CIDADE
Prefeitura de Cabedelo empossa gestores e adjuntos das escolas e creches da rede municipal de ensino
Novos gestores foram escolhidos por meio de Seleção Simplificada Interna e por indicação técnica
Em solenidade promovida no Teatro Santa Catarina, nesta quarta-feira (05), a Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por intermédio da Secretaria de Educação (Seduc), deu posse aos novos Gestores e Gestores Adjuntos das Escolas e Creches Municipais.
Foram empossados 22 gestores escolares, 23 gestores adjuntos e 9 Gestores de creches, escolhidos por Processo Seletivo Interno ou por indicação técnica, conforme previsto no Edital 002/2023. A nova portaria dá direito a um novo mandato de dois anos na gestão das escolas e creches.
Em tom de reverência e compromisso, o prefeito Vitor Hugo saudou os gestores e adjuntos presentes na cerimônia.
“É através dos gestores e da forma que vão coordenar e conduzir as atividades nas unidades educacionais que vamos conseguir mudar o conceito de educação na cidade de Cabedelo. Novos desafios são necessários e, apesar das conquistas, ainda precisamos melhorar em muitos aspectos. É preciso implantar metodologias vitoriosas, copiando, inclusive, modelos que já estão dando certo em outras localidades; e cuidar do futuro de nosso povo que está dentro das salas de aulas. Que todos incorporem o sentimento de mudança e a vontade de fazer o melhor. Sempre. Enquanto gestão municipal vamos estar sempre buscando valorização, condições dignas de trabalho e melhores equipamentos para todos”, destacou o prefeito.
A secretária de Educação, Priscila Rezende destacou o mérito de cada profissional ali empossado e a responsabilidade deles com o futuro da cidade.
“Por seus méritos, eles conquistaram ou renovaram o direito de dirigir nossas escolas pelos próximos dois anos. Assim como assumi o compromisso de me dedicar diuturnamente à Educação do município, tenho plena convicção que estes profissionais farão o mesmo. É importante compreender que nossa gestão será passageira e que essa posição que ocupamos deve ser exercida com humildade, simplicidade e prudência. Valores e princípios que aprendemos com os nossos pais – assim como aprendi com a minha mãe, Graça Rezende. Pesa sobre os gestores uma imensa responsabilidade, pois a qualidade das unidades escolares é fortemente influenciada pelo trabalho destes profissionais da educação”.
Recepcionados num tapete vermelho e ao som dos músicos e professores Michel Charles e Charles Roberto, os gestores foram convocados para receberem as portarias das mãos do prefeito Vitor Hugo, acompanhado da primeira dama Daniela Ronconi e de diversas autoridades do município.
Felizes e entusiasmados, os gestores aproveitaram a noite para se confraternizarem com grande expectativa na jornada que se inicia imediatamente.
“Esse momento é ímpar! É tão brilhante ver a educação crescendo e sendo justa como na realização deste processo seletivo. Só temos de agradecer a atual gestão pelo olhar cuidadoso com as nossas escolas e creches. Tenho 26 anos de gestão, porém, é gratificante também lidar com gestores que estão iniciando agora. Essa troca de experiência vai ser muito importante e renderá muitos frutos”, afirmou Edna Pereira,. gestora novamente empossada na escola municipal Paulino Siqueira.
Seleção – As inscrições da Seleção Simplificada Interna para Gestores Escolares Municipais aconteceu no início do mês de maio e, para se submeter ao processo, os interessados deviam atender a alguns requisitos como ser Profissional da Educação ocupante de cargo de provimento efetivo e possuir habilitação em Curso Superior de Licenciatura Plena.
Além disso, deveriam obrigatoriamente apresentar um Plano de Gestão, contendo objetivos e metas para melhoria da qualidade das Unidades de Ensino e do processo de ensino e aprendizagem.
O processo seletivo foi realizado em três etapas: 01 – Apresentação e avaliação do currículo e entrega do Plano de Gestão, de caráter eliminatório; 02 – Defesa do Plano de Gestão para a Comissão Examinadora, de caráter eliminatório; e 03 – Entrevista, de caráter classificatório.
Menção honrosa – Em seus pronunciamentos, tanto a secretária Priscilla quanto o prefeito Vitor Hugo fizeram questão de mencionar o trabalho que a professora e gestora Rosa Maria Viana teve no comando da Escola Rosa Figueiredo de Lima por mais de 40 anos. Ambos destacaram o profissionalismo e a dedicação de “Rosita”, desejando que os gestores novatos se espelhem em sua trajetória.
“A renovação é importante neste processo educacional, porém, temos que ser justos e sensíveis e valorizar o trabalho brilhante que foi desempenhado pela educadora Rosita por tantos anos à frente do Rosa Figueiredo. Que ela possa continuar dando sua colaboração ao município, concluir essa jornada e venha a se aposentar com muita honra e dignidade lá na frente”, disse o prefeito.
Feliz e emocionada, a gestora Rosita agradeceu. “Gratidão ao prefeito Vitor, à primeira dama Ronconi e à secretária Priscilla. O ‘Rosa’ é minha vida, minha segunda casa… Todo trabalho e dedicação de quatro décadas à Educação e a esta escola se resumem na palavra amor. A missão é digna, é séria e é preciso que tenhamos muito amor pra tratar bem aos funcionários e principalmente os alunos, para que se comprometam com o resultado de suas experiências e com o nosso futuro”, concluiu a gestora.