ECONOMIA
Precisa de atestar? Vá hoje à bomba. Combustíveis ficam mais caros amanhã
Subida deverá verificar-se tanto no caso do gasóleo como no da gasolina
Se precisa de atestar o depósito do seu automóvel, o melhor é fazê-lo este domingo, já que os preços vão ficar mais caros. As previsões apontam para um acréscimo de 1,5 cêntimos no caso do gasóleo e de dois cêntimos no caso da gasolina, adiantou fonte do setor.
O preço médio do gasóleo simples está nos 1,503 €/litro, ao passo que a gasolina simples 95 está a custar, em média, 1,664 €/litro, segundo dados da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG).
O consumo de combustíveis em Portugal aumentou 9,9% em maio, em termos homólogos, e subiu 14,4% face ao mês anterior, com crescimentos na gasolina, gasóleo, GPL e ‘jet’, divulgou a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), na sexta-feira.
De acordo com o boletim mensal do Mercado dos Combustíveis e GPL da ERSE, “em termos homólogos, o consumo [de combustíveis derivados de petróleo] registado em maio de 2023 foi 9,9% superior (+70,1 kton [quilotoneladas]) ao de maio de 2022, com um aumento no consumo de gasolina (+19,8%), de ‘jet’ [combustível para aviões] (+15,0%), de gasóleo (+6,9%) e de GPL (+2,7%)”.
A ERSE apontou ainda que, em maio, os preços de venda ao público (PVP) médios da gasolina e do gasóleo no mercado nacional “acompanharam o comportamento dos mercados internacionais e registaram diminuições de 2,6% e de 3,6%, respetivamente, face ao mês anterior”.