escola privada, não estamos satisfeitos com o abismo entre a escola privada e a escola pública. Queremos que a escola pública seja melhor, precisamos da escola pública forte, que ofereça serviço para os cidadãos. A rede privada conseguiu fazer a implementação e, muitas vezes, com professores da rede pública que atuam na rede privada. É preciso gestão e vontade política para fazer acontecer o Novo Ensino Médio — concluiu.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Politíca1 hora ago

Cabo Gilberto: a voz da oposição e compromisso com a Paraíba e o Brasil

ECONOMIA3 horas ago

Salário mínimo (14/01) subiu para R$ 1.801,55: veja quem tem direito ao aumento

ECONOMIA3 horas ago

Novas regras do trabalho aos domingos e feriados começam em JULHO

ECONOMIA3 horas ago

Score Serasa: o que é e como funciona? Entenda a sua pontuação de crédito

ECONOMIA3 horas ago

Câmbio: Dólar recua 0,85% com inflação mais branda nos EUA

Judiciário3 horas ago

Idosos que estão acima dos 60 anos têm direito a novo benefício em 2025

Judiciário3 horas ago

Liberdade de expressão ou risco digital?

Educação & Cultura4 horas ago

João Azevêdo entrega 114 novos ônibus escolares aos municípios

Educação & Cultura4 horas ago

Encceja-PPL: mais de 900 reeducandos são aprovados na Paraíba

ESTADO4 horas ago

Governo publica primeiros editais destinados à participação da Paraíba na Temporada Brasil-França 2025

Educação & Cultura4 horas ago

Governo assina termo de compromisso com Ibram para realizar ‘diagnóstico museológico’ na Paraíba

Educação & Cultura4 horas ago

Funesc lança cadastramento 2025 para municípios que desejam receber ações culturais

CIDADE4 horas ago

Assunção, na Paraíba, obtém reconhecimento federal de situação de emergência devido à estiagem

ESTADO4 horas ago

Programa prevê ações para descentralizar e facilitar atendimento às pessoas com deficiência 

ESTADO4 horas ago

Investimentos de R$ 300 milhões na Saúde vão ampliar ações e ofertar serviços essenciais à população

ESTADO4 horas ago

Paraíba 2025-2026: Com R$ 625 milhões em investimentos, Educação ganha Passe Livre e construção e ampliação de escolas

Judiciário4 horas ago

STF determina transparência em repasses de emendas parlamentares para universidades e fundações de apoio

ESTADO4 horas ago

Programa prevê novos investimentos que impulsionarão o turismo na Paraíba até 2026

Educação & Cultura4 horas ago

Lula sanciona lei que limita o uso de celulares nas escolas: “Ato de coragem, de cidadania e de respeito ao futuro deste país”

Internacional4 horas ago

Alemanha investiga sobrevoo de drones em base militares

Internacional5 horas ago

Zelenski quer trocar prisioneiros de guerra norte-coreanos

Internacional5 horas ago

Ventos fortes preocupam equipes de emergência em Los Angeles

Internacional5 horas ago

Emergência na Síria: quatro crianças por dia mortas ou feridas por restos de explosivos

Internacional5 horas ago

Ajuda crítica bloqueada em Gaza, enquanto a escassez de combustível ameaça serviços vitais

Internacional5 horas ago

Haiti: a crescente violência de gangues deixou mais de um milhão de deslocados

CIDADE5 horas ago

Carreta do Cinema Rodoviário da PRF oferece palestras e exibições de vídeos e filmes relacionados à segurança no trânsito em Cabedelo

Saúde5 horas ago

Estudos sobre implantar memórias falsas são questionados

Saúde5 horas ago

Refrigerantes causam milhões de casos de diabetes e doenças cardíacas em todo o mundo

Saúde5 horas ago

Dieta Mediterrânea melhora a memória e a cognição

Saúde5 horas ago

Medicamentos para próstata protegem contra demência

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário2 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

Internacional6 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

ENTRETENIMENTO8 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário8 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CONCURSO E EMPREGO2 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO8 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

Esporte8 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO2 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

ENTRETENIMENTO7 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA6 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO2 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública3 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde2 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde2 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Educação & Cultura2 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Internacional2 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

CIDADE8 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Nacional6 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Saúde2 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Internacional8 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

Saúde2 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Saúde2 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

ENTRETENIMENTO5 horas ago

RECEITA DE COSTELINHA SUÍNA COM ARROZ

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 horas ago

A TECNOLOGIA DOS DRONES

Saúde5 horas ago

NOVAS PERSPECTIVAS CONTRA O CÂNCER

Saúde5 horas ago

BEBER CAFÉ PELA MANHÃ PODE REDUZIR RISCO DE MORTE

ENTRETENIMENTO5 horas ago

COMO PLANTAR SALSINHA

AGRICULTURA & PECUÁRIA5 dias ago

PESQUISA VISA DIMINUIR TEMPO DE PRODUÇÃO DE MUDAS DE ABACAXI

ENTRETENIMENTO1 semana ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Saúde1 semana ago

CASOS DE DEMÊNCIA DEVEM TRIPLICAR ATÉ 2050 NO BRASIL

ECONOMIA1 semana ago

RECEITA FEDERAL VAI MONITORAR DADOS DO CARTÃO DE CRÉDITO E PIX

ENTRETENIMENTO1 semana ago

O BILIONÁRIO QUE DOOU SUA FORTUNA DE US$ 3 BILHÕES

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

OS AVANÇOS E RETROCESSOS EM UM ANO DE EXTREMOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 semana ago

2 MIL MUDAS PLANTADAS POR VOLUNTÁRIOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

A ILHA QUE PODE DESVENDAR O MISTÉRIO DA ANOMALIA MAGNÉTICA SOBRE O BRASIL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

CARROS VOADORES PODEM SE TORNAR REALIDADE NA CHINA

Saúde1 semana ago

TECNOLOGIA DO CORAÇÃO ARTIFICIAL SALVA VIDAS E É OFERECIDA PELO SUS

ECONOMIA1 semana ago

NOVO SALÁRIO MÍNIMO IMPULSIONARÁ ECONOMIA EM 125 BILHÕES

ENTRETENIMENTO1 semana ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Internacional2 semanas ago

DECLARAÇÕES DE TRUMP CAUSAM IMPACTOS INTERNACIONAIS ANTES DE COMEÇAR MANDATO

Saúde2 semanas ago

ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS ACELERAM O ENVELHECIMENTO PRECOCE

Internacional2 semanas ago

O TSUNAMI MAIS MORTAL DA HISTÓRIA

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

15 PLANTAS PEQUENAS QUE FAZEM UMA GRANDE DIFERENÇA EM CASA

Educação & Cultura2 semanas ago

37,5% DAS ESCOLAS NAS CAPITAIS BRASILEIRAS NÃO TÊM ÁREAS VERDES

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

CUIDADO COM ANIMAIS NA ALTA FLORESTA

Educação & Cultura3 semanas ago

DE ESTUDANTE DE PAÍS POBRE A BILIONÁRIO DO DUOLING

Saúde3 semanas ago

EXPECTATIVA É ENTREGAR 100 MILHÕES DE DOSES DE VACINA CONTRA DENGUE EM TRÊS ANOS

Internacional3 semanas ago

A ISLÂNDIA É O MELHOR PAÍS PARA MULHERES?

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

MELHORA NOS ÍNDICES DE EMPREGO BENEFICIAM PESSOAS ENTRE 50 E 59 ANOS

Internacional4 semanas ago

COMO A CHINA RESPONDERÁ À POLÍTICA DE TARIFAS DE TRUMP?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 semanas ago

BATERIAS DE CARROS ELÉTRICOS PODEM SER REAPROVEITADAS

Internacional4 semanas ago

ISRAEL, RÚSSIA, EUA: QUEM GANHA COM A QUEDA DE ASSAD?

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br